sábado, 18 de junho de 2016

RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE - DEUS

PADRE ANTÔNIO CÉSAR MOREIRA MIGUEL CSsR
Eu tenho fé, mas não consigo chamar Deus de meu Pai. Essa palavra, em vez de ajudar, atrapalha a minha relação com Deus. Que devo fazer?
Jesus gostava de chamar Deus de seu Pai e nos ensinou a dizer: Pai nosso, que estais no céu. Usou essa palavra para exprimir a sua experiência de Deus. Jesus sentia Deus como uma pessoa muito próxima dele, fonte de todo o seu ser, em quem podia confiar totalmente, a quem era plenamente fiel e obediente. A coisa que encontrou aqui na terra mais parecida com este Deus foi o pai. A relação entre pai e filho era para ele o que se assemelhava mais à sua experiência de Deus. Para Jesus a palavra "pai" é uma maneira de dizer que Deus nos ama como o melhor dos pais, ou, mais exatamente, muito mais do que o melhor dos pais ama os seus filhos.
Jesus poderia ter usado outras palavras para dizer quem é Deus, porque Deus é maior do que tudo o que podemos imaginar. Nenhuma palavra humana é adequada para exprimir toda a riqueza da vida de Deus. Por isso a Bíblia usa muitos termos para revelar os diversos aspectos de Deus: Senhor, Rei, Salvador, grande, todo-poderoso, justo, santo, misericordioso, fiel, e assim por diante. O apóstolo S.João condensou tudo o que o próprio Jesus revelou sobre Deus na expressão: Deus é amor.
Portanto, o importante é ter uma imagem de Deus correspondente ao que Jesus nos disse, quando falou de seu Pai. Você pode usar outros termos para exprimir a bondade de Deus e o cuidado que ele tem por todos nós. Não sei se é o seu caso, mas já encontrei pessoas que não gostavam de chamar Deus de Pai, porque tinham sido marcadas pela experiência negativa do próprio pai: pais ausentes, prepotentes, violentos, sem compreensão nem carinho. Muitas crianças no Brasil nem sabem quem é o seu pai. É claro que nestes casos a palavra pai evoca lembranças desagradáveis, que não podem aplicar-se ao nosso Deus.
Na Bíblia o amor de Deus é comparado também ao da mãe que não pode esquecer-se de seu filho. Deus é Pai e Mãe. Alguém pode sentir-se melhor imaginando Deus como sua Mãe, ou usando outras imagens que alimentem melhor seu respeito e confiança em Deus. Duas coisas são importantes: primeiro, foi Jesus que nos revelou o verdadeiro rosto de Deus, por isso é o Evangelho que mostra como Deus olha para nós, seus filhos queridos; segundo, nenhuma palavra é capaz de dizer exatamente quem é Deus, porque o seu amor é infinitamente maior do que tudo o que podemos pensar ou imaginar.
Pe. César Moreira, C. Ss. R.
http://www.redemptor.com.br(2009)

EDITORA SANTUÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário