segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

ELES VIVERAM CONOSCO - PE. GUY BARRETO RIBEIRO CSsR

PE. GUY BARRETO RIBEIRO CSsR
+2 de FEVEREIRO 1972 
Irmão dos PP. Gil e Ney Barreto Ribeiro. Nasceu em Goiatuba - GO a 28 de janeiro de 1940, professando na C.Ss.R. em 1958. Estudou em Tietê, e foi ordenado a 27 de junho de 1964. Passou depois a trabalhar como professor no Pré-Seminário de Campinas, (GO) e, em 1972, estava em Brasília, como Vigário da nossa Paróquia. Num desastre de automóvel, dia 25 de janeiro de 1972, em São Paulo, sofreu fratura de crânio. Levado imediatamente para o Hospital das Clínicas, permaneceu em estado de coma até o dia 2 de fevereiro, aniversário de sua Profissão. Nesse dia faleceu, com apenas 32 anos de idade, e sete de sacerdócio.
CERESP
Centro Redentorista de Espiritualidade - Aparecida-SP
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam)
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsRPe.
Flávio Cavalca de Castro CSsR
Estudamos juntos no Santo Afonso, era uma turma abaixo da minha, chegou no Colegião no início de 1951, fomos bons amigos. Lembro-me de uma característica sua, lavava as mãos muitas vezes ao dia, era extremamente escrupuloso e avesso a micróbios, abria as maçanetas, principalmente as dos banheiros, com os cotovelos. Nasceu em Goiatuba, mas morou e se considerava de Morrinhos, terra de seu pai Antonio Cândido, muito amigo de meu sogro. Estive com ele, pela última vez, em Tietê, em 1959, quando contei-lhe que estava nomeado para tomar posse no Banco do Brasil em Morrinhos, ficou feliz e elogiou muito a cidade, confesso que exagerou um pouco, mas fui para lá e me casei com a filha de um dos maiores amigos de sua família. Alexandre Dumas

ELES VIVERAM CONOSCO - Pe. Francisco Neves CSsR

Pe. Francisco Neves CSsR 
+ 02 de Fevereiro 2008 
Nasceu a 05.07.1923, em Santo André SP. Eram seus pais : Sátiro Marcelino Gomes e Maria Aparecida Fonseca. Morou e cresceu em São Bernardo SP. Entrou para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida SP, a 05.01.1938, terminando o curso em dezembro de 1944. Em 1945, em Pindamonhangaba SP, fez o Noviciado. Aí fez a Profissão Religiosa na CSSR, a 02.02.1946. O Seminário Maior foi feito em Tietê SP, no Seminário Santa Teresinha. Aí fez a Profissão Perpétua a 02.02.1949. Foi Ordenado Sacerdote, em Tietê SP, a 27.12.1950, por Dom José Carlos de Aguirre, Bispo de Sorocaba SP. Celebrou sua Primeira Missa Solene em Santo André, a 06.01.1951. Deixou o Seminário Maior em janeiro de 1952, iniciando sua Vida Apostólica como Prefeito do Seminário São José, em Goiânia. Em 1956, deixou o cargo de Prefeito, para ser o Diretor Espiritual do Seminário, onde ficou até agosto de 1962. Em 1962, no segundo semestre, veio para Aparecida para trabalhar na Pastoral com os romeiros. Em 1963 foi transferido para a Penha, em São Paulo. No segundo semestre morou em Araraquara. No primeiro semestre de 1964, no Jardim Paulistano, em São Paulo, fez o IIº Noviciado, preparando-se para as Missões Populares. No segundo semestre voltou para Araraquara. Em 1965, voltou para o Seminário São José, como Diretor Espiritual Em julho de 1967 foi nomeado Pároco da Paróquia de Trindade GO. Em 1970 foi transferido para Rubiataba GO, onde exerceu o cargo de Vigário Geral da Diocese e Coadjutor da Catedral, apenas por 5 meses. Depois disso morou em Iporá GO, Jandaia GO, São Luiz dos Montes Belos GO (Vigário da Catedral), auxiliando onde foi possível. Em novembro de 1972, foi transferido para Aparecida para a pastoral com os romeiros. Em março de 1974, voltou para Trindade GO. Na ocasião foi Pároco de Bonfinópolis. Em agosto de 1976, foi nomeado Pároco da Paróquia de São Cristóvão, em Campinas, Goiânia. Em dezembro de 1981, foi nomeado Pároco de Trindade GO. Em outubro de 1983, foi nomeado Pároco da Paróquia de Santo Antônio, de Piracaia SP, Diocese de Bragança Paulista SP. Estava adscrito à Casa Provincial da Avenida Angélica. Em maio de 1985 foi morar em São João da Boa Vista, ajudando na Igreja do Perpétuo. Em fins de 1985 e 1986 fez tratamento de saúde em Goiânia, morando em Campinas. No segundo semestre de 1986, junto com o Pe. Tito, aceitou a Paróquia de Nova Veneza, na Diocese de Anápolis GO.

domingo, 1 de fevereiro de 2026

JUBILARES, CONSAGRADOS E LEIGOS!

Os familiares dos jubilares da Congregação do Santíssimo Redentor, dos nossos conhecidos e estimados padres redentoristas, vivem neste dia 1º de fevereiro de 2026 um momento de festa profundamente emocionante. 
Trata-se de uma celebração marcada pelas histórias de superação dessas famílias, que acompanharam a caminhada de seus filhos na vida religiosa, muitas vezes iniciada ainda na infância. Como recorda o Evangelho, “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16), palavra que ilumina e dá sentido a cada vocação hoje celebrada. 
São muitas as histórias de vida e incontáveis os motivos de gratidão pelas graças recebidas ao longo desse percurso. Deus relembra, na missão confiada à Igreja, o caminho percorrido por Jesus, que foi às regiões mais humildes, mais devotas e até mais pobres para chamar aqueles que caminhariam de forma ainda mais dedicada à Missão.
As famílias dos jubilares guardam viva a memória do dia em que viram esses filhos partirem de casa, quando muitos ainda eram crianças, e hoje os celebram como jubilares, reconhecendo que cada vocação amadurecida traz consigo a marca do amor familiar, da oração perseverante e da confiança em Deus. 
A Congregação do Santíssimo Redentor, ao longo dos séculos, tem o mérito de formar e acompanhar milhares de famílias. 
O conceito de família é intrínseco à vida redentorista, sustentada pelo apoio da Família dos Devotos e pela gratidão permanente da Família Leiga Redentorista, formada por tantos homens e mulheres que também beberam na fonte da espiritualidade e da educação afonsiana. 
Parabéns a todos os familiares. 
Esta celebração é também de vocês. 
Pedro Luiz: 
“Por Trás de Cada Vocação, Uma Família”

ALEGRIAS E CINZAS

Se não presto atenção, vou transformar a vida numa pequeno absurdo. 
Vou dizer que nossa alegria é tão volátil, fugaz como a luz da tarde. 
Como Terça-feira de Carnaval, flor que fenece na Quarta-feira de Cinzas. 
Essa, porém, não é a mensagem de Jesus. 
A alegria é boa, os pequenos prazeres são dons do Pai, que preciso receber em mãos agradecidas. 
E se, no vai-e-vem da vida, a tarde chega antes do esperado, não é castigo, é para o sono de criança que me prepara para o dia seguinte, para nas alegrias de agora pressentir a alegria de sempre. 
Preciso aprender a viver a vida, como se fosse semana só de dois dias, 
Terça e Quarta, que não destoam nem impedem na vida a alegria que paga a pena procurar. 
Boa Quaresma para você.

ELES VIVERAM CONOSCO - IR. ANTÔNIO (GERALDO DE OLIVEIRA)CSsR

IR. ANTÔNIO CSsR 
(GERALDO DE OLIVEIRA)
+1 de FEVEREIRO  1969 
Tinha de ser Antônio Geraldo, pois nasceu a 16 de outubro de 1932, em Guaratinguetá. Pequeno, pálido e tímido — era a sua moldura, quando se apresentou em Pinda, pedindo ser admitido como Irmão leigo. Foi aceito, recebendo o hábito C.Ss.R. a 1º de fevereiro de 1945. Após a profissão, trabalhou em nossas casas da Penha, Araraquara, Tietê e Aparecida. Desde o noviciado mostrou-se muito esforçado para aprender, e ser útil à Congregação. Pôde, por isso, trabalhar como cozinheiro e costureiro, resolvendo muitos problemas da indumentária dos confrades. De compleição fraca, era assíduo no trabalho, atencioso com todos, ao mesmo tempo que recolhido e piedoso. Teve, certo dia, uma idéia original; conhecendo o folheto “Hora Santa sobre o Sacerdócio” pediu ao superior da casa que escrevesse também uma “Hora Santa sobre o Trabalho”. Infelizmente, até hoje, essa Hora Santa não foi escrita. Tendo ido passar uns dias de férias em nossa casa de Caraguatatuba, foi, como já fizera em outras ocasiões, tomar banho na praia Baraqueçaba. Após o salto de uma pedra sobre à água, não voltou mais à tona. Faleceu, não de uma fratura de crânio, como a princípio se pensou, mas de uma congestão. Dia 1º de fevereiro de 1969. Antes de sair, rumo à praia, fizera seus exercícios da tarde, completando-os com a recitação do terço. “Rogai por nós na hora da nossa morte!”
CERESP
Centro Redentorista de Espiritualidade - Aparecida-SP
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam)
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsR
Pe.Flávio Cavalca de Castro CSsR