terça-feira, 5 de agosto de 2025

UNIDADE E FRATERNIDADE

DOM ORLANDO BRANDES
Com frequência dominical e zelo pastoral, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, tem reiterado em suas homilias a necessidade vital da unidade na Igreja. 
De forma clara e emocionada, ele clama aos fiéis, tanto os presentes no Santuário Nacional quanto a vasta audiência televisiva, que se mantenham em oração permanente e fervorosa, pedindo o dom da unidade, inspirado na própria oração de Jesus: “Que todos sejam um, como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17,21) 
Ao flamular essa “bandeira” espiritual, Dom Orlando age como um verdadeiro profeta do nosso tempo. 
Ele percebe — com a sensibilidade de um pastor e a lucidez de um mestre — os riscos de uma conjuntura que, por vezes, fragmenta a comunhão eclesial, afastando fiéis e até mesmo religiosos do autêntico Evangelho de Cristo.
Mas a quem, ou a que se dirige esta “bandeira cardinalícia”?
Certamente não se trata de poder ou prestígio, mas de serviço e fidelidade ao Evangelho, como ensinado por Jesus: “Todo aquele que quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso servo.” (Mateus 20,27) 
Dom Orlando zela pela compreensão fraterna que Jesus ensinou aos seus discípulos. 
Sua voz ecoa como um apelo para que o Espírito Santo renove a face da Igreja e una os diversos grupos, movimentos, pastorais e comunidades religiosas que compõem o tecido vivo da fé católica:*“Há diferentes dons, mas o Espírito é o mesmo; há diferentes ministérios, mas o Senhor é o mesmo; há diferentes atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.” (1 Coríntios 12,4-6)
*Mais do que uma exortação, a postura de Dom Orlando se configura como um chamado profético à reconciliação, ao diálogo e à superação das divisões. 
Uma Igreja dividida escandaliza; uma Igreja unida evangeliza com poder: * “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não poderá subsistir.” (Marcos 3,24)* 
Unidade não é uniformidade. É comunhão na diversidade, sustentada pelo amor: *“Acima de tudo, porém, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3,14*) 
Que o exemplo e as palavras de Dom Orlando nos inspirem a orar mais pela unidade e a trabalhar ativamente por ela, com humildade, escuta e espírito fraterno!
PEDRO LUIZ DIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário