sexta-feira, 1 de setembro de 2023

ALEXANDRE DUMAS, O ANTIGO SEMINARISTA NO FACEBOOK

Eu frequento este espaço onde brilham colocações principalmente de meus colegas ex-seminaristas, o Thozzi, um expert em vinhos, cafés, histórias de seu dia a dia, personagens interessantes, ex-alunos, colegas professores, suas filhas e netos. Textos envolventes, têm prólogos, a história principal e conclusão regada a vinho. O Pinheiro é criativo, às vezes, poeta, enche-nos de flores, paisagens, lugares , pessoas, um primor de linguagem. O Cunha relembra sua terra Laranjal Paulista, nomes, lugares, italianos, a estrada de ferro, seu diaconato, o magistério, lembranças que compartilhamos. O Ierardi, uma enciclopédia, aborda vida de santos, redentoristas que viveram conosco, também aqueles que nos antecederam. Getulino, também ex-seminarista diocesano, morrinhense, professor, doutor, escreve sobre origens de palavras, etimologia pura. Outros mais, que bom conviver com essa comunidade, culta e envolvente. Esqueci-me da Diva Maria Hernandes , filha de Tietê, berço de muitos redentoristas, nossa secretária, bibliotecária, ponderações sábias, postagens inteligentes. Queria também entrar nesse rol, criar uma história interessante. Pesquiso meu passado, o seminário, já relatei fatos, o Banco do Brasil, minha casa por 32 anos. Vivemos uma realidade que concernia a uma rotina. Poderia relatar ene casos, desde aquele cliente que acertou as contas com seu desafeto frente a minha mesa, uma bala perfurou o contrato agrícola. Ficou um pedacinho de carne. Vamos a Ribeirão Preto, curso para coordenadores. Timidez é minha característica. Aulas de RH, fui nomeado relator, tremi, tinha que analisar o comportamento de meus colegas, uns trinta. Escrevia bem, graças a Deus. No dia seguinte, a aula começava com meu relatório. Brilhei, identifiquei cada personagem, analisei comportamentos. Meu Deus, a oração é poderosa, rezei, venci minha timidez, cresci.Alexandre Dumas 
Boa noite. Gratidão pelo carinho. Gosto do que você escreve . Continue. Assim vamos conhecendo um pouco mais de tudo, da vida de cada um. Que bom que cada um deixa um pouquinho de si para todos. Como o Padre Libardi dizia : " Deus é bom o tempo todo; o tempo todo Deus é bom". Abraços-Diva Maria Hernandes(Lili) 
Muito bom caríssimo Dumas. A vida longa do padre nos anima a viver um pouco mais. Os redentoristas acabem na caixinha. Abr-Adilson Jose Cunha 
Muito grato por se lembrar de mim...foi muita gentileza sua e magnanimidade... abraço fraterno...Getulino Do Espírito Santo Maciel 
O Pasim fala que é tímido. Fala que não tem assunto para escrever. Foi quase padre. Sabe Latim mais que o Francisco. Sim. É esse mesmo. Agora ele está morando em Roma. Eu também me acho muito tímido. Pelo jeito todo mundo é tímido. Uma pergunta: Quem é o Getulino? Será que é aquele da Faculdade Salesiana? Eu fiz minha complementação em Filosofia, em 1971. Na época, trabalhava lá o Paulo, o Arimatéia e o Getulino. Será que é esse?José Pinheiro 
José Pinheiro , sim, é ele, seminarista no Bom Jesus. Chegou até a filosofia. Irmão de meu contemporâneo Tereso, professor em Silveiras e também do Alonso, duas turmas abaixo da minha. Os três nasceram em Morrinhos, terra dos padres Gui, Gil e Nei. Fui parar em Morrinhos e lá me casei com Lucy. Meu sogro era amigo íntimo de Antônio Cândido e Antônio Maciel, pais desses seis seminaristas notáveis com quais convivi. É mais e muito assunto para escrever.Alexandre Dumas 
Fico feliz com a lembrança... trabalhei lá 23 anos... instalei a faculdade de direito do Unisal que coordenei durante oito anos-Getulino Do Espírito Santo Maciel 
Há tempos não vejo os escritos de Getulino. Sumiu? Onde foi morar e por que desse sumiço? No inicio falamos da UNISAL . Lá fui licenciado em Filosofia e Estudos Sociais. Se não fosse esses cursos não estaríamos em sala de aula. Com esse currículo em punho pude ir a UNICASTELO onde licenciei-me em geografia. Uma pergunta fica no ar: será que eu teria coragem para estudar tudo novamente ?Adilson Jose Cunha
Adilson Jose Cunha , noutra vida, noutro espaço, quem sabe? Não gostaria, podia nascer islâmico, seguir Maomé, adorar Alá, sem ter a santinha de Aparecida. Alexandre Dumas 
Caro dileto colega e amigo Dumas, obrigado pelas lembranças! Aos demais colegas, que bela participação! Não deixando ao lado, isso tudo vai para nosso blog de antigos seminaristas, para a posteridade, em demonstração de nossos excelentes contatos! Um abraço a todos!-Ierárdi
 
Que bom, a inspiração me colhe em momentos oportunos. Sou brindado por comentários magnânimos, fui promovido a latinista que ensinou a Francisco, jesuíta, bispo, cardeal, papa. Obrigado, Pinheiro ! Se, quando morrer, quiserem me promover a algum degrau de santidade, fiquem sabendo que sou quase ateu, acredito no Deus do Universo e na eternidade da alma, adoro nossos ritos e não dispenso Nossa Senhora.Alexandre Dumas Pasin de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário