segunda-feira, 29 de maio de 2017

MISSIONÁRIO NA ETERNIDADE - AUTOBIOGRAFIA

O Pe. Hélio Libardi passou no mês de abril de 2011 por uma cirurgia do coração. Depois de várias tentativas para fechar o corte, com novas internações no hospital e na UTI, ele não resistiu e faleceu à tarde do dia 30 de maio de 2011. Rezemos pelo seu descanso. Que Deus o tenha na Glória!
Estamos publicando abaixo o que tinha escrito sobre sua vida e sua vocação

PE. HELIO DE PESSATO LIBARDI

Nasci em Tietê. SP, no Bairro Pederneiras, aos 06 de abril de 1941. Filho de João Libardi e de Herminia de Pessato Libardi. Somos treze irmãos: 10 mulheres e três homens. Sou o número 08. Nossa família é da roça, depois se mudou para a cidade. Sempre tivemos contato com padres, fomos muito religiosos. Tenho urna irmã freira franciscana. Fui cordígero (franciscaninho) e acabei sendo redentorista. Nossa casa sempre foi um lugar para todos; passaram por lá mais de 6 pessoas que mamãe recolhia para ajudar nos estudos. De nossa família só estudou quem teve coragem de enfrentar sozinho a vida; outros quiseram, mas não puderam estudar por causa do trabalho; mamãe ficou viúva e tinha a criançada em casa para acabar de criar.
Estudei em Aparecida, onde entrei para o seminário com 11 anos. Foi minha primeira viagem sozinho e, primeira vez que fiquei fora de casa: muita saudade, muito choro escondido, muita vontade de largar tudo, mas cheguei até hoje. Tive dificuldades nos estudos, porque moleque de roça não gosta de ler, prefere uma enxada a um livro. Nosso tempo de seminário foi difícil, tradicional, sem ver a família, muita disciplina, mas consegui atravessar.
Minha ordenação foi em Tietê, no dia 0l de janeiro de 1967, depois de fazer filosofia e teologia em Tietê e São Paulo.
Depois fui trabalhar na formação no seminário de Tietê por uns 10 anos. Durante o trabalho na formação trabalhei também com os cursos do TLC, Renovação Carismática, cursos de noivos e nas capelas rurais: foi uma loucura. Isso, porém me ajudou depois nas missões populares.
Fui transferido para as Missões; fiquei Provincial dos redentoristas da Província de São Paulo por dois mandatos, isto é, 06 anos; voltei para as Missões até este momento. Das experiências pastorais nasceram alguns livros que escrevi numa linguagem bem popular: A coleção GENTE PEQUENA e alguns voluminhos na coleção RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE.
Sou feliz em ser redentorista e missionário. Acho que tudo o que custa, traz depois muitas alegrias e firmeza. Sou agradecido a Deus pelo que aconteceu em minha vida. Convido vocês a se consagrarem a Deus e aos outros, vocês serão felizes também!


Caro Irmão Ierárdi, boa tarde. Muito grato pela gentilidade e pela preciosidade do vídeo. Ao Pe. Libardi tiramos o Chapéu, e que possa nos olhar de Cima e nos guiar como na Fala que acabamos e ouvir e assistir. Abraços pra Você e Família. José Vicente Naves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário