domingo, 29 de março de 2020

SEMINÁRIO SANTO AFONSO - FESTA COM VINHO

Hoje fiz um macarrão com molho brando e espinafre, comprei uma garrafa de vinho da Serra Gaucha, e assim foi o nosso almoço. O vinho me fez lembrar você, e lembrar você e não se lembrar do seminário é muito difícil. Lembrei que uma vez, acho que você já tinha saído, mas o Ierardi devia estar lá, num aniversário muito importante para Congregação, houve um almoço especial e serviram em cada mesa uma jarra de vinho para o seminarista. Todos receberam, menores médios e maiores. Quem não bebia, cedia para quem gostava, Só sei que bebemos vinho e comemos aquele almoço especial com macarronada como nunca. Uma beleza! No fim do almoço, muitos ficaram bem ruins, saíram vomitando até as tripas e o Diretor mandou todos para os dormitórios até que se acalmassem. Muitos deles subiriam as escadas vomitando e foram para os dormitórios, outros zanzavam pela casa, como baratas tontas, sem saber o que fazer. Eu, muito curioso, subi as escadas e fui até os dormitórios para ver o estado do pessoal, quando cheguei ao topo da escada, o Diretor, que não era outro senão o Ribola veio para o meu lado e disse, com aquele jeito de pronunciar letra por letra, O QUE VOCÊ QUER AQUI? Eu desci os quatro lances das escadas nem sei como. Quando me dei conta de mim, estava no fundo da sapataria, esperando a onda passar e voltar para casa e esperar outro dia que na certa seria mandado embora. Não foi dessa vez. Abner
Caros amigos Abner e Dumas....Nós desfrutamos um gosto semelhante o que é muito raro hoje em dia entre os humanos... O interesse é o VINHO DA SERRA GAÚCHA.... Não dispenso um copo diário porque é um dos medicamentos que uso....Vi muito interessante e histórica a postagem do Abner... Esse nosso colega, como o Dumas, contribuem pelas memórias de nosso Seminário Santo Afonso dos Redentoristas! Não participei deste evento da Congregação, considerando que entrei em 1957, quando diretor era o saudoso Padre Guilherme Sônego(+), tendo em vista que o Padre Ribola era superior provincial de São Paulo desde 1955. Imagino que esse acontecimento tenha por esse fato impedido a distribuição de vinho nas festas posteriores, pois nesses 6 anos em que participei(1957/1962), nas festas de Santo Afonso e da própria Congregação apenas recebi groselha um tanto mais especial.... Um abraço de gratidão a ambos, que nos mantêm sempre ao par daqueles saudosos e agradáveis, ontem e hoje,acontecimentos!!!! Ierárdi
A única comemoração de que participei e houve distribuição farta de bebida e tendo o padre Ríbola como diretor, foi no final de 1953 ou início 1954. Nesse dia, vieram para a festa também os noviços de Pinda e os estudantes de Tietê, parentes, benfeitores e padres de toda a província. A casa encheu, missa solene, peça teatral, música , bebida e comida de primeira. A maioria se embebedou, inclusive eu. As vomitadas aconteceram, mas o único fato de que me lembro com certeza foi a reprimenda no dia seguinte, não pelos excessos etílicos, mas por alguns flertes e namorinhos acontecidos com mocinhas convidadas, talvez irmãs ou primas dos próprios seminaristas.Dumas
Eu entrei ao seminário em fevereiro de 55 não sei precisar a data desse acontecimento, mas eu só sei que foi assim. Em 55 o Bianor, acho que Arnóbio, Rezende eram da sétima série, não sei se você era dessa turma, e não me lembro de você.Abner
Em 55 eu fazia parte da sétima série, eram meus colegas, entre outros, o Clayton, João Resende, Cláudio Malman, Rodolfo, Paulo Hess, Rochinha, Getúlio, Vivaldo e outros. O Bianor em 55 já estava no noviciado e o Arnóbio não era dessa turma.Dumas
Pois é, meus amigos, ainda hoje também sinto nos encontros, quando participo, desconhecer colegas do meu próprio tempo.... Era a divisão de turmas MENORES, MÉDIOS E MAIORES... Sabiamente INCOMUNICÁVEIS.... conhecemos o porquê hoje!!!!! Ierárdi
Gostei do "sabiamente".Ironia?Dumas 
Não, amigo! Verdadeiramente reconhecimento por um dos meios usados na preparação espiritual e física para os futuros VOTOS DE OBEDIÊNCIA e ainda CASTIDADE.... Era uma tese da época!!!!
Abner , você entrou no seminário em 55 ou 54 ? Reveja sua história.Dumas
Dumas,isso tudo o que está mais claro é o ano em que entrei ao seminário, 28 de fevereiro de 55. O Soza e o Guy eram os únicos da sexta série que eram dos médios. Logo depois viraram maiores.Abner
Grandes lembranças, inesquecíveis momentos, esqueçamos nomes, vamos desprezar datas, importantes são os fatos, tudo aquilo que restou em nossas lembranças vão caminhar conosco até o dia do encontro com a verdade.Dumas

Nenhum comentário:

Postar um comentário