terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 04/08/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Maria da Gloria: Estava lendo sobre os estigmas e fiquei sabendo que eles aconteceram a cerca de 300 anos atrás e que, mais ou menos 60 pessoas foram canonizadas. Como reconhecer que são realmente estigmas e não outro problema? 
A Igreja é muito criteriosa quanto a veracidade de fatos extraordinários e tem pessoas especializadas nos diversos casos de milagres, que estudam a autenticidade dos fatos, como no caso dos estigmas. Tem casos de pessoas estigmatizadas que datam de épocas bem mais antigas, pois São Francisco de Assis foi estigmatizado e ele viveu há mais de 800 anos. 
Pedro Alcântara: Comunguei até a minha adolescência e depois não tive mais coragem de me confessar. O que devo fazer? 
Eu aconselho o óbvio, a procurar um padre e se confessar. A confissão não é um “bicho de sete cabeças”, é um diálogo amigável, sincero e simples, aonde você irá se apresentar diante do sacerdote para fazer uma boa confissão, que deve ser precedida de um exame de consciência e a busca do arrependimento dos erros cometidos. 
Sinara de Jesus: Dizem que Nossa Senhora pedia insistentemente aos fiéis que rezassem o Rosário. Sabe o motivo? 
Nas “aparições” de Nossa Senhora, dizem o que tiveram a experiência de “ver e ouvir”, que ela pedia insistentemente para o povo rezar, ou seja, nunca deixar de fazer suas orações, principalmente pela paz no mundo. Creio que é um pedido sensato o de Maria, para que valorizemos a oração. 
Não identificada: Minha vizinha é uma mulher muito estressada. Ela não trabalha fora e tem três filhos pequenos e briga com as crianças o dia todo. Não posso fazer nada porque ela nunca me deu chance para fazer amizade. Que conselho daria para mães que agem dessa maneira? 
Infelizmente ela não se preparou para ser mãe, não tem paciência e tolerância com os filhos. Criança dá trabalho, faz peraltices e isso é natural, pois criança não tem a maturidade de um adulto, se assim o fosse não seria criança. Eu daria o conselho para que ela tivesse mais tolerância e procurasse olhar para as crianças como crianças e não como pessoas adultas. 
Maria de Fátima Silva: Meu filho terminou com a namorada porque ela demonstrou ser bastante imatura. Pegava muito no pé dele, muito ciumenta, porque ele trabalha em outra cidade. Este foi seu primeiro namoro sério. Ela insiste em voltar, promete que vai mudar. Uma união como esta não pode ser abençoada, pode?
Ciúme é sentimento muito complicado e estraga as relações. Eu aconselharia ao seu filho para pensar bem e colocar na balança se compensa reatar um namoro com uma pessoa complicada assim. É melhor prevenir. 
Henrique de Oliveira: Durante a missa, há um momento em que se fala: “Eis os mistérios da fé”! Gostaria que comentasse com mais profundidade o que são esses mistérios? 
Não se fala no plural, mas no singular “Eis o mistério da fé”! a celebração eucarística é toda uma celebração da revelação do amor de Deus, de sua Palavra de vida e salvação, da Eucaristia, Pão vivo que vem alimentar nossa fé e esperança, tudo isso é mistério de nossa fé.
Geralda Ferreira: Que pecado comete quem comunga em pecado mortal? 
Comete mais um pecado mortal, ou seja, come o Corpo do Senhor indignamente (cf. 1Cor 11, 27). Não valoriza o sinal sagrado que recebe. Quando vamos receber uma visita ilustre nós preparamos nossa casa para acolher, do mesmo modo devemos preparar nosso coração para acolher Jesus na Eucaristia. 
Cristina de Fátima: Em Rm 12, 12 diz: “A veneração também é idolatria, pois outra pessoa está ocupando o lugar que pertence única e exclusivamente a Deus. Nossos irmãos devem ser alvo de nosso amor e não de veneração”. Prova disso é o que encontramos no fato de o Apóstolo Pedro, considerando como sendo o “primeiro Papa””, não ter aceitado que Cornélio ficasse de joelhos perante ele: “Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou” (At 10, 25-26). Nem mesmo um anjo permitiu que o Apóstolo João ficasse de joelhos em sua presença. Comente estas passagens por favor. 
Em primeiro lugar este texto foi tirado de um site protestante e está mal formulado, aliás, mal fundamentado, pois já de início no texto citado em Rm 12, 12 não fala nada disso. Olhe o que diz Rm 12, 12: “Sede alegres na esperança, pacientes no sofrimento e perseverantes na oração”. Em segundo lugar eu gostaria de dizer que veneração a um santo não é o mesmo que adoração a Deus. A Deus nós adoramos e só a Ele prestamos culto de louvor e adoração. Aos santos nós temos um respeito pelo que eles foram pelos exemplos que eles nos deixaram, pelo seguimento de Jesus que eles nos ensinam ainda hoje. Ninguém em nossa Igreja prega que devemos nos prostrar diante de alguém, pelo contrário, só diante de Jesus, diante de Deus, devemos dobrar nossos joelhos em adoração. Se você é católica Cristina, procure ler e refletir o que diz a sua Igreja e não o de outras que trazem confusão, como este texto mal feito e mal fundamentado. 
Renata Carvalho: A despeito de tantas notícias ruins sobre a Igreja, achei muito importante o comentário do Papa Francisco quando disse que há sacerdotes que dão testemunho de santidade no silêncio. Acrescentou ainda a seguinte frase: “Faz mais barulho uma árvore que cai, do que uma floresta que cresce”. Comente por favor. 
De fato nós nos preocupamos por demais com coisas escandalosas e não notamos o bem que muitos fazem. O que dá notícia não é o bem que as pessoas fazem, mas o mal. É só abrimos os jornais, ou ligar o rádio ou a TV para vermos a qualidade das notícas. Nós devemos ter a sensibilidade de notar as coisas boas ao nosso redor. 
Sérgio de Oliveira: O que significa a palavra “papista”? 
É um termo que se originou no meio protestante, como forma de criticar os católicos, dizendo que somos seguidores do Papa. É uma forma de criticar a autoridade papal e também dizer que os católicos são “submissos” ao Papa. 
Maria de Jesus Silva: O que são os dons carismáticos? Qualquer pessoa possui esses dons? 
Não é um termo correto dizer “dom carismático”, pois é uma redundância dizer que um dom é carismático. Veja o que significa Carisma: “Termo grego que significa um ‘dom gratuito’. É um dom especial do Espírito, dado ao cristão para o bem comum do próximo e a edificação da Igreja (Rm 12, 8; 1Cor 12, 4-10; Ef 4, 11-13). Paulo fala longamente na 1Cor 12 – 15 dos carismas, cuja importância foi muito grande para a difusão do cristianismo. Menciona, entre outros, os dons da sabedoria, da cura, dos milagres, da pregação e do ensino. O mais importante de todos é a caridade (amor)”. (Texto explicativo retirado do Índice Bíblico-pastoral da Bíblia Sagrada da Ed. Vozes – edição 2012). 
Não identificada: Uma criança adotada por um casal gay pode ser batizada? 
É um assunto delicado e não tenho informações sobre como proceder diante de um caso assim, pois ainda não recebemos orientações da Igreja sobre o assunto. 
Não identificada: Existe uma linha evangélica optando por uma linha bastante liberal em relação aos jovens. Tenho um amigo que participa de uma dessas igrejas e ele me disse que, um dos pastores é tatuador. Seria uma opção para atrair mais jovens? O que pensa a respeito? 
Não só para atrais jovens, mas o surgimento de igrejas, ou melhor, de seitas liberais e até heréticas tem provocado muita divisão e má compreensão do que seja a função da religião e da Igreja. Acho isso um descalabro e um absurdo, pois estão brincando com Deus e desvirtuando os valores contidos na Sagrada Escritura. 
Camila Pedrosa: Os ministros extraordinários podem dar a comunhão sob as duas espécies? 
Sim, eles podem ajudar na distribuição da Eucaristia, que pode ser dada em uma só espécie, a do Pão ou a do Vinho consagrados, como também podem ministrar a sagrada comunhão sob as duas espécies, isso claro. Dentro da celebração da Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário