terça-feira, 11 de agosto de 2015

SOBRE O ATOR JOSÉ MAYER, ANTIGO SEMINARISTA!

JOSÉ MAYER
Ontem, 10/08/15, o ator Jose Mayer, da Rede Globo, contou sua vida num programa desses canais abertos. Para quem ainda não sabe, ele também é um ex seminarista redentorista ,frequentou o Seminário de Congonhas do Campo durante sete anos, período de 68(?) onde descobriu seu talento de ator e iniciou seus primeiros passos na carreira. Embora tenha dito que considera esses sete anos como se fosse um tempo de exílio, pois não pretendia ser padre e quis apenas aproveitar os estudos, "enganando os padres", é inegável que esse" exílio" norteou todo o seu futuro.Então podemos afirmar sem medo de mentir, que esses anos valeram-lhe a pena. Meu amigo, julgo que ele está certo..,não importa como vc foi viver e conhecer a família redentorista....conheço gente que usou o seminário como fuga e terminou padre, outros ótimos país de família...os meios de chamamento do Redentor são imprevisíveis. O Senhor usou do seminário para chamar o José Mayer para sua vocação de ator...o seminário não é um lugar em que se coloca um cabresto no ser humano, mete-lhe dentro de uma forma e exige-lhe que seja padre....Deus não escolha escravos mas homens livres.,,Parabéns ao seminário de congonhas que cumpriu seu papel colocando mais um profissional responsável na TV. ...e olha que o Jose Mayer não fez escola de Teatro...ele é fruto dos sete anos e de experiências no meio após sair do seminário. NERI PEREIRA DA SILVA 
Conheci bem o pai e a mãe do José Mayer - eram pessoas ótimas e humildes. São de Jaguaraçu, perto de Timóteo. BENEDITO FRANCO 

José Maia? Kkkk eu sabia q estava escrevendo errado...kkkk que, mico!NERI PEREIRA DA SILVA 
Mas tds entenderam Neri.DIVA MARIA HERNANDES 
Nada de errado...um lapso...
Todos entendemos.
BENEDITO FRANCO 

Eu penso que ninguém fica no seminário enganado. Como diziam o padres: é um tempo de estudo da vocação. Não se aguenta um tempo para não ficar padre. Fica-se pensando em ser padre e , santo. Alguns saem e nunca mais querem saber de seminário e nem de religião, tornam-se ateus. Outros voltam e agradecem o tempo vivido enclausurado. Tiveram a oportunidade de estudos e de estudos sérios, com boa bagagem. Todos, indistintamente, deveriam agradecer a Deus e aos padres esse tempo precioso. Deo gratias.ADILSON JOSÉ CUNHA 
Concordo com você... principalmente na sua última frase, aquela antes do Deo Gratias. Lamento muito que os nossos padres, até algum redentorista que vibra em ser bispo, ao invés de promover o investimento monetário em seminários menores, eficiente obra social e de caridade, com mestres e orientadores redentoristas consagrados(hoje esquecidos em conventos!), desvia tudo para o próprio holofote, aspiração de vaidade e poder....A questão é que se compreenda que em 10% de seminaristas formados sacerdotes, outros 90% formam famílias cristãs, católicos genuinos e profissionais cultos e de excelente uso de consciência. (Vejam nossos antigos seminaristas!) Oxalá, nesta época de Papa Francisco, haja reflexão e ação melhor para este assunto! ANTÔNIO IERÁRDI NETO 
O poder. .vaidade das vaidades.....é o verme que destrói a base de t::odo ser..você foi fundo e objetivo Antonio.NERI PEREIRA DA SILVA 
Da minha turma só tem um padre. Eu já expus a ele a situação dos seminários. Falei do seminário menor, da necessidade em investir nos garotos menores. Sabem que existem padres na CSSr que pensam como nós pensamos, mas são grãozinhos de areia no deserto. De repente fazem do SRSA uma casa , não um CERESP, mas uma espécie de hotel. Lá tem , não mais que dez rapazes. Não falam e não escrevem como os de antigamente.ADILSON JOSÉ CUNHA 
Pois é, meu amigo, a formação de sacerdotes hoje é precária.Dois pontos extremamente negativos da época de agora: PRIMEIRO: Hoje, em termos de religião, é fazer tudo de forma mais fácil e prática, enfatizando esta vida. No nosso tempo, ainda pré-jovens, aprendíamos sempre fazer pela maneira mais difícil, considerando que o mais fácil virá na próxima vida! Até católicos praticam a famosa teologia da prosperidade!!! SEGUNDO: Hoje, em termos de religião, tudo se pratica no PROFANO. Em nosso tempo, havia a única definição do SAGRADO para prática da religião católica...A consagração eucarística hoje deixou de ser divina....O profano, quando hoje é natural, nos tempos anteriores era perverso. Quanto ao sagrado em nossos dias é um uso difícil e complicado....Ninguém se interessa por modelo de vida de santos e mártires!!!!ANTÔNIO IERÁRDI NETO 
Tudo é polêmico, o mundo de ex-seminaristas é muito grande e diverso, grande parte é revoltada, outros se tornaram ateus, mas a maioria carrega no coração a nostalgia de um tempo em que somente uma meta norteava suas vidas, tornar-se padre redentorista. Eu, particularmente, entrei no seminário sem muita consciência do que estava fazendo, com o tempo, fui me entusiasmando e abracei a vocação, no final, vivi o drama de mudar o rumo sem saber o que me esperava, podia me acomodar e tornar-me um padre sem muita convicção como muitos que andam por aí, mas arrisquei, fui à luta, venci. Hoje, não me gabo de ter enganado ninguém, dou valor a tudo o que aconteceu na minha vida, tenho orgulho de minha trajetória e me sinto um privilegiado e escolhido por Deus para constituir uma família especial, todos meus filhos sabem que sou ex-seminarista e divulgam isso a quem queira saber. Salve Regina !!!ALEXANDRE DUMAS PASIN DE MENEZES 
Eu, saí convicto com a decisão, e rezei muito pelos que ficaram sem grande convicção, nunca me revoltei e gostaria muito de encontrar um desses revoltados e dar-lhes umas palmadas para aprender a ser gente e deixar de ser filhinhos do papai...talvez por eu continuar na igreja e ter visto a viola em cacos ...no fundo sei que meu pai sempre me deu um exemplo de fé inabalável com todas as suas deficiencias...como nos diz o Papa Francisco, " somos uma familia imperfeita sim, e por isso temos que aprender a perdoar", mas que dá uma vontade de meter o chinelo na bunda desses caras, isso dá, depois peço perdão.NERI PEREIRA DA SILVA 
Amigos Neri, Dumas,Adilson, saí do SRSA por recomendação do meu confessor, Padre Azevedo Tofuli, que, considerando 5 anos de colóquio mensal, entendeu que a minha melhor vocação seria a formação de uma família. Acertou completamente. Tenho hoje 3 filhos resolvidos e quatro netos. Portanto, surgiram dessa decisão pelo menos 4 famílias e naturalmente virão outras dentro do espírito cristão!ANTÔNIO IERÁRDI NETO 
Sou e sinto-me a cada instante privilegiado e considero-se um homem iluminado, por tudo e pelos anos que passei no seminário, foram momentos sublimes e grandiosos de aprendizado e crescimento pessoal, espiritual e humano; não apenas conhecimento acadêmico, que me deu base para ser o que sou, inclusive educador e homem de fé inabalável na vida e na dimensão universal do cosmo. Aprendi muito com cada pessoa, seja padre ou colega, seja professor ou funcionário, aprendi quebrando pedras à marreta para construir o muro de nosso amado campo de futebol em Tietê, sob a supervisão de nosso eterno Libardão, aprendi muito lavando prato e banheiro, limpando quarto e corredores, aprendi muito pintando paredes da Igreja Santa Terezinha e demais dependência, assim como, com nosso querido Padre Pelaquim no Santo Afonso, mais ainda pitando o painel na parede do refeitório em Aparecida. Logo depois de terminarmos o painel, todos saíram de férias e naquele ano eu fiquei no Santo Afonso, aí de surpresa um dos padres da basílica, que não me lembro o nome me procurou e disse: "você pitou o refeitório e vai pintar nosso painel de Natal ou final de ano. Não me recordo direito porque fiquei tão desesperado que este desespero me embotou a lembrança. Pois bem, fui com ele para a Basílica Nova e lá estava ele imponente. Naquele momento pareceu à mim que tinha mais de 100 metros de altura de tão medonho era. Fiquei petrificado e gélido olhando extasiado sem dizer palavra, parecia que somente eu estava naquela imensidão. Parei, fiquei olhando e pensei: nunca desisti de nada e nada me detonou ou me fez cair, nem mesmo a Matemática (kkkk), meu terroro na sala de aula. O padre me perguntou: "está tudo bem", e eu como um autômato respondi: "sim, tudo bem, estava pensando como fazer o painel, imaginando com farei e se o Sr. vai gostar. Ele me deu um tapa nas costas, se virou e disse: está tudo aí, as tintas o andaime (12 patamares, para se ter uma idéia da altura. Bem, la´fui eu, corri no seminário, peguei uma roupa e voltei apressado. Resumindo: depois de três dia e meio estava pronto, um dia antes do prazo que eu tinha. Neste dia e naquele momento que eu terminei, eu me percebi invencível e poderoso, na condição de fazer o que eu quisesse fazer, sozinho ou com ajuda de alguém. E assim vivo até hoje, nada me abala, nada me faz desistir ou esmorecer, principalmente porque eu sozinho no primeiro dia, já a noite, disse à Deus: "Você colocou esta bomba em minhas mãos, então se vira e me ajuda, me faz a dar conta do recado". Hoje sei que fui impertinente e indelicado com o todo poderoso, no entanto, hoje, sei que foi minha válvula de escape. Agradeço a cada um de vocês, colegas de seminário, à cada professor, à cada padre e funcionário, que me possibilitaram aprendizado poderoso que trago para cada momento de minha vida. Amo cada um de vocês. Para falar de tudo, seriam dias escrevendo, cada um tem suas histórias e vivências e são perfeitas na sua essência e individualidade.FRANCISCO VITARELLI 
Belas palavras Francisco Vitarelli!!!!! DIVA MARIA HERNANDES

Heim Vitarelli, caramba,gostei, conta mais, faz bem ouvir esses testemunhos. ..,NERI PEREIRA DA SILVA 
É muito bom mesmo meu caro. São tantas histórias... vamos atualizando sim. Qualquer hora contarei mais alguns detalhes.FRANCISCO VITARELLI
Vita, faço minhas suas palavras. Diferem os exemplos e as situações, que sempre são especificas e pessoais, mas o espírito e nosso legado é o mesmo. Todos temos um "time' na vida que é unico e intransferível. Creio muito nisto e tenho aprendido convivendo com os mais variados tipos de pessoas, de raças, culturas e formação diversas. A compreensão e o compromitimento com a vida estão intrinsecamente ligados de uma forma umbelical com a individualidade de cada ser em particular. Talvez uns demorem mais do que outros para entenderem e aceitarem suas experiências e as situações que enfrentaram na vida. Alguns captam isto de imediato (penso que estamos neste time, você, eu e outros tantos que conhecemos). Convivo com amigos nossos em Campinas, ex-seminaristas que até agora não entenderam porque estiveram no seminário, muito menos porque sairam. No princípio achava esta postura incompreensível. Hoje, continuo achando mas convivo sem constestar. Rezo e torço para que encontrem-se e, como bem dizestes, que compreendam aqueles que "possibilitaram o aprendizado poderoso que trago para cada momento de minha vida". Abraços amigo. Mais do que uma pintura de um painel de Final do Ano na Basílica, você não se vergou a um desafio e não se permitiu sequer pensar em recusar o convite. Com certeza a vida já te colocou diante de vários "painéis" desafiadores tanto quanto já o fez comigo. Pois que venham e encontraram um lutador. Parabéns amigo, que seu sucesso se fortaleça em cada escorregada e se solidifique em seu levantar. Abraços.ANTÔNIO GALVÃO DOS SANTOS IVO
Nunca fui bom ou como alguns dizem eu eu tenho preguiça de escrever. Uma vez eu queria impressionar nosso professora de português no Santo Afonso o Roberto Malvezzi (gogó) eu escrevi um pouco a mais. Quando ele devolveu as redações na minha estava escrito prolixo. Ele ficou muito bravo comigo pois na mesma hora eu amassei e joguei no Lixo ao lado. De qualquer forma Francisco Vitarelli e Antonio Galvao Dos Santos Ivo estão reproduzindo a minha história também.Aliás estamos escrevendo abaixo da nossa História escrita pelo Neri Pereira da Silva.MARCOS ESCUDEIRO
Lili, você também tem lindas estórias para contar. Divida-as conosco. 
Abraços. ANTÔNIO CLÁUDIO FERREIRA
Caros Galvão e Escudeiro, fico muito feliz com vosso entendimento, e mais alegre ainda em partilhar estas experiencias depois de tantos anos, pois, forma experiencias maravilhosas, enriquecedoras e que deram um norte para minha vida e para eu ser o que sou hoje, assim como, percebo, vocês e tantos outros também. Creio que não existe revoltados, nem inconformados, nem aqueles que aceitaram de bom grado o que passaram, o que vejo é a individualidade indelével de cada um, este tem que ser respeitada e aplaudida de pé, até porque ela é única e mais que isto, ela foi, é e será definida e conduzida pelos desígnios de Deus. Portanto, minha humilde opinião é que acrescentou muito, mesmo para os supostos revoltados ou inconformados, e à cada um de nós, cabe aplaudir e fazer o que nos cabe para nosso desenvolvimento e de cada ser humano, em especial, aqueles que conosco conviveram. Bjs à todos.FRANCISCO VITARELLI
Aqui bem no alto da Serra da Cantareira, os Arautos do Evangelho, (pagando multas altíssimas por interferir no meio ambiente) construíram dois ou três seminários de porte duas vezes maior q o Sto Afonso p menores e universitários além de conventos. Lembram os castelos e catedrais, estão lotados de seminaristas e administram várias paróquias e dezenas de capelas. Suas missas com cantos gregorianos e inclusive de Sto Afonso, atraem e lotam as igrejas...proíbem festas paroquiais para arrecadar fundos, aceitam dízimos e doações....mas o trabalho dos leigos é limitado pois todos os seminaristas cantam nos corais nas capelas e nas peças de teatro que apresentam em datas especiais. ..suas missas despertam sobre o povo um profundo respeito ao sagrado.NERI PEREIRA DA SILVA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário