sábado, 20 de maio de 2023

PADRE LIBÁRDI - RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE - BATISMO - PARTE IV -

Pe.Hélio De Pessato Libárdi(+) 
Redentorista na Paz do Senhor 
É válido o batismo em outras Igrejas? 
Encontramos dificuldades com os que foram batizados em outras Igrejas, e a falta de conhecimento faz com que se fale em batizar de novo quem já foi batizado validamente. O Direito Canônico diz: “Aqueles que foram batizados em comunidade eclesial não-católica não devem ser batizados sob condição... a não ser que haja séria razão para duvidar da validade do batismo” (Cân. 869 § 2). I. Diversas Igrejas batizam validamente. No Brasil foi feita uma pesquisa sobre o modo de conferir o batismo nas comunidades acatólicas atuantes, e o Secretariado Nacional de Teologia concluiu que muitas Igrejas batizam validamente. 
São elas: 
a) Igrejas orientais (Ortodoxas que não estão em comunhão plena com a Católica Romana, das quais, pelo menos seis estão no Brasil). 
b) Igreja Vétero-católica 
c) Igreja Episcopal do Brasil (Anglicano) 
d) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
e) Igreja Evangélica Luterana do Brasil 
f) Igreja Metodista II. 
Há Igrejas que embora não justifique nenhuma reserva quanto ao rito batismal prescrito, contudo, devido à concepção teológica que têm do batismo, alguns pastores, segundo parece, não manifestam urgência em batizar ou em seguir exatamente o rito batismal prescrito. Também nesses casos, quando há garantias de que a pessoa foi batizada segundo o rito prescrito por essas Igrejas, não se pode rebatizar nem sob condição. 
São as seguintes: 
a) Igreja Presbiteriana 
b) Igreja Batista 
c) Igreja Congregacionista 
d) Igreja Adventista 
e) A maioria das Igrejas Pentecostais (Assembléia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Deus é Amor, Igreja Evangélica Pentecostal “O Brasil para Cristo”).
III. Há Igrejas de cujo batismo se pode duvidar prudentemente e, por esta razão, requer-se, como norma geral, a administração de um novo batismo, sob condição.
São essas: 
a) Igreja Pentecostal Unida do Brasil 
b) Igreja Brasileira IV. 
Com certeza, batizam invalidamente: 
a) Testemunhas de Jeová (negam a fé na Trindade). 
b) Ciência Cristã (o rito que praticam tem matéria e forma certamente inválidas). c) O mesmo se pode dizer de certos ritos que, sob o nome de batismo, são praticados por alguns grupos religiosos não-cristãos, como a Umbanda. 
Para provar a administração do batismo, basta a declaração de uma testemunha insuspeita ou o juramento do próprio batizado, se recebeu o batismo em idade adulta (cf. Cân. 876). 
DO LIVRO: 
RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE
EDITORA SANTUÁRIO 
Pe. Hélio Libardi, C.Ss.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário