sábado, 3 de abril de 2021

POBRES PADRES VELHOS E A CULTURA DA INGRATIDÃO!

Como padre novo a todo instante escuto pessoas reclamando de seus padres velhos. Pobres Padres Velhos! Em época de padres "pop stars", cantores, curandeiros e porque não dizer ilusionistas, cresce a cultura da ingratidão! Pobres Padres Velhos, que na sua vida não aprenderam a ser cantores, mas muitas vezes tiveram de sustentar o canto porque na missa não havia quem cantasse... Pobres Padres Velhos,que não sabem se comunicar na televisão, mas que durante toda sua vida enfretaram o desafio de comunicar o evangelho mesmo com tão poucos recursos... Pobres Padres Velhos,Sobre eles não se jogam os holofotes dos palcos, porque aprenderam a ser padres nos sertões da vida, celebrando missas iluminados pela vela e não por canhões de luz. Pobres Padres Velhos, que viveram toda uma vida ungindo os doentes, mas que levam a fama de não curarem como o padre tal. Padres que não mais arrastam multidão, mas que em tempos longíquos eram, sozinhos, pastores de um rebanho imenso Não fico feliz quando as pessoas dizem: queriamos um padre novo como vc! Sabe pq não fico? Porque quando eu ficar velho, vão dizer o mesmo de mim pra outros! Muito menos fico feliz quando um padre novo se acha melhor que um padre mais velho! Pobre padre novo! Beberá de seu próprio veneno! É fácil a gente gostar do padre quando ele torna o culto mais emocionante, o difícil é ter maturidade cristã para compreender que aquele padre que hoje precisa de um pouco mais de paciência, já teve paciência com tantos! Minha gratidão e oração aos padres velhos e esquecidos, mas que durante toda uma vida trabalharam para que as pessoas fossem novas e lembrassem de Deus.(Por Padre Thiago Linhares- Diocese de Campos)
Lindo texto, uma das últimas vezes que conversei com o Libardi, falamos sobre isso, ou melhor ele falou e e eu concordei. Nesse papo dissemos também que muitos seminaristas bons foram descartados por besteira e que poderiam estar nas fileiras da frente como sacerdotes e missionários dos bons.Abner Ferraz Campos
Meu amigo, concordo com você neste sentido, mesmo porque houve muita interpretação "afobada" e consequente atitude mal realizada. Mas, como acabei de escrever agora ao Cel.Nélson Vianna, é ainda muito triste quando os Seminários Menores deixaram de existir em troca de pousadas e há interpretação por parte de alguns confrades que os egressos não devam ser bem recebidos....Ierárdi
Ierárdi Neto , padre Pereira já morreu e levou com ele a aversão aos egressos, deve ter levado uma chamada do Libardi quando lá chegou. Certa ocasião, notificando os seminaristas da saída de alguém, citou a célebre frase:-"Dificilmente, quem abandona a vocação se salva." Domine, miserere nobis ! Alexandre Dumas
Mas eu ouvi muito na minha vida de seminarista, que aquele que perdesse a vocação ou a abandonasse por conta própria não teria salvação. Eu devo estar enquadrado numa dessas.Abner
Alexandre Dumas Pasin de Menezes UAU!!!DOMINE MISERERE NOBIS como diz!!!! Se tenha falado isso mostrou, como tantos que ainda estão por aí, que os egressos, antigos seminaristas, com as orientações sadias dos confrades da nossa época, como eu, como você e tantos outros, formaram famílias católicas, cristãs e essas famílias hoje seguem o mesmo objetivo salutar... Tento não ser crítico....mas há muita gente pior celebrando e participando de liturgia e até magistério, contra a tradição!!!E ainda mais uma informação que torna lamentável a frase do Padre Pereira....Por 5 anos tive como guia espiritual em colóquios mensais o Padre Azevedo Tóffuli CSsR., que me orientou sair do seminário para melhor constituir família...tudo transcorreu de maneira ordenada e correta....Não houve abandono! E assim aconteceu na minha vida! Ierardi
Visitei-o quando ele já estava na reta final, despedindo-se deste mundo e percebi que já não pensava dessa maneira. Inclusive tenho cartas dele, atenciosas, acolhedoras. João de Deus Rezende Costa
João De Deus Rezende Costa Quem ? O Pereira, Deus se apiade de nós ! Se eu for para o inferno e encontrá-lo, vou recusar e optar pelo paraíso.Alexandre Dumas

Se eu for para o Inferno e encontrar vocês todos lá, de lá não saio também.Abner
Tenho bem guardadinhos em meu arquivo todos os certificados de conclusão de série. Tudo com a assinatura dele e do Ribolla.Ele foi vítima da influência GERMÂNICA na congregação, naqueles velhos tempos. Depois... com o passar dos anos, a coisa mudou muito, graças a Deus. O Licati e o Brandão já eram bem mais humanos. João de Deus Rezende Costa 
João De Deus Rezende Costa - Quero completar ainda as presenças do Padre Sônego e Padre Vieira(ainda que professor de lingua grega!!!!!)... mas o meu pai espiritual, sempre foi e será o Padre Brandão....Ierárdi
João De Deus Rezende Costa, falou bem, Licati , Brandão e outros que vieram, Incluindo nossos contemporâneos mudaram o pensamento, a congregação é outra, sempre que a procuro, tenho acolhida de rei.Alexandre Dumas
Ierárdi Neto Com ele(Padre Sônego), eu fazia trocadilhos do verbo sonegar.João de Deus Rezende Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário