domingo, 22 de maio de 2016

"Licor Caseiro" , sabor "Pequi"

Alexandre Dumas Pasin de Menezes 
Hoje, a Lucy pediu para que eu retirasse garrafas de bebidas de uma prateleira que pretendia limpar. Fazendo isso, me deparei com uma pequena garrafa intitulada "Licor Caseiro" , sabor "Pequi", produção de "Artesanal Maciel", Veio me à lembrança o dia em que a recebi de presente. Foi em Silveiras, cidade próxima de Guaratinguetá, onde fui almoçar e aproveitei para visitar o "Tereso", meu ex-colega de seminário. Esse codinome lhe foi atribuído pelo padre Pereira quando de sua entrada no seminário, seu nome sugeria isso "Antônio de Santa Teresinha Maciel". Foi a última vez que nos encontramos, Tereso, infelizmente já falecido, era de minha sala e convivemos por sete anos. Saindo do seminário, entrou na Faculdade Salesiana de Lorena, estudou Letras, se formou e foi ser professor em Silveiras, casou-se com Teresinha, também professora, e fizeram a vida naquela pequena cidade. Foi vereador, organista da igreja, organizador das festas Tropeiras, dedicava-se ao artesanato e fabricava licores diversos, era uma figura ímpar, alegre, debochado e bebedor de uma boa cachaça. Quando eu participava das Semanas Tropeiras, lá chegava e já deparava com ele no microfone animando a festa. Do palanque, mais alto, ele me reconhecia de longe e anunciava meu nome e de Lucy : 
 -"Estão chegando o meu grande amigo Dumas, meu colega de seminário, e Lucy, sua esposa, minha conterrânea de Morrinhos”. 
Era sempre uma festa e um prazer encontrar o Tereso e a Teresinha. Morrinhos foi a terra onde ele nasceu, terra também do Gui, Gil e Nei, padres redentoristas, meus contemporâneos no seminário. Coincidentemente Tereso tinha dois irmãos, Alonso e Getulino, igualmente seminaristas, o primeiro no Santo Afonso e o segundo no Bom Jesus. Vejam só, seis seminaristas, todos de Morrinhos, terra onde fui encontrar a Lucy, filha do Sr. Lucicílio, amigo chegado dos pais dessa turma , Antônio Maciel e Antonio Cândido. Coincidentemente também, esses dois"Antônios" vieram morar em Lorena em razão da proximidade de seus filhos seminaristas que estudavam em Aparecida. Velhas lembranças em função do encontro casual de uma garrafa de licor de pequi, fabricação artesanal do grande amigo Antônio de Santa Teresinha Maciel, a quem eu presto essa homenagem.
Descanse em paz , TERESO !!
Caro amigo Dumas, sem qualquer pretensão de minha parte, você poderia pelo menos ter um apelido como: ANTÔNIO, pois estou percebendo que os ANTÔNIOS têm lhe feito muito bem!!!!(Esse texto vai para o meu ficheiro!!!!!) Ierárdi

Nenhum comentário:

Postar um comentário