quinta-feira, 26 de maio de 2022

ALEXANDRE DUMAS E O MARTIM PESCADOR

No seminário, aconteciam sempre comemorações, tal como homenagem ao padre diretor, dia de Santo Afonso, formaturas, inaugurações, etc. As mais importantes revestiam-se de pompas, missas solenes , apresentações musicais e peças teatrais, tudo antecipadamente preparado. As peças teatrais eram dramas, comédias ou óperas e operetas.
Entre as últimas, lembro-me do Yang-Yoto e Martim Pescador. No Martim Pescador, o ator-cantor principal foi o Dito Siqueira que tinha uma bela voz e representava muito bem. Até mais recentemente, encontrava-me com ele em nossas reuniões de ex-seminaristas e o chamava por "Martim Pescador". O Siqueira saiu do seminário e , entre outras peripécias, trabalhou num circo como ator. Graças a Deus, o circo faliu e ele reapareceu em nosso meio lá em São Paulo. Ele se formou advogado, aposentou-se no Banespa, foi presidente de sindicato e vereador em São José dos Campos. Guardei em minha lembrança esse nome como se fosse o nome do personagem da ópera e somente mais tarde fiquei sabendo que martim-pescador identificava uma ave que vivia na beira de rios a espera de peixes, excelente pescadora. O tempo passou, nunca encontrei essa espécie , tinha-a como uma ave européia. Pois bem, hoje, fui fazer minha caminhada no parque que fica lá no alto, próximo ao Portal das Colinas. Tem uma lagoa com nascente própria que antigamente servia de bebedouro para o gado da Fazenda Byghton. Posteriormente, construiu-se uma barragem e a lagoa virou um grande lago. Ali, fez-se um criadouro de peixes que atraem garças e biguás, tem também patos, marrecos e tartarugas . Dando a primeira volta ao redor do lago, eis que visualizo um enorme pássaro com asas cinza- azuladas, garganta branca, bico enorme, 50 cm de envergadura, um show. Informei-me com um serventuário do local e ele me informou que era um martim-pescador que ali apareceu e encontrou comida farta. Tomara que goste do lugar e eu o veja mais vezes. Chegando em casa, fui consultar a internet, seu nome científico "MEGACERYLE TORQUATA" (grande ave mitológica com colar), citada na antiguidade por Aristóteles , "colar", talvez pelo pescoço branco. Vivendo, se aprende, conheci "in persona" o martim-pescador, lembrei-me do Dito Siqueira, grande ator, meu colega de seminario a quem apelidei de Martim Pescador.Alexandre Dumas 
Saudades do Dito Siqueira. Éramos grandes amigos. Ele esteve num dos encontros dos ex-seminaristas, tenho fotos desse dia, lá no Santo Afonso, nós três na mesma mesa : ele, a minha falecida esposa Emília e eu. Foi um encontro maravilhoso, muita alegria, profundas emoções... Dumas, adorei tua postagem. Grande abraço. João de Deus Rezende Costa
Dumas, que belo texto! Como me empolga ver o relatório pessoal dessas suas andanças. Consiga-me, se puder, uma foto do dito Dito Siqueira! O que ainda admiro é, além da linda recordação, a dedicação que tem para com todos os que um dia surgiram no seu caminho... Por isso que me animo, pois já passei na sua trilha um dia!!! Sempre obrigado, amigo! Ierárdi

Nenhum comentário:

Postar um comentário