TÁVOLA REDONDA DOS SEMINÁRIOS
domingo, 28 de junho de 2026
ELES VIVERAM CONOSCO - PE.NEILTON DA MOTA JUNQUEIRA CSsR
sábado, 27 de junho de 2026
Papa aos Redentoristas e Scalabrinianos: manter e cultivar relações de ajuda fraterna....E A MINHA PROXIMIDADE ESPIRITUAL!
NO BRASIL - EM SÃO PAULO-SP
ITESP
Endereço: R. Dr. Mário Vicente, 1108 - Ipiranga, São Paulo - SP, 04270-001
O Instituto Teológico São Paulo (ITESP) nasceu de uma necessidade sentida por diversas Congregações religiosas: proporcionar uma formação teológica aos seus membros que estivesse em sintonia com o espírito renovador do Concílio Vaticano II. A ideia era unir forças para alcançar esse objetivo comum, criando uma formação teológica integrada e alinhada com as mudanças propostas pela Igreja.
Em meados de 1971, iniciaram-se os contatos entre os responsáveis pela formação teológica de várias Congregações, com o intuito de viabilizar esse projeto ambicioso. Desse esforço conjunto, surgiu o primeiro acordo entre a Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) e a Congregação do Verbo Divino, que culminou na fundação do Instituto Teológico São Paulo. O objetivo central era fornecer aos candidatos ao sacerdócio uma formação teológica comum. Esse processo exigiu a adaptação dos currículos dos diversos Seminários Maiores, que, embora seguissem as diretrizes eclesiásticas, tinham suas próprias formas de organizar as disciplinas teológicas.
Em fevereiro de 1972, o ITESP iniciou suas atividades oficialmente, consolidando a parceria entre as Congregações e tornando-se um centro de estudos teológicos voltado à formação conjunta. A iniciativa se mostrou frutífera, e o Instituto rapidamente ganhou destaque na formação de sacerdotes e religiosos.
Um marco importante ocorreu em 1981, quando o curso de Teologia do ITESP obteve reconhecimento pontifício com a filiação ao Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma. Esse reconhecimento permitiu que os estudantes do ITESP pudessem receber o título de bacharel em Teologia, garantindo ainda mais a qualidade e a validade de sua formação acadêmica.
No ano 2000, as Congregações mantenedoras do ITESP deram mais um passo importante ao constituírem-se como uma entidade civil, a Associação São Paulo de Estudos Superiores. Essa associação passou a ser a mantenedora do Instituto São Paulo de Estudos Superiores e do Instituto Teológico São Paulo, consolidando a estrutura jurídica e administrativa da instituição e garantindo sua continuidade e estabilidade.
Ao longo de sua história, o ITESP se firmou como uma referência na formação teológica no Brasil, sempre comprometido com a excelência acadêmica e a fidelidade à missão de formar sacerdotes, religiosos e leigos preparados para servir à Igreja e à sociedade.
INSTITUTO CRISTÓVÃO COLOMBO
Endereço: R. Dr. Mário Vicente, 1108 - Ipiranga, São Paulo - SP, 04270-001O ICC é uma obra social Scalabriniana.
A Congregação dos Missionários de São Carlos, também conhecida como Scalabrinianos, fundada por São João Batista Scalabrini, é uma comunidade apostólica de religiosos inserida na atividade Missionária que tem por carisma a acolhida aos migrantes. Sua principal missão é fazer-se migrante com os migrantes. E claro, colocando-se a serviço das classes mais pobres e vulneráveis.
O Instituto Cristóvão Colombo – ICC foi fundado por Padre José Marchetti em 1895, para acolher crianças órfãs, especialmente crianças migrantes. Padre José Marchetti, fundador, dedicou sua vida à missão, faleceu ainda jovem protegendo uma criança órfã.
Em vista das celebrações de 130 anos de fundação do Instituto no ano de 2025, sob direção do Padre Antenor Dalla Vechia, inicia-se a confecção da linha do tempo do ICC contada nos muros da Instituição, com desenhos realizados pela artista Isadora, que retratam o envio missionário do Padre Marchetti pelas mãos do São João Batista Scalabrini, a travessia dos continentes no navio, a acolhida da criança pelo Marchetti que deu origem ao carisma Marchettiniano de atenção às crianças, as missões realizadas nos cafezais do interior de São Paulo, a presença e fundação das irmãs scalabrinianas até chegar no atual serviço do ICC.
COINCIDÊNCIA?-NÃO! - PROXIMIDADE ESPIRITUAL-SIM
Em 1953, 9 anos de idade, minha mãe, viúva e operária do LANIFÍCIO FILEPPO, colocou-me no internato ORFANATO CRISTÓVÃO COLOMBO-SCALABRINIANO, Alto do Ipiranga, São Paulo-SP, que posteriormente mudou a sua razão social para INSTITUTO CRISTÓVÃO COLOMBO. Ali, por 4 anos, 1953/1956, recebi as primeiras orientações culturais/religiosas!
Em 1957, por 6 anos, 1957/1962, estive seminarista no SEMINÁRIO MENOR SANTO AFONSO-REDENTORISTA, em Aparecida-SP.
Dessa forma fiquei muito alegre, extremamente feliz, ao verificar particularmente que nosso PAPA LEÃO XIV está trazendo esta PROXIMIDADE ESPIRITUAL na minha vida!
![]() |
| ANTÔNIO IERÁRDI NETO |
quinta-feira, 25 de junho de 2026
ELES VIVERAM CONOSCO - JOÃO GEIGER - ANTIGO SEMINARISTA
![]() |
| *26 de Dezembro de 1935 +25 de Junho de 2020 |
Tenho ótimas lembranças de sua atenção e parceria na Comunidade N.S.Aparecida em Vila Granada, com Padre Alfieri, Padre Chico e Padre Ticão. Deus abençoe sua alma e conforte família e amigos.Osvaldo Valente Filhoquarta-feira, 24 de junho de 2026
ELES VIVERAM CONOSCO - PE. JOSÉ RIBOLLA CSsR
Centro Redentorista de Espiritualidade
Aparecida-SP
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam)
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsR
Pe.Flávio Cavalca de Castro CSsR
MINHAS PRECES POR ELE.... MUITO HUMILDE CONHECI PESSOALMENTE.... PARECIA UM CAIPIRÃO.... SANTO... VOU REZAR POR ELE..... QUASE FOI ELEITO VIGARIO GERAL DOS REDENTORISTAS EM ROMA..... SERA QUE ME ENGANO? CONHECI ESSE GIGANTE REDENTORISTA.... era para ser eleito em ROMA VIGARIO GERAL DA CONGREGAÇÃO... foi eleito recusou em sua humildade...e no mesmo escrutinio foi eleito o não menos GIGANTE PE. ARIOVALDO AMARAL.... SIMPLICIDADE QUE IMPRESSIONAVA.... ABRAÇOS E MINHAS PRECES. NELSON DUARTE(+)Alexandre Dumas Pasin
ELES NOS PRECEDERAM - IR. EMERANO (JORGE HOPF)CSsR
ELES VIVERAM CONOSCO - Pe Affonso João Mattye CSsR
terça-feira, 23 de junho de 2026
ELES VIVERAM CONOSCO - TIÃO CORTEZ, ANTIGO SEMINARISTA
![]() |
| PEDRO LUIZ DIAS |
ELES VIVERAM CONOSCO - IRMÃO PAULO SEBASTIÃO BRASIL CSsR
ELES VIVERAM CONOSCO - Pe. Arlindo Amparado Santiago, C.Ss.R.
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Deus Também Está em Campo: Uma Teologia do Futebol
Aniversário do Padre Márcio Fábri dos Anjos,CSsR
Hoje celebramos o dom da vida do Padre Márcio Fábri dos Anjos, missionário redentorista em sua plenitude: completo de corpo, alma e de uma sabedoria construída com fé, estudo e dedicação à missão.
Vindo de uma família
abençoada, marcada por múltiplas vocações religiosas, Padre Márcio trouxe para
a Congregação do Santíssimo Redentor e para a Igreja uma sensibilidade
singular. Sensibilidade que, ao longo dos anos, o fez enxergar, com olhar
pastoral e profético, a força transformadora dos leigos preparados à luz do
carisma de Santo Afonso. Foi assim que, desde os primeiros momentos, ele
reconheceu na UNESER uma expressão concreta desta grande lavoura missionária
que Santo Afonso sonhou e a Igreja tanto necessita.
Sua cultura sólida, seu
intelecto brilhante e seu profundo compromisso com a Moral Afonsiana deixaram
marcas indeléveis nos diversos campos onde atuou: na academia, nas missões, na
formação de novos redentoristas e no acompanhamento pastoral dos leigos. Muitos
de nós, ao longo das décadas, fomos alunos, ouvintes e destinatários das
reflexões que Padre Márcio tão generosamente compartilhou.
Hoje, a Família Leiga
Redentorista, unida em espírito e oração, eleva seus pensamentos a Deus pedindo
pela saúde, perseverança e renovação das forças deste irmão e mestre que tanto
nos inspira.
Que Santo Afonso, São
Geraldo e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro o sustentem e acompanhem sempre.
Parabéns, Padre Márcio! Gratidão por sua vida e missão!
![]() |
| PEDRO LUIZ DIAS |




C.jpg)








C.jpg)

.jpg)
























BB.jpg)