terça-feira, 27 de março de 2018

SEMINARISTAS- OS IRREVERENTES E INDEPENDENTES

Nós, eu, Bianor, Paulo Hess, Getúlio, Rochinha, Garcia, Neri e talvez o João de Deus, éramos mais irreverentes, não tanto piedosos, não tanto metódicos, mas muito independentes e conscientes de uma vocação desejável mas não tanto santa como comungavam outros colegas mais piedosos. Saí no limiar do noviciado, lamento, pois a filosofia me traria mais discernimento e habilidade para enfrentar os desafios da vida aqui fora, venci por obra do destino, lamento por não ter continuado mais um pouco e desfrutado da convivência de pessoas tão inteligentes e cheias de sabedoria que teriam enriquecido minha trajetória e aumentado minha fé.Alexandre Dumas 
Um assunto muito interessante, quando você me lembra: o Dr.Rochinha e o Dr. Garcia. Em 1970/1 participei com ambos bem como com o Dr.Orlando de Lucca, antigo seminarista, em um escritório de advocacia na Rua Penha de França aqui em São Paulo. Era oportunidade para que pudesse integrar-me à sociedade daqui de fora, como falávamos no seminário. Essa união de nós quatro levou-nos a incentivar uma possível congregação de ex-seminaristas fundando a UNITAS, que teria antecedido à UNESER fundada pelo Padre Libárdi e pelo Mané, em reunião na casa do Bode, pai da Lili, 25 anos depois. A UNITAS ficou ativa por pouco tempo, um ano e meio. Não prosperou porque naquela época a comunicação era difícil e precária e tudo só se podia fazer por máquinas de datilografia e correios...Tenho histórias sobre esse trio de causídicos, antigos seminaristas e agora inspira-me uma matéria sobre aqueles saudosos tempos do escritório na Penha... Senão veja.... 
1-DR.ORLANDO DE LUCCA era o chefe do escritório onde trabalhávamos com o Dr.Rochinha e o Dr.Garcia. Sempre que o expediente se encerrava, descíamos a uma padaria que ficava no térreo do prédio... Ali havia um rapaz nordestino muito atencioso e que se desdobrava para nos atender com toda atenção... Dr.Orlando aproximava-se dele e, por cima dos óculos o fitava deixando-o às vezes até constrangido. Eram tempos muito quentes e uma cervejinha após o trabalho sempre descia bem... Dr.Orlando nos olhava e dizia apontando o rapaz do balcão: 
-Esse menino é muito inteligente.... Ele sabe francês!!!! Querem uma prova?
Então voltava-se para o rapaz e dizia fazendo gesto de três com os dedos: 
- CU DU FOCÁ (Pronunciando: "qui di focá!!!!")
E logo vinha o rapaz com três cervejas geladíssimas..... 
2-DR.GARCIA- No escritório era compenetrado e não gostava de muita conversa. Uma ocasião tive um problema com o senhorio da casa que alugava. Necessitava sair por que tinha dois pavimentos e, estando minha esposa grávida, o médico pediu repouso e sugeriu que escadas não eram recomendadas. Minha sogra tinha uma casa e nos deu possibilidade de mudar. Entretanto o dono, um português que trabalhava com caminhão de feira e morava na frente, quis, a todo custo, nos cobrar multa integral. A casa em que morávamos ficava, como disse, atrás da casa do dono e ainda existia uma kichinete ao fundo alugada para uma outra pessoa. A conta da água era dividida entre as três residências, a conta de luz era dividida entre nossa casa e a casa dos fundos e ainda havia dificuldade de movimento pois o caminhão do português ocupava todo espaço na entrada! Conversei com o Dr.Garcia sobre o problema e ele, sem dizer nada, sentou-se à frente da máquina e datilografou um texto. Dobrou, colocou em um envelope e disse-me: 
- Apresente este envelope ao responsável da imobiliária. Assim o fiz! Imediatamente o gerente chamou-me e disse: 
-Pode mudar sem qualquer ônus! 
Fiquei sabendo que o Dr.Garcia escrevera:
"Estou abrindo três processos: Um no DAE(Sabesp), outro na Light (Eletropaulo) e outro na prefeitura! Obrigado" 
3-DR.ROCHINHA - Às vezes o Dr.Rochinha convidava-me em fins de semana para acompanhá-lo em cobranças. Numa dessas ocasiões, seguimos pela BR-116, para encontrar um cliente na região de Itapecerica da Serra. Havia um pequeno restaurante, que posteriormente tornou-se o famoso RECANTO GAÚCHO, onde paramos para almoçar. Não perguntamos no que consistia o cardápio e uma senhora colocou em nossa mesa travessinhas com arroz, feijão, macarrão, salada, batata frita, polenta. Como estávamos com fome, logo nos servimos enchendo os nossos pratos. Quando estávamos quase terminando, a senhora apareceu com dois enormes espetos que foram verticalmente cruzados sobre a mesa com enormes nacos de saborosa carne. Dr.Rochinha e eu ficamos nos entreolhando... Afinal, estávamos satisfeitos com a comida deixada inicialmente na mesa e não havia mais espaço para aquele churrasco. Dr.Rochinha chamou a senhora e reclamou... Mas a senhora disse que era procedimento do restaurante e que devíamos ter pedido informações antes. Enfurecido o Dr.Rochinha misturou nos pratos toda a comida que havia sobrado e também a carne que foi totalmente esquartejada. Dr.Rochinha pediu uma sobremesa: pêssego em calda! De repente, chamou a senhora e perguntou: 
-Estes pêssegos são da CICA? 
Ao que a senhora respondeu: 
- Sim senhor! 
Dr. Rochinha então disse a ela: 
-É mentira! Estes pêssegos são da MOGI. Traga-me a lata! 
-Como o senhor prova? 
-Porque os pêssegos em calda da CICA não têm caroço. Estou dentro de um processo sobre isso e vou incluir este restaurante na minha delação! 
A senhora desapareceu. Ainda de cabeça quente o Dr.Rochinha disse-me em cochicho : 
-Não vou pagar... Olhe! Você fica aqui enquanto vou lá fora ligar o carro, ao ocorrer, toco levemente a buzina e você sai correndo! 
Evidente que não tive coragem e paguei a conta. 
Somos todos antigos seminaristas redentoristas! Ierárdi

Nenhum comentário:

Postar um comentário