sexta-feira, 10 de agosto de 2018

ELES VIVERAM CONOSCO - PE. JOÃO EDU DOS SANTOS CSsR

PE. JOÃO EDU DOS SANTOS CSsR
+10 de AGOSTO 1991 
Nasceu em Colorado-RS a 24 de julho de 1928. Entrou para o Seminário redentorista de Pinheiro Marcado-RS. Fez sua profissão religiosa em Pindamonhangaba, a 02 de fevereiro de 1947 e ordenou-se sacerdote, dia 20 de julho de 1952, em Tietê. Começou sua vida apostólica como professor no Seminário Santo Afonso, em Aparecida e em Pinheiro Marcado- RS. Depois veio para o Seminário de Aparecida, onde foi ecônomo. Foi durante algum tempo missionário da ativa, mas diante de certas dificuldades de gênio e sendo muito rígido no confessionário onde exigia muito dos penitentes, caridosamente foi-lhe feito ver que deveria abster-se desse apostolado. O que lhe custou muito. Pregou tríduos, novenas, substituiu vigários e até acompanhou Dom Tarcísio A. Amaral em Limeira, como secretário. Bom confrade, gostava de uma prosa e fazia com facilidade amizades. Morou muitos anos no Jardim Paulistano como coadjutor e desde 1979 passou a residir em Aparecida. Desde os tempos de seminarista, Pe. Edu, como era chamado, era um exímio apicultor. No ano de 1991 começou a ter muitas dores nas costas. Pensou-se em problemas de coluna. Depois, gripe com muita tosse e por fim água nos pulmões. Trazido para São Paulo, no começo de agosto, os médicos diagnosticaram seu mal: câncer inoperável nos pulmões. Foi levado de volta para Aparecida e internado no Hospital Frei Galvão. Lá veio a falecer às 06 horas da manhã, do dia 10 de agosto de 1991. Foi sepultado no mesmo dia, à tarde, em Aparecida. Estava com 63 anos de idade, 44 de profissão e 39 de sacerdócio. Foi um confrade muito serviçal. Seu hobby eram as corridas de cavalo, como bom gaúcho que sempre foi. Religioso de piedade sólida. Tinha um grande amor à Congregação. Deus o tenha na glória. (Pe. A. Thomaz, “Efemérides da Congregação Redentorista e da Província de São Paulo”) 
CERESP 
Centro Redentorista de Espiritualidade - Aparecida-SP 
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam) 
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsR 
Pe.Flávio Cavalca de Castro CSsR
Cursávamos a sexta série no Santo Afonso, nosso padre encarregado dessa turma era o Edu Torres, radicalmente seguidor da doutrina integralista de Plínio Salgado. Em nossas aulas, éramos instruídos e tomávamos consciência das doutrinas do ANAUÊ, camisa verde.. Ele, Plínio Salgado, se candidatou a presidente da república, juntamente com Juscelino e Juarez Távora. Chegou a visitar o seminário, fez uma conferência em nosso salão de atos, foi aplaudido. Tínhamos certeza de sua eleição. Não havia ibope, padre Edu era seu cabo eleitoral. Decepção total, foi o último colocado, Juscelino ganhou. Padre Edu foi ridicularizado pelos seus colegas, não vou citar nomes, ficamos a seu lado, eu era integralista, fiquei solidário ao meu orientador. A vida nos ensinou através dos tempos, hoje estamos de um lado que julgamos ser o melhor, nossos colegas de então e outros mais novos talvez não pensem e concordem com nossos ideais, isso não nos afasta do passado comum, Dies Impendere Pro Redemptis, vamos apaziguar os ânimos, não vale a pena digladiar, Brasil acima de tudo ! Alexandre Dumas Pasin de Menezes 15 de novembro às 18:17 • 
Isso mesmo Dumas: não vale a pena digladiar. O que vale é ir em busca dos redimidos. Consumir os dias.Adilson Jose Cunha 
Grande Dumas o problema é que nossos amigos perdedores além de não saberem dialogar levam para o campo pessoal de ofensas. Não sei se terei condições de ir ao próximo retiro nas Pedrinhas. Nelson Félix Vianna 
Vianna, jamais, levarei meus comentários para esse lado, deixemos nossas tendências politico-partidárias à parte de nosso convívio da Uneser, respeito meus colegas amigos que comungam de outras filosofias marxistas-leninistas da igreja da libertação, detesto o Boff e Beto, tenho-os no mais baixo conceito, desprezo-os, mas aceito seus seguidores como adeptos de uma teoria que está levando nossa igreja direto aos cultos evangélicos mais puros e defensores da fé pura e seguidora dos propósitos do evangelho inspirado na luz do Espírito Santo. Alexandre Dumas Pasin de Menezes 
Alexandre Dumas Pasin de Menezes Você é uma pessoa firme em seus propósitos e bastante forte para ficar e fazer o que realmente tem que ser feito. não misturar e macular a antiga amizade com ideologias diferentes. Você é um exemplo a ser seguido por nós. Abner Ferraz de Campos 
Alexandre Dumas Pasin de Menezes Realmente Alexandre Dumas. Vou continuar seguindo o Padre Libardi que me pedia, nunca deixe de vir. Deus acima de todos. Nelson Félix Vianna
Oi, Dumas, do Padre Edu eu me lembro demais e com preciosíssimos detalhes. Ele ainda é vivo ? Se já morreu, eu pergunto = morreu na C.Ss.R. ? Hoje ele teria mais de noventa anos. Tenho meu caderno de latim, com anotações dele, do padre Onofre, do padre Isidro. Padre Pereira gostava muito de minhas redações e eu ficava todo vaidoso . Do padre Cherubini eu fui aluno de latim e matemática. Eu errava todas aquelas equações de primeiro e de segundo grau, mas mesmo assim ele me passou de ano, porque, no dizer dele, eu era bom latinista. Saudades... e nossa eterna gratidão à Congregação Redentorista. Grande abraço, Dumas. João De Deus Rezende Costa
João De Deus Rezende Costa, o padre Edu já morreu, diz a história da congregação que ele foi afastado das missões porque aplicava nas confissões penitências por demais rigorosas aos pecadores arrependidos. O padre Pereira não gostava de minhas redações, minha letra era muito feia e ele não tinha paciência de decifrá-la. No Banco do Brasil, eu era o redator mor, datilografava meus textos e era respeitado por saber expressar conteúdos necessários a situações de momento. A vida nos ensina. Padre Cherubini, certa feita, voltando ao seminário depois de tratamento de saúde, vendo-me lá, perguntou "Você ainda está aqui ? ".Alexandre Dumas Pasin de Menezes 
Diziam que o Padre Edu era escrupuloso demais e encucado com isso. Não sei,.Só sei que quando falava do Plínio Sangado, sua boca espumava de empolgação.Abner Ferraz de Campos 
Caro Dumas, tenho aqui a biografia dos redentoristas que nos antecederam e que viveram conosco registrada no nosso blog TÁVOLA REDONDA DOS SEMINÁRIOS. Não me consta algum texto sobre o Padre Edu Torres, para o que lhe peço, se as tiver, maiores detalhes da vida desse professor/missionário para constar em nosso arquivo para informações constantes....Um abraço! Ierárdi Neto 
A vida dele deve constar dos anais da CSSR, lembro-me ter lido na internet algo sobre sua trajetória que inclusive relatava o episódio ao qual me referi acima. Sinceramente, o que sei sobre ele se restringe aos dois anos de convivência no seminário.Alexandre Dumas Pasin de Menezes 
Alexandre Dumas Pasin de Menezes Tenho aqui duas fontes sobre redentoristas falecidos: 1-AQUELES QUE NOS PRECEDERAM, elaborado pelo falecido Padre Isac Barreto Lorena, que demonstra informações até 2004 com atualização do CERESP feita pelos Padres Peixoto e Flávio Cavalca.2-Já em 2012, a Editora Santuário, por meio do Padre Vitor Hugo Lapenta, fez correspondente atualização pelo livro ELES VIVERAM CONOSCO....em nenhum dessas duas fontes consegui encontrar a biografia do Padre Edu Torres...Vou pesquisar melhor, até posso imaginar que ele pode estar mencionado em cognome, o que era usual na Congregação até os anos 60. ET- Baseado na informação do Diácono Adilson Cunha, encontrei a biografia em 10 de agosto de 1991 do Padre João Edu dos Santos. - Seria esse o Padre Edu? - Vejam nosso blog TÁVOLA REDONDA DOS SEMINÁRIOS -  Ierárdi Neto
Exatamente, João Edu. Alexandre Dumas Pasin de Menezes
Alexandre Dumas Pasin de Menezes Obrigado pela correção...já providenciei a correspondente errata....Por outro lado, temos a informação da TÁVOLA sobre o Padre Edu!!!! Ierárdi Neto
Entrando na conversa. Pe. Edu era apicultor. Tinha uma caixa na cúpula da Basílica Nova. Não era só ele que era escrupuloso, havia outros. Não confundir laxismo com misericordioso. Seguia os passos de Afonso. Já morreu faz bem um tempo. Nesse dia morreram dois padres: Edu e tá difícil lembrar o outro. Assim que eu me lembrar , falarei. Lembrei o nome do padre que morreu no mesmo dia do padre Edu. Trata-se do Padre Ávila. Adilson Jose Cunha
Boa noite! Entrando na conversa! Lembro da visita do Plinio Salgado, candidato à Presidência da República! Autor de Moral e Cívica na década de 70 pela editora FTD dos Maristas Abraços no Dumas e aos demais! Hoje é aniversário do Pisquila que está em Recife! Parabéns! Inácio De Melo Mesquita Mesquita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário