sexta-feira, 27 de setembro de 2024

SEMINARISTAS E EX-SEMINARISTAS - DUMAS

Que bom voltar a este espaço. Os ex-seminaristas nomeiam-me como um dos titulares de um grupo que aqui postam situações, histórias, conjecturas..... Orgulho-me de ser citado entre o Thozzi, Cunha, Pinheiro, Ierardi e outros saudosistas de nosso tempo, embora diverso, mas espaços comuns no Santo Afonso. Vivemos o padre Pereira, Brandão, Rodrigues, Ângelo, Torres e outros mais. Vivemos situações em cada tempo, repetidas igualmente noutros tempos. A saudade é igual, um ideal sonhado e projetado para uma vida, mas abortado por razões diversas. Alguns foram além, vestiram a batina, professaram, estes sofrem mais, as lembranças remontam às laudas e ministérios conferidos, antecipando a sagração. Outros sonharam, como eu, o púlpito e o altar. Fomos chamados e não escolhidos, a frustração nos acompanha pela vida. Grande é o Senhor, ele fez em nós maravilhas. Alexandre Dumas
Caro Dumas....tivemos um dia orientação cristã, católica, redentorista no Seminário Santo Afonso! Nossos orientadores e professores eram os padres redentoristas, muitos recém saídos da ordenação para nosso convívio, morando na clausura do seminário e sempre prontos para as salas de aula: Latim, Português, Álgebra, Química, Física, Francês, Inglês, Botânica e ainda História Geral, Geografia Geral, Grego, Literatura, Música, Oratória, Religião. Tivemos, ainda no curso médio(clássico/científico), aprendizado ao nível da formação universitária de fora! Percebi isso quando saí! Por isso foi-me fácil achar emprego administrativo!!!! Nunca paguei nada pelo estudo no SRSA, assim tenho agradecimento eterno à Congregação Redentorista! Aos meus professores, sacerdotes redentoristas! Formação religiosa e cultural! Entretanto, meu amigo, devo discordar de você.... em momento algum senti-me frustrado....Um dia meu orientador espiritual, Padre Azevedo Toffuli, após 5 anos de colóquios mensais, disse-me: - Você não deve ser padre! Você deve construir uma família! Assim, saí do seminário, constituí uma família e surgiram mais três, filhos, e aguardo ainda mais quatro, netos! Dessa forma coloquei em prática, tanto a minha orientação religiosa, como a cultural! Hoje, no mundo, como dizíamos, trabalho com os mesmos princípios e objetivos que aprendi um dia no seminário! Antônio Ierardi Neto
Li o texto acima, o Sr. Dumas te mencionando como um dos titulares da "Távola Redonda". 
Legal pai ! 
Sou grato por ter tido uma educação exemplar de pai e mãe; e orgulho de ser seu filho. 🙏🏻 
Do meu filho caçula!
Estava lendo a primeira parte, do Sr. Dumas e enquanto lia , pensava exatamente no que você escreveu em resposta! Estamos aqui, neste mundo, para aprender e servir, não importa a quem, aonde ou a forma!! Estes seus anos no seminário foram cruciais para a sua formação e para formação das nossas famílias! ... GRAÇAS A DEUS ... 🙏🏼🙏🏼🙏🏼 Do meu filho do meio!
Que linda mensagem pai! 
Também sou muito grato por ter recebido a benção de fazer parte dessa família! Os netos estão na mesma direção e certamente os bisnetos também seguirão nossos passos. Tudo valeu a pena, graças a Deus! 
Do meu primeiro filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário