sábado, 9 de julho de 2016

RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE! - A IGREJA ERRA?

PE.JOÃO A. MAC DOWELL S.J.
A Igreja também erra ou errou?
A Igreja é a comunidade dos fiéis, composta de homens e mulheres, como nós, que temos nossas faltas e limites. Mas nesta comunidade nós não estamos sós. Jesus prometeu: "Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos" (Mt 28,20). Ele está presente na Igreja por meio do Espírito Santo: "Rogarei ao Pai, disse Jesus, e ele vos dará um outro Assistente, que fique para sempre convosco; é o Espírito da verdade (...) que permanece junto de vós e está em vós" (Jo 16,17). A esta Igreja, animada por seu Espírito, Cristo confiou a missão de anunciar a sua boa nova a todas as criaturas.
Todos os membros da comunidade, em virtude do seu batismo, podem e devem dar testemunho de sua fé, colaborando com Cristo para a salvação do mundo. Mas alguns são chamados por ele para prestar o serviço especial de pastores do seu povo, promovendo a unidade da Igreja através da transmissão fiel da mensagem, que Jesus lhe confiou. Compete a estes pastores, os bispos e o papa, sucessores dos doze apóstolos, garantir, com a assistência do Espírito Santo, a interpretação correta da palavra de Deus.
Um cristão pode entender mal o que está na Bíblia, por ignorância ou por falta de sintonia com o Espírito de Jesus. Mas a Igreja toda não pode errar, porque estaria traindo a sua missão de ensinar o caminho da salvação. Quando, guiada pelo papa e pelo conjunto dos bispos do mundo inteiro, explica oficialmente o sentido da palavra de Deus e propõe o que deve ser acreditado por todos os fiéis, ela está sustentada pelo Espírito Santo e fala em nome de Cristo que disse: "Quem vos ouve, é a mim que ouve; quem vos despreza, é a mim que despreza" (Lc 10,16).
Mas nem tudo o que dizem o papa ou os bispos da Igreja é automaticamente certo. Eles também, como pessoas humanas, podem errar e erram às vezes nas suas decisões e orientações. Devemos sempre acolher com respeito a palavra de nossos pastores, sabendo que receberam de Cristo uma graça especial para ajudar o povo de Deus na sua caminhada. Mas em alguns casos podemos ter motivos para não concordar, porque também eles nem sempre escutam a voz do Espírito de Deus. Esta fraqueza da Igreja e dos seus pastores não nos deve pertubar, porque é superada pela força do Espírito Santo que está presente nela. Nas coisas básicas, na orientação fundamental dos cristãos, a Igreja não erra nem pode errar: o próprio Cristo a edificou como "coluna e alicerce da verdade", como diz Paulo a Timóteo (I 3,15), encarregada de colaborar com o plano de Deus de salvar todos os seres humanos na comunhão da fé e amor.
João A. Mac Dowell S.J.

EDITORA SANTUÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário