|
PADRE LAURO MASSERANI(+) MISSIONÁRIO REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR |
Em Scala, dia 9 de novembro de 1732, Afonso Maria de Ligório e companheiros dão os primeiros passos de um novo instituto missionário. Era a Congregação do Ssmo. Redentor. São os redentoristas de hoje.
Fazemos uma constatação de historiador:
1. A Congregação Redentorista nasce essencialmente missionária.
2. O seu ser missionário se realiza plenamente na pregação itinerante.
3. A missão redentorista não é qualquer forma de pregação itinerante, mas uma forma particular de evangelizar que se realiza em comunidade.
4. As outras atividades da Congregação foram organizadas em função da missão. A "vida devota" em nossas Igrejas foram introduzidas como meio de perseverança e assistência contínua. Hoje poderíamos dizer "centros missionários". Os ‘retiros fechados" foram organizados para dar aos pobres mais abandonados, aos nobres e ao clero condições de fazer estáveis os frutos da missão.
O terremoto do Vaticano II
O Concílio Vaticano II provocou na Igreja toda uma mudança radical. Em nome do "aggiornamento" tudo o que era de ontem foi sepultado por uma monumental terraplanagem. As missões populares também. Os pequenos grupos missionários que restaram por ai atendiam a bispos e padres conservadores. E o que era pior, ser missionário itinerante era muitas vezes objeto de chacota e escárnio. Não resta dúvida que os métodos, a estratégia, conteúdos missionários deveriam passar por uma ampla revisão. As missões deveriam assumir o novo modelo de Igreja pós-conciliar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário