terça-feira, 12 de julho de 2016

RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE! DEUS - I -

Pe. João A. Mac Dowell S.J.
Jesus diz no Evangelho:
"Felizes os que choram"; "Felizes os que são perseguidos por causa da justiça". Então para os cristãos o sofrimento é uma coisa boa?
Não. Nenhuma pessoa normal gosta de sofrer ou ver o sofrimento alheio. Muito menos Deus. A alegria de Deus no novo céu, como diz o livro do Apocalipse, será enxugar toda lágrima de nossos olhos, porque já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque as primeiras coisas terão passado. Os que choram, os perseguidos, são felizes, porque serão consolados. Não é o sofrimento que os faz felizes. Jesus diz que eles são ditosos, privilegiados, porque Deus tem um carinho especial por aqueles que no meio das dificuldades desta vida confiam na sua bondade. A felicidade, para o cristão, não está em sofrer e chorar, mas em esperar e receber a consolação de Deus.O sofrimento, portanto, não é uma coisa boa. Mas pertence à vida. Não podemos eliminá-lo. Podemos, porém, dar-lhe um sentido, tirar proveito daquilo que em si mesmo é negativo. Tudo depende de nossa atitude. A fé, a esperança e o amor, são capazes de transfigurar o sofrimento. De fato, existe uma ligação misteriosa entre sofrimento humano e amor.Quem ama sofre com o sofrimento dos seus amigos, sente pena de todos os que padecem. Esta compaixão, inspirada pelo amor, é fonte de solidariedade efetiva. Quem ama também está pronto a sacrificar-se pelos seus, a perder qualquer coisa, até a própria vida pelo bem deles. O sofrimento por amor é sempre luminoso. É o amor que dá sentido ao sofrimento. Ele transforma as trevas em luz, o tormento da cruz em salvação da humanidade.O nosso sofrimento deixa de ser um escândalo inútil, quando pela fé e pelo amor nos unimos à CRUZ DE JESUS. Ele, sendo inocente, padeceu por nosso amor, morreu por nós, em nosso lugar, em nosso favor, para livrar-nos da morte eterna. Assumindo o sofrimento, ele o destruíu, garantindo para todos os que creem a vida em plenitude. Também o nosso sofrimento, vivido no Espírito de Jesus, torna-se redentor, fonte de vida e salvação para toda a família humana.Não é o sofrimento que salva. A salvação é fruto do amor, como comunhão de vida com Deus e com os outros. Mas, para salvar a humanidade do pecado e de suas conseqüências funestas, o amor tem de assumir toda a realidade humana. Não há salvação sem cruz, nem ressurreição sem paixão e morte. "Quem quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me", diz o Senhor. (João A. Mac Dowell S.J.)
EDITORA SANTUÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário