quarta-feira, 10 de agosto de 2022

JOSÉ MAYER, ATOR, ANTIGO SEMINARISTA

JOSÉ MAYER
11 de agosto de 2015 · 
Bom dia! 
Ontem, 10/08/15, o ator Jose Mayer, da Rede Globo, contou sua vida num programa desses canais abertos. Para quem ainda não sabe, ele também é um ex-seminarista redentorista, frequentou o Seminário de Congonhas do Campo durante sete anos, período de 1959/1966, onde descobriu seu talento de ator e iniciou seus primeiros passos na carreira. Embora tenha dito que considera esses sete anos como se fosse um tempo de exílio, pois não pretendia ser padre e quis apenas aproveitar os estudos, "enganando os padres", é inegável que esse" exílio" norteou todo o seu futuro. Então podemos afirmar sem medo de mentir, que esses anos valeram-lhe a pena. Meu amigo, julgo que ele está certo.., não importa como vc foi viver e conhecer a família redentorista....conheço gente que usou o seminário como fuga e terminou padre, outros ótimos país de família...os meios de chamamento do Redentor são imprevisíveis. O Senhor usou do seminário para chamar o José Mayer para sua vocação de ator...o seminário não é um lugar em que se coloca um cabresto no ser humano, mete-lhe dentro de uma forma e exige-lhe que seja padre....Deus não escolhe escravos mas homens livres...Parabéns ao seminário de Congonhas que cumpriu seu papel colocando mais um profissional responsável na TV. ...e olha que o José Mayer não fez escola de Teatro...ele é fruto dos sete anos e de experiências no meio após sair do seminário. Neri Pereira da Silva
Ninguém fica no seminário por tanto tempo e diz não ter vocação, ainda mais quando a vida seminarística era das mais difíceis, não como hoje, que tudo é mais fácil. Se foi assim, enganou-se a si próprio. Tornou-se um bobo da corte. Adilson Jose Cunha
O ator, que entrou a um seminário aos 10 anos, fala sobre a época: “Torrei minha adolescência e juventude ali, estudando e enganando os padres, fingindo que queria ser como eles. Mas eu precisava dos estudos. Talvez o meu primeiro grande desempenho tenha sido esse, de suportar exílio de 7 anos e meio em função de um desejo de ser outra coisa que não religioso. Era um fingimento que durou muito tempo”. Vejo franqueza total... Ainda na infância, mudou-se para a cidade de Congonhas, onde passou sua adolescência e parte da vida adulta. No município estudou num seminário católico, onde sua mãe sonhava que em algum dia seria padre. No seminário Mayer, ficou dos onze aos dezoito anos. Isso aconteceu comigo que também fiquei 6 anos no Seminário Santo Afonso em Aparecida-SP onde tive a oportunidade de receber a valiosa orientação religiosa e cultural que foram muito importantes na minha vida. Minha mãe era viúva, operária, e não podia ficar comigo na época... mas conseguiu encontrar um lugar onde eu pudesse preparar-me para a vida. No SRSA assimilei o espírito sacerdotal pelas mãos principalmente do nosso sempre estimado, saudoso e inesquecível Diretor Padre Brandão que repetia e repetia: "Vocês aqui estão para tornarem-se PADRES, MISSIONÁRIOS, REDENTORISTAS, SANTOS!" Entretanto, após 6 anos de franca conversa com meu confessor espiritual Padre Azevedo e, pela sugestão de confessionário com ele, saí do seminário pela mesma porta por onde entrei! Deveria, como ocorreu, fazer uma família... era a minha vocação e tive sucesso considerando que surgiram outras 3 famílias pelos meus filhos e já em projeto outras 4 pelos meus netos...Antônio Ierárdi Neto
Caros amigos, vejam essa matéria publicada aqui em 11 de agosto de 2015= 
https://tavolaseminarios.blogspot.com/2015/08/sobre-o-ator-jose-mayer-antigo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário