Pio IX, nascido Giovanni Maria
Mastai-Ferretti (Senigália, 13 de maio de 1792 - Roma, 7 de fevereiro de 1878),
foi Papa durante 31 anos,
7 meses e 22 dias, entre 16 de junho de 1846 e
a data de seu falecimento. É o segundo pontificado mais longo da história
depois de São Pedro. Foi beatificado em 3 de setembro de 2000,
pelo Papa João Paulo II.
Foi o primeiro Papa da história a ser fotografado.
Foi o 3º Papa a nascer no
dia 13 de maio; os outros dois foram Papa Inocêncio XII e Papa Inocêncio XIII.
Giovanni Mastai-Ferretti nasceu
em Senigália (Itália) e estudou no Colégio Piarista em
Volterra, e em Roma. De origem nobre,
por sofrer de epilepsia não
conseguiu seguir uma carreira militar, tendo seguido teologia e sendo ordenado sacerdote em 1819.
Trabalhou nos primeiros anos do sacerdócio no Chile,
regressando ao seu país em 1825. Nomeado arcebispo de Spoleto em 1827e
cinco anos depois para a diocese de Imola.
Elevado a Cardeal em 1840.
A sua eleição para Papa sucessor
de Gregório XVI foi
o resultado de uma divisão no conclaveentre conservadores e reformadores.
Mastai-Ferretti era tido por candidato liberal, e, ao quarto escrutínio, foi
eleito. Tomou o nome de Pio IX como homenagem ao Papa Pio VIII, seu antigo benfeitor. Foi
coroado em 21 de Junho de 1846.
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Pio IX
Apesar de ser considerado no
início como um liberal, o seu pontificado passou a ser considerado como uma
mudança no sentido do conservadorismo por seus críticos. Pio IX iniciou uma
campanha contra o que chamou de falso liberalismo. Na
encíclica Quanta
Cura de 8 de dezembro de 1864,
condenou dezesseis proposições que contrariavam a visão católica na época. Esta
encíclica foi acompanhada pelo famoso Syllabus errorum, que condenava :
ideologias- panteísmo, naturalismo, racionalismo, indiferentismo, socialismo, comunismo, franco-maçonaria, judaísmo, Igrejas dadas como Cristãs a tentar explicar a Bíblia e vários outras formas de liberalismo religioso tidos por incompatíveis com a religião católica. Antes, em 8 de janeiro de 1857, já havia feito a condenação dos escritos filosófico-teológicos de Günther e em muitas ocasiões insistiu em que se deveria seguir a filosofia e a teologia de São Tomás de Aquino.
ideologias- panteísmo, naturalismo, racionalismo, indiferentismo, socialismo, comunismo, franco-maçonaria, judaísmo, Igrejas dadas como Cristãs a tentar explicar a Bíblia e vários outras formas de liberalismo religioso tidos por incompatíveis com a religião católica. Antes, em 8 de janeiro de 1857, já havia feito a condenação dos escritos filosófico-teológicos de Günther e em muitas ocasiões insistiu em que se deveria seguir a filosofia e a teologia de São Tomás de Aquino.
Durante toda sua vida foi muito
devoto da Virgem Maria .
Em 1849, quando se encontrava no exílio,
em Gaeta, consultou o ponto de vista dos bispos
da Igreja a respeito da Imaculada Conceição enviando-lhes
cartas, e em 8 de dezembro de 1854,
na presença de mais de duzentos bispos proclamou o dogma da Imaculada
Conceição da Virgem Maria como sendo um dogma de fé da Igreja através
da encíclica Ineffabilis Deus.
Promoveu a devoção ao Sagrado Coração e
em 23 de setembro de 1856 estendeu
esta festividade a todo o mundo católico, em 16 de junho de 1875 consagrou
o mundo ao Sagrado Coração
de Jesus. Promoveu a vida interna da Igreja por meio de muitas
normas litúrgicas e reformas monásticas e um elevado número de
beatificações e canonizações, sem precedentes para a época.
Em 29 de junho de 1869 publicou
a Bula Aeterni
Patris com a qual convocou o Concílio Vaticano I,
cuja cerimônia de abertura contou com a presença de setecentos bispos no
dia 8 de dezembro de 1869.
Na quarta sessão solene do concílio, em 18 de julho de 1870,
a infalibilidade
papal foi declarada um dogma de
fé.
Criou os cardeais Wiseman e
Manning da Inglaterra; Cullen da Irlanda: McCloskey dos Estados Unidos;
Diepenbrock, Geissel, Reisach e Ledochowski da Alemanha:Rauscher e Frandelin da
Áustria; Mathieu, Donet e Pita da França.
Em 29 de setembro de 1850 restabeleceu
a hierarquia católica na
Inglaterra erigindo a Arquidiocese
de Westminstercom as sedes sufragâneas de Beverley, Birmingham, Clifton, Hexham, Liverpool, Newport e Menevia, Northampton, Nottingham, Plymouth, Salford, Shrewsbury e Southwark. Este ato provocou uma ampla
comoção por parte de ingleses intolerantes, fomentada pelo Premier Russel e
pelo London Times que
quase resultou em perseguição aberta contra os católicos na Inglaterra. Em 4 de março de 1853 restabeleceu
a hierarquia católica na Holanda, erigindo a
Arquidiocese de Utrecht e as
sedes sufragâneas de Haarlem, Bois-le-Duc, Roermond e Breda.
Relação com o judaísmo
Pio IX aboliu leis que forçavam
os judeus a viver em áreas específicas, os impediam de praticar
certas profissões, e os obrigavam a ouvir sermões quatro vezes por ano em
tentativas de conversão. O Judaísmo e o Catolicismo eram as únicas religiões
permitidas por lei (o Protestantismo era permitido aos
estrangeiros mas não autorizado a italianos). Mesmo assim, o testemunho de um
judeu em tribunal contra um cristão era inadmissível aos olhos da lei.
Em 1858,
num caso altamente divulgado na época, um rapaz judeu de seis anos, Edgardo Mortara, foi levado de sua casa
pela polícia para os Estados Papais. Foi referido que havia sido baptizado por uma empregada cristã da
família quando estava doente, por temer que não fosse para o Céu. Naquele tempo
os cristãos não podiam ser criados por judeus, mesmo se fossem seus pais. Pio
recusou os apelos de numerosos chefes de estado, incluindo o Imperador Francisco
José I da Áustria e o Imperador Napoleão III de
França para o retorno da criança a seus pais.
Fim dos Estados Papais
Estabelecimento da República Romana
O ano de 1848 foi
muito agitado na Europa, tendo-se
iniciado com revoltas na Sicília. Em 14 de Março, a desordem pública forçou Pio
IX a conceder uma constituição e um parlamento. O Rei Carlos
Alberto da Sardenha declara guerra à Áustria nove dias depois.
O levantamento popular continuou e um dos ministros que tinham sido nomeados
pelo Papa para tentar agradar aos revolucionários foi assassinado em 15 de Novembro.
O Papa foi cercado por uma
multidão no Quirinal mas escapou com um disfarce em 24 de Novembro para o Reino de Nápoles,
ficando a cidade de Roma nas mãos dos revoltosos. Só em 12 de Abril de 1850 retornaria
a Roma, após intervenção diplomática da França e da Áustria. Crê-se que Pio IX tenha regressado
afectado por esta violência e convertido para o lado conservador. Os
revolucionários ainda estavam no terreno e a manutenção dos Estados Papais,
sujeita à pressão de nacionalistas como Victor Emanuel II de Itália só se
conseguiu com a ajuda de tropas francesas e austríacas.
Unificação italiana
Papa Pio
IX que deflagrou a questão romana
Em 1858 Napoleão III e o Conde de Cavour declaram em conjunto
guerra à Áustria. Na sequência
da Batalha de Magenta (4 de Julho de 1859)
as forças da Áustria retiram-se dos Estados Papais, precipitando assim a sua
queda. Em Fevereiro de 1860, Victor Emanuel
reclama a Umbria e a região das Marches; ao serem recusadas, toma-as pela
força. Ao derrotar o exército papal em 18 de Setembro, em Castelfidardo, e
em 30 de Setembro em
Ancona, Victor Emanuel toma todos os territórios papais excepto Roma.
Em Setembro de 1870 cerca
Roma, tornando-a capital da nova Itália unificada. Concede a Pio a "Lei
das Garantias" (15 de Maio de 1871)
que dá ao Papa direitos de soberania, uma quantia anual fixa e a
extraterritorialidade dos palácios papais de Roma. Pio IX nunca aceitou a
oferta oficialmente, mantendo a pretensão sobre os territórios conquistados.
Embora não tenha sido preso ou impedido de viajar à sua vontade,
declarava-se prisioneiro no Vaticano. Além disso, proibiu os
católicos italianos de votar nas eleições do novo reino italiano. Essa incomoda
questão de disputas entre o Estado e a Igreja fica conhecida com o nome
de Questão Romana e
só termina em 1929, quando o ditador fascista Benito Mussolini assinou com o Papa Pio XI a Concordata de São João
Latrão.
Balanço do pontificado
Pio IX escreveu algumas encíclicas a condenar determinadas
teorias recém-surgidas como o comunismo e as acções anti-cristãs.
Em 8 de Dezembro de 1864,
Pio IX escreve a encíclica Quanta
Cura cujo Syllabuslista 80 dos "principais
erros do nosso tempo". O 80º "erro" era que "o Pontífice
Romano tem de se reconciliar e acordar com o progresso, liberalismo, e
civilização moderna". Esta encíclica criticava abertamente aquilo que na
altura era conhecido como a heresia do americanismo: a liberdade de religião,
liberdade de pensamento, separação da Igreja do Estado.
Num balanço do pontificado, pode
ser considerado um conservador. Como curiosidade o seu nome (Pio Nono) -
era referido pelos italianos antipapistas como Pio No No.
Beatificação
O seu túmulo está na igreja
de San Lorenzo fuori le mura. A sua controversa beatificação iniciou-se
em 11 de Fevereiro de 1907 e
foi relançada por três vezes antes de Pio IX ser declarado Venerável (6 de Julho de 1985).
Ele foi finalmente beatificado em 3 de Setembro de 2000,
juntamente com João XXIII,
por João Paulo II.
Sua festa litúrgica é comemorada no dia 7 de fevereiro, data de seu falecimento.
Sobre ele afirmou o Papa João Paulo II:
Ao ouvir as palavras da aclamação
ao Evangelho: "Senhor, guia-nos pela recta via", o pensamento
dirige-se espontaneamente para as vicissitudes humana e religiosa do Papa Pio
IX, João Maria Mastai Ferretti. Perante os acontecimentos turbulentos do seu
tempo, ele foi exemplo de incondicionada adesão ao depósito imutável das
verdades reveladas. Fiel em qualquer circunstância aos empenhos do seu
ministério, soube dar sempre a primazia absoluta a Deus e aos valores
espirituais. O seu longuíssimo pontificado não foi deveras fácil e teve que
sofrer muito no cumprimento da sua missão ao serviço do Evangelho. Foi muito
amado, mas também muito odiado e caluniado.[1]
Mas precisamente no meio destes
contrastes brilhou mais resplandecente a luz das suas virtudes: as prolongadas
tribulações mitigaram a sua confiança na divina Providência, de cujo soberano
domínio sobre as vicissitudes humanas ele jamais duvidou. Nascia aqui a
profunda serenidade de Pio IX, mesmo no meio das incompreensões e dos ataques
de tantas pessoas hostis. Gostava de dizer a quem lhe estava próximo: "nas
coisas humanas é necessário contentar-se em fazer o melhor que se pode e no
resto abandonar-se à Providência, que curará os defeitos e as insuficiências do
homem".[1]
É conhecida a profunda veneração
que o Papa João tinha
pelo Papa Pio IX, do qual desejava a beatificação. Durante um retiro
espiritual, em 1959, escrevia no seu Diário: "Penso sempre em Pio IX de
santa e gloriosa memória, e imitando-o nos seus sacrifícios, desejaria ser
digno de celebrar a sua canonização" (Jornal da Alma, Ed. S. Paulo, 2000,
p. 560).
Brasão e Lema
·
Descrição:
Escudo eclesiástico esquartelado: o 1º e o 4º de blau com
um leão coroado, apoiado sobre uma arruela, tudo de jalde – Armas dos Mastai;
o 2º e o 3º de argente com duas bandas de goles – Armas dos Ferretti.
O escudo está assente em tarja branca. O conjunto pousado sobre duas chaves
decussadas, a primeira de jalde e a segunda de argente, atadas por um cordão de goles, com
seus pingentes. Timbre: a tiara papal de argente com três coroas
de jalde. Quando são postos suportes, estes são dois anjos de carnação,
sustentando cada um, na mão livre, uma cruz trevolada tripla, de jalde(ouro).
Brasão pontifício do Papa Pio IX |
· Interpretação: O escudo obedece às regras heráldicas para os eclesiásticos. Nele estão representadas as armas familiares do pontífice, os Mastai, de Crema, e os Ferretti, condes em Ancona. No 1º e no 4º, o campo de blau (azul) representa o firmamento celeste e ainda o manto de Nossa Senhora, sendo que este esmalte significa: justiça, serenidade, fortaleza, boa fama e nobreza. O leão, símbolo de soberania, força e poder, sendo de jalde (ouro), simboliza: nobreza, autoridade, premência, generosidade, ardor e descortínio. No 2º e no 3º, o campo de argente (prata) simboliza: inocência, castidade, pureza e eloquência e as bandas de goles (vermelho) simboliza: o fogo da caridade inflamada no coração do Soberano Pontífice pelo Divino Espírito Santo, que o inspira diretamente do governo supremo da Igreja, bem como valor e o socorro aos necessitados, que o Vigário de Cristo deve dispensar a todos os homens. Os elementos externos do brasão expressam a jurisdição suprema do papa. As duas chaves "decussadas", uma de jalde (ouro) e a outra de argente (prata) são símbolos do poder espiritual e do poder temporal. E são uma referência do poder máximo do Sucessor de Pedro , relatado no Evangelho de São Mateus, que narra que Nosso Senhor Jesus Cristo disse a Pedro: "Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu" (Mt 16, 19). Por conseguinte, as chaves são o símbolo típico do poder dado por Cristo a São Pedro e aos seus sucessores. A tiara papal usada como timbre, recorda, por sua simbologia, os três poderes papais: de Ordem, Jurisdição e Magistério, e sua unidade na mesma pessoa.
MINHA NOTA: Esse papa foi apenas beatificado 122 anos após sua morte e ainda não é reconhecido SANTO pela Santa Sé. É muito difícil compreender o procedimento ágil dos processos em certos casos (v.gr. São João Paulo II) e tantos outros há tempos de espera para o reconhecimento e canonização....
Beato Pio IX | |
---|---|
Veneração por | Igreja Católica |
Beatificação | 3 de Setembro de 2000, Praça de São Pedro por Papa João Paulo II |
Festa litúrgica | 7 de Fevereiro |
Portal dos Santos |
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