sábado, 24 de abril de 2021

ALEXANDRE DUMAS, TEXTOS, MEMÓRIAS, NOSSOS TEMPOS ONTEM E AGORA!

Fico aqui a curtir, o Thozzi com reminiscências do passado dedicado à educação, encontros de pessoas que lhe foram afetas, gratidão, saudades, reconhecimento, vinhos, que bom ! O Ierardi mais sério, postando vida de Santos e memórias de confrades redentoristas. O Cunha, aquele que nasceu em Laranjal Paulista e ali, até hoje, procura seu umbigo. O António de Lima, usurpador de nosso espaço lá na serra, posta fazendas mineiras de hoje e da época da escravatura. Abner, um tanto poeta, um tanto saudosista, curte a praia e escreve livros. Esqueci alguém ? Faça-se presente, meu antigo colega ex-seminarista! Lembrei-me do João de Deus, meu contemporâneo , especial amigo, professor, admirado por centenas de fãs, ex-alunos, um verdadeiro sempre redentorista.Alexandre Dumas 
Dumas, não posso deixar de fazer comentário sobre seus textos.... Aí vai... Esta é a oportunidade que tenho, ao usar os benefícios gratuitos desta rede FB, para congregar-me... são momentos propícios e únicos para mim quando posso estar no nosso momento de recreio.... Como tenho sempre repetido, quando no SRSA tínhamos possibilidade de contato direto apenas dentro da correspondente turma, menores, médios ou maiores, agora, egressos, encontramos colegas de outros tempos, você por exemplo saíu e eu entrei..... entretanto hoje essas turmas transformam-se em apenas uma e o contato é liberado para todos... Veja que quando mostro a vida dos santos, pretendo ajudar na evangelização ao trazer o correto modelo de vida cristã.... já quando trago as biografias dos religiosos e colegas do seminário e ainda os belos e francos textos de memórias, tenho como objetivo registro das vidas e bons momentos de nossos tempos.... Portanto, amigo, agradeço especialmente a você que está sempre presente nos meus "posts"(?) e blogs... UM ABRAÇO FRATERNO!  Ierárdi
Boa tarde amigos. Ierardi disse que ele entrou quando o Dumas saia. Digo que eu entrei assim que o Ierardi saiu. E digo mais: entrei para não sair. Sai por livre e espontânea vontade. Usei da liberdade para não dizer: abusei. A turma anterior foi para o noviciado assim que terminou o colégio. Era a turma do Clarindo, do Birrô e outros. Fizeram o noviciado em Sacramento. A nossa turma, ao invés de ir para o noviciado foi para a filosofia em Lorena. Houve repetidas experiências. A turma do Brandolise, do Zé Pinheiro, fizeram filosofia no Alfonsianum para depois fazer noviciado e o fizeram no SRSA tendo o Pe.Negri como mestre. Note que para Lorena foram algumas turmas para depois irem para Campinas. Se a memória não falha, os que fizeram em Lorena foram divididos de acordo com as séries.Adilson Cunha, o Diácono
Permitam-me resposta devida ao Adilson Cunha, o diácono. Em seu comentário dá a entender que minha saída possa não ter sido expontânea e tranquila para a Congregação e para mim. Por 5 anos tive como confessor, em colóquios mensais, o Padre Helvécio Azevedo Tóffuli, que neste dia 16 de abril completou 28 anos de passamento. Na franqueza e bom entendimento de ambos, ele no final de 1962 disse-me: -"Você não deve seguir. Sua missão é constituir e levar avante uma família cristã." Quando participei a notícia ao meu diretor/pai Padre Brandão, este alarmado, disse-me: -"Que é isso, Tampinha? Não é possível!O que acontece?" Respondi:-"Padre, é orientação do confessor!" Bastou! Padre Brandão completou:-"Que Deus esteja sempre com você!" Segui detalhadamente a sugestão do Padre Azevedo e hoje, de minha família formada, surgiram mais 3 famílias e.... 4 netos... mais 4 irão surgir.... Assim, não abusei!!! Ierárdi
Dumas,gosto muito de seus textos, bem escritos, claros, despretensiosos. Não sei se foi aluno de Português do Pe. (depois, dom) Rodrigues, mas ele, com certeza, o aprovaria. Antônio de Lima  
Antônio de Lima , meu professor de português foi o padre Pereira. O Rodrigues eu escolhi para ser meu espiritual, o que, posteriormente, foi seguido por outros seminaristas. Alexandre Dumas  
E eu aqui recolho-me e aprecio e aplaudo a todos vocês que conheci e agradeço por isso.Lili
Obrigado, Lili! Eu também sou muito grato por havê-la conhecido. Valeu a pena, você é uma pessoa muito especial e mora no coração de muitos ex. Antônio de Lima 
Bom dia e bom domingo do Bom Pastor, a porta das ovelhas. Somos todos do mesmo rebanho. Fico empolgado e com vontade de encontrá-los. Se o Lima se esconde no meio das matas, eu, às vezes faço a mesma coisa. Tampinha, o seguidor do padre Azevedo, não li e não fiz nada nas entre linhas. Continuo escrevendo sobre meu Torrão Natal e buscando o meu umbigo lá Vila Toti, onde nasci e por pouco tempo ficaram meus pais. Começo de vida é assim mesmo, mora em um lugar para depois alhures. Ficaram pouco tempo para depois se radicar em terras da Vila Felix, de onde sai para ir ao SRSA a convite do Libardão, de saudosa memoria. Não disse que você saiu de livre espontânea vontade, cada um tem seus caminhos, poucos são aqueles que ficaram, pois, na minha turma vingou só um. Já morreram alguns, cito: Edelcio, Leuze, Maules. Tinha certeza da minha vocação, por isso acabei recebendo a ordem sacra na ordem do diaconato. Já fiz cousas que outros não fariam. Sempre os dons em primeiro lugar e bênçãos aqueles encontramos no dia a dia. Abraços meus amigos e vamos que vamos. Áos amigos de Tietê, na figura da Lili e há pouco mais de um ano, lá estivemos na Missão Leiga do Pe. Marques. Que os abraços se estendam a vocês e eu citar nomes alguns ficam para trás.Adilson Jose Cunha, o Diácono
Ainda persiste uma informação dúbia de sua parte, Diácono.... Quando menciono minha saída do SRSA esclareço que o foi de livre e EXPONTÂNEA vontade... Veja que o Padre Brandão ficou assustado! Você, que é diácono, pode entender isso muito bem...era assunto de confissão... Se quisesse, ainda que contra a sugestão do estimado Padre Azevedo, poderia seguir até o altar.... entretanto isso não era recomendado!!!!!Ierárdi
Bom dia!!!!! E eu continuo aqui em Tietê e futuramente Adilson Jose Cunha serei Laranjalense pois mais um tempinho bê com a ajuda de Deus iremos morar na nossa chacrinha que fica em Laranjal Paulista, pertinho de Jumirim terra natal do meu saudoso pai.Lili
Muito bom ler os escritos de vocês, meus amigos. Lembranças que nos remetem ao passado quase distante. Eu gosto da palavra quase, por que assim fico esperando mais e mais até completar a nossa memória. Cada palavra de vocês traz, para mim, retalhos, uns grandes outros pequenos de uma vida que passamos juntos, bebendo a água de uma única fonte, comendo do mesmo sal , por anos e anos, o que nos conserva até hoje com o mesmo sabor da vida. Abner

Nenhum comentário:

Postar um comentário