quarta-feira, 1 de novembro de 2017

DUMAS E OS VELHOS TEMPOS DE SEMINÁRIO

Fiz referência a um tema polêmico, canonização possível de Martinho Lutero num processo de reconciliação de nossa igreja com a reforma luterana, acredito viável também a elevação aos altares de Chico Xavier, que recebeu as luzes do Espírito Santo , espalhou caridade e divulgou centenas de livros psicografados, cheios de verdades inspiradas em dons misteriosos e inexplicáveis de um semianalfabeto, sacristão de uma igreja em Uberaba que nunca renunciou a sua fé católica. Em minha vida cristã, convivi com muitos santos, padre Marino Plentz, o Borginho, Dom Fré, padre Antão e outros mais. Permitam-me, invocar o Venerável Padre Vitor de Almeida, um candidato aos altares com quem convivi, acolitei missas e tive a oportunidade de vivenciar uma passagem hilária. Certa ocasião, no seminário, fomos convocados, em solenidade de Nossa Senhora, a participar de procissão comemorativa na Basílica Velha, fomos, duzentos seminaristas, liderados pelo padre Ângelo, demos a volta pela Rua Oliveira Braga e subimos a Monte Carmelo, trajeto exaustivo, com cânticos de louvor e rezas apropriadas ao evento. Chegamos à Praça Nossa Senhora, altar campal e um orador cheio de fé, invocou louvores, cânticos e aplausos a nossa santa querida, padre Vitor não tinha limites, seu horário não obedecia às necessidades dos devotos, o tempo avançava e ele não largava o microfone. Padre Ângelo, com duzentos seminaristas famintos, ainda sem a última ceia do dia, nosso jantar estava programado para oito horas, impaciente, cutucou-me, eu era um dos mais velhos da comunidade, dirigiu-me textualmente estas palavras - "Está vendo aquela tomada ali atrás do púlpito ? Chegue lá e desligue-a, não aguento mais ver esse cara falar, eu tenho que dar comida a essa cambada toda. " Eu não obedeci e nos obrigamos a ouvir por mais meia hora os louvores desse Santo. Santo Padre Vitor, orai por nós!!! ALEXANDRE DUMAS 
ADMIRAVEL, e...nós seminaristas vivíamos umas piadinhas na época....PE. VITOR COELHO na LADEIRA MONTE CARMELO.... FILHAS DE MARIA,.......SUBINDO A LADEIRA MONTE CARMELO.... CANTEM..... e por aih foi....KKKKKKKK... NELSON FELIX VIANNA 
Caros Dumas e Nélson, quantas lembranças de nossos velhos tempos de seminário em Aparecida. Lembro-me ainda de tantas vezes que nosso coral, e fazia parte, na basílica velha, hoje a basílica matriz, ao som e acompanhamento daquele velho órgão de tubos e na condução vigorosa e sensível do nosso estimado e saudoso Padre Viesse, catávamos a Missa Gaudiosa, de Franco Fittadini ou mesmo os passos da paixão de Cristo....” et dixerunt: Hic dixit: Possum destruere templum Dei, et post triduum reædificare illud.”... “Reus , reus est mortis”.... “Et tu cum Jesu Galilaeo eras.”.... “Et hic erat cum Jesu Nazareno.” Tenho saudades desse mestre de batina, cinto e rosário suspenso... ...e, na discrição de sua batuta e partitura, estava a mensagem de Deus..... Que Deus o tenha para sempre, caro mestre! Quanto às referências observo que há uma semelhança nas vidas de Santa Madre Teresa de Calcutá e o espiritualista Chico Xavier que, se fosse católico, estaria sem dúvida em processo de canonização....ANTÔNIO IERÁRDI NETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário