sexta-feira, 12 de maio de 2023

PADRE LIBÁRDI - RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE - BÍBLIA -

Pe.Hélio de Pessato Libárdi(+)
Redentorista na Paz do Senhor
A Bíblia é a única fonte de fé? 
O fundamentalismo leva sempre à radicalização. A descoberta da Bíblia por parte de grupos religiosos leva ao extremo apego à letra, à palavra como a única fonte de fé. A Bíblia é experiência de um povo, de uma comunidade, experiência da descoberta de Deus, de Jesus. Essas experiências foram trabalhadas, vividas e escritas tantas vezes após longo tempo de transmissão oral. Há todo um trabalho que pode ser comparado ao da descoberta da revelação de Deus na Bíblia. Ela traz tudo o que era necessário para nossa salvação e para nos inspirar a construir nossa história no tempo de hoje. Mas a Bíblia não é a única fonte de fé. Muita coisa não foi escrita do que aconteceu com Jesus; essas coisas foram guardadas na memória do povo e foram transmitidas ao vivo de pessoa para pessoa ou nas pregações nas primeiras comunidades. Todo esse conjunto de verdades que completam a Bíblia nós conhecemos através da tradição. Por isso, a tradição consiste também em uma fonte de fé em consonância com a Bíblia. A tradição nunca vai contradizer a Bíblia, mas completa e ajuda a compreendê-la. Da maneira que a Bíblia foi escrita, após longo tempo e há muito tempo, temos dificuldade em entender e descobrir verdades reveladas por Deus. Para isso há os estudiosos que, sob orientação da Igreja, vão aprofundando-se no estudo dos textos bíblicos e através do estudo comparativo dos costumes e de textos paralelos nos dão uma nova versão ou compreensão dos textos bíblicos. Não entendemos os evangelhos sem um estudo do tempo de Jesus, dos costumes e tradições dos judeus. A Igreja orienta os estudos, as pesquisas religiosas. Ela recolhe o consenso do povo a respeito de uma verdade. Ela orienta para a correta leitura e interpretação das escrituras. Isso se faz através do que chamamos “Magistério”, que para nós é mais uma fonte de fé. Essas três fontes completam-se na apresentação da doutrina de Jesus, num cuidado muito grande pela conservação da integridade da fé. Há necessidade de uma docilidade muito grande por parte do Magistério da Igreja e dos estudiosos para a ação do Espírito Santo. Segundo Jesus, o Espírito Santo ensinar-nos-ia toda a verdade e o sentido do próprio Jesus. Ninguém de nós é depositário total das verdades da fé, mas todos nós, movidos pelo Espírito Santo, podemos ajudar nos estudos e discernimentos. O culto da palavra é tão perigoso como o culto desordenado de imagens. Temos sempre de evitar radicalizações. Pe. Hélio Libardi, C.Ss.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário