quinta-feira, 25 de junho de 2026

ELES VIVERAM CONOSCO - JOÃO GEIGER - ANTIGO SEMINARISTA

*26 de Dezembro de 1935
+25 de Junho de 2020
Comunico aqui que, João Geiger partiu em 25/06/2020! Muita gratidão aos amigos que aqui estão! Ele prezava muito a amizade e a alegria! Sua memória permanecerá sempre em todos nós!!
De seus filhos, Susana, Renato,Ester 
e sua esposa Neolza! 
João Geiger nasceu em 26/12/1935, filho de Francisca e Paulo, húngaros descendentes de alemães. Morava em São Paulo, capital. Iniciou seus estudos aos 12 anos no seminário Redentorista de Aparecida, lá permanecendo até os 17 anos sempre conservando a fé e a devoção à N. Senhora. 
"O João e eu nos conhecemos na igreja N.S. da Penha, ele era Congregado Mariano e eu Filha de Maria. Depois de algum tempo passamos para Legião de Maria que estava se iniciando naquela época. Começamos a namorar e após algum tempo, como ele demonstrava uma postura piedosa, um dos padres o convidou para voltar ao seminário para 'testar a sua vocação'! Ele aceitou (na época estava com cerca de 23 anos). Ficou lá apenas 01 mês, voltou e resolvemos ficar noivos, casando em 27/05/1961, na Igreja N.S. da Penha. Tivemos 03 filhos e 04 netos." 
Trabalhou em algumas empresas entre as quais a Olivetti do Brasil, onde se aposentou! 
Atuou no Mov. Familiar Cristão com os casais; deu aulas de Crisma; ministrou curso de noivos; foi Ministro da Palavra e Eucaristia e trabalhou na Curia em São Miguel Paulista, São Paulo, na gestão de D. Fernando Legal. 
Cursou Teologia no Instituto de Teologia de São Miguel Paulista, com duração de 02 anos.
Em casa ele sempre foi aquele que consertava tudo. Cultivava horta, adorava plantar, gostava de animais! Fazia artesanato (porta-chaves, porta-bíblia, etc), sempre com muito capricho, que adorava presentear! Gostava de escrever poemas para os filhos, netos e amigos! Prezava muito as amizades, era muito alegre e adorava conversar pelo telefone e pelo computador no facebook! Assistia à missa na TV Aparecida diariamente! Sempre lembrava do tempo do seminário com saudades! Tinha problemas pulmonares crônicos que com o tempo foram se agravando. 
Foi hospitalizado e veio a falecer em 25/06/2020 aos 84 anos. 
Deixará saudades sempre!
Esposa: Neolza Tiziano Geiger
Tenho ótimas lembranças de sua atenção e parceria na Comunidade N.S.Aparecida em Vila Granada, com Padre Alfieri, Padre Chico e Padre Ticão. Deus abençoe sua alma e conforte família e amigos.Osvaldo Valente Filho
Meu Deus, que notícia triste ! Era meu especial amigo, convivemos no seminário, tem uma história bonita em sua passagem por lá. Contou-me que, após alguns anos de sua saída, pediu autorização para voltar e tentar reencontrar sua vocação. Não deu certo, mas nunca se desligou de seu passado, perseverou no seu amor pela congregação redentorista. Recentemente, estivemos em Aparecida para rever nossos amigos comuns, Gervásio, Camilo, Clayton e outros, demos muita risada, ele se sentia em casa. Ele está fazendo festa no céu e cantando o Dulcíssima Esperança, reencontrou finalmente sua turma, garanto que vai pedir para tentar mais uma vez. Descanse em paz, meu querido e sempre amigo, algum dia nós nos veremos novamente. Alexandre Dumas
Olha aí, gente, o Gervásio, Viana, eu, o Geiger e sua filha no refeitório do Convento da basílica. Foi a última que nós nos vimos. Geiger, meu colega de seminário, morreu, faz quatro dias, uma perda irreparável.Alexandre Dumas Pasin de Menezes 
Obrigada pela lembrança Ierardi. Era muito bom conversar com ele. Vai fazer muita falta pela sua alegria.Acho que o sorriso era a marca registrada dele. Em todas as fotos ele está rindo!!!!Diva Maria Hernandes
Vejam só o Gervásio , o Viana e o Geiger, os três da mesma turma, eu era um ano abaixo, foi uma festa de recordações, cantei o Salve Regina, rezei a Ave Maria em grego, vieram outros irmãos. Na saída, o Geiger comentou que eu fui importante na festa, retruquei que ele promoveu a festa.Alexandre Dumas Pasin de Menezes
Meu colega de sala. Trocávamos piadas no recreio. Pingue pongue... Saudades. Santas lembranças. C.Ss.R. Pacheco... Gervásio... Daniel Tamassia... Copetti... Bianor... Será que o Garcia ainda é vivo ? Eu, parece que ainda sou... João de Deus Rezende Costa
Caro colega, quando saí do SRSA, dezembro de 1962, encontrei na Penha de França, aqui em São Paulo, um escritório de advogados...todos, eram 3, antigos seminaristas do Santo Afonso: Dr.Orlando de Lucca, que foi o primeiro e único presidente da UNITAS, que tinha como escopo a união dos seminaristas egressos do SRSA. Lá estava o Dr.Rocha, vulgo Rochinha, que foi colega do nosso amigo Dumas e, enfim, o Dr.Garcia, que até me deu uma ajuda quando tive de recorrer de um pagamento de multa por saída do imóvel antes do tempo! Há alguns anos, ca.de uns 6, fui atrás dessa turma e lamentavelmente não tive sucesso. Estive, naquela ocasião, a trabalho no escritório e era secretário da UNITAS. Assim, neste momento azado, vamos convocar a memória dos mais antigos, especialmente do Alexandre Dumas, para podermos, sobre responder sua pergunta, também rememorar a presença dos demais colegas daquele escritório! Um abraço! Antônio Ierárdi
Pois é, Ierardi, a morte do Bianor foi relativamente recente, acredito que já faz uns três anos, ou mais... foi deputado estadual, isso mesmo? Eu estou com 85, ainda lúcido, graças a Deus, projetando a edição de um livro, para final de julho. De saúde, estou ótimo, até mesmo melhor que os filhos. Não bebo, não fumo, não como carne... faço caminhadas. Adoro interagir com vocês, da Uneser. Um grande abraço, meu grande amigo. Meu livro vai se chamar = Gramática Humorística da Língua Portuguesa. Pelo título, você já deve fazer uma ideia da besteirada que vai ter no conteúdo, né ? k k k k Aquele abraço.João De Deus Rezende Costa
Caros amigos egressos do Santo Afonso, os mais próximos e com quem divido minhas lembranças, confesso que , embora da turma abaixo, sempre fui mais próximo desse grupo do Bianor, Pacheco, Resende, Tamassia, Neri, Geiger, Garcia, Gervásio. Os que ainda estão vivos, tenho certeza que somente o Pacheco, o Gervásio e o Viana, o Pedrotti, Rodolfo, Clayton, Bertanha, Werner, Pelaquim, Turler, o Carlinhos, bispo, Alonso, Celso e Guido Plents, e algum outro perdido no mundo. O Garcia, Rochinha, Godoi, Getúlio, Vilhena, Valdir, Natal, os paraguaios, Germano e outros, não tenho mais notícias. Vivas estão nossas lembranças, vivos estamos nós, rezando e implorando fé, esperando o prometido.Alexandre Dumas Pasin de Menezes

quarta-feira, 24 de junho de 2026

ELES VIVERAM CONOSCO - PE. JOSÉ RIBOLLA CSsR

PE. JOSÉ RIBOLLA CSsR
+24 de JUNHO2002 
Nasceu dia 08 de setembro de 1917 em Taquaritinga SP, no Bairro Itagaba. Pais: Lino Ribolla e Amabile Cavazzine. É o primeiro filho do casal. Completou o 1º grau em Taquaritinga. Estava cursando a Escola de Comércio, quando em 04.06.1937, com 20 anos de idade, entrou para o Seminário S. Afonso, em Aparecida. Aí completou o Seminário Menor em 1940. Em 1941 fez o Noviciado em Pindamonhangaba, onde dia 02.02.1942 fez a Profissão Religiosa na C.SS.R. O Seminário Maior foi feito em Tietê onde fez a Profissão Perpétua em 02.02.1946. Foi Ordenado Sacerdote em Tietê no dia 06.01.1947, por D. José Carlos de Aguirre, Bispo de Sorocaba SP. Celebrou sua Primeira Missa solene em Taquaritinga, em 12.01.1947. Deixou o Seminário Maior em janeiro de 1948, começando seu apostolado como Vigário Cooperador da Paróquia de N.S. da Penha, em S.Paulo SP, onde ficou um ano. Em 16.01.1949 foi transferido para o Seminário Sto. Afonso, em Aparecida, como Prefeito e Professor. Em 24.10.1950 foi nomeado Diretor do Seminário S.Afonso. Foi durante seu Diretorado que houve a mudança do Seminário S.Afonso, do Colegião (Casa de Nossa Senhora) para o prédio novo. Com a nomeação do Provincial, Pe. Antonio Macedo, para Bispo Auxiliar de S.Paulo, em 09.06.1955, Pe. José Ribolla foi nomeado Provincial da Província de S. Paulo, cargo que ocupou até 31.12.1969, por quase 15 anos. Durante seu Provincialado foi construído o Alfonsianum, o IRES, Instituto Redentorista de Estudos Superiores, na Rodovia Raposo Tavares. Foi inaugurado em 02.08.1966. Mais tarde, como Ecônomo Provincial, ele o vendeu. Em 05.01.1967, ele entregou à Arquidiocese de S.Paulo a Paróquia e Santuário de N.S. da Penha, onde os Redentoristas estavam desde 05.03.1905. Igualmente foi ele quem vendeu a Casa de Pindamonhangaba, então Noviciado (06.08.1966). Deixando o cargo de Provincial, foi nomeado Ecônomo Provincial, cargo que ocupou até fins de 1984. Continuou como Vice- Ecônomo até dezembro de 1996. Trabalhou muito com os Cursilhos de Cristandade, dirigindo centenas deles. Trabalhou em Encontros de Casais, jovens, agentes pastorais, etc. Grande palestrista, pregou muito pelo Brasil todo. Em março de 1987 tomou posse como Assessor Nacional do Movimento dos Cursilhos, ficando no cargo até fim de 1991. Nos últimos tempos, dedicouse ao apostolado da pena, tendo escrito cinco livros: “O plano de Deus”, “Os sacramentos trocados em miúdo”, “O jeito de Jesus de Nazaré”, “O jeito de Maria de Nazaré” e “Coisas da fé”. Todos livros de formação teológica popular. Dia 02.02.1992 celebrou, em Tietê seu Jubileu de Ouro de Profissão Religiosa na CSSR. Em 06.01.1997 celebrou seu Jubileu de Ouro de Sacerdócio. Fisicamente parecia estar bem, mas sua cabeça já não era mais a mesma! Dia 02.02.2002 celebrou seu Jubileu de 60 anos de Vida Religiosa. Faleceu dia 24.06.2002 na Santa Casa de Guaratinguetá, onde há vários dias estava internado na UTI. Foi sepultado em Aparecida, no mesmo dia, após a missa de corpo presente, às 15 horas, na Basílica Nova. Estava com 84 anos de idade, 60 anos de Vida Religiosa e 55 anos de Sacerdócio.
CERESP
Centro Redentorista de Espiritualidade
Aparecida-SP
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam)
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsR
Pe.Flávio Cavalca de Castro CSsR
MINHAS PRECES POR ELE....  MUITO HUMILDE CONHECI PESSOALMENTE.... PARECIA UM CAIPIRÃO.... SANTO... VOU REZAR POR ELE.....  QUASE FOI ELEITO VIGARIO GERAL DOS REDENTORISTAS EM ROMA..... SERA QUE ME ENGANO? CONHECI ESSE GIGANTE REDENTORISTA.... era para ser eleito em ROMA VIGARIO GERAL DA CONGREGAÇÃO... foi eleito recusou em sua humildade...e no mesmo escrutinio foi eleito o não menos GIGANTE PE. ARIOVALDO AMARAL.... SIMPLICIDADE QUE IMPRESSIONAVA.... ABRAÇOS E MINHAS PRECES. NELSON DUARTE(+)

É sempre bom ler e relembrar a história do padre Ribolla, chegamos juntos em 1949 no Colegião, ele professor e eu novo seminarista, foi prefeito e diretor , saiu em 1955, poucos meses depois, eu deixei o seminário, convivemos por quase sete anos. Acredito que, se ele continuasse, teria me segurado, pois acreditava muito em mim e eu me apoiava sempre em suas palavras.
Alexandre Dumas Pasin
Foi nosso pe. Provincial no início da década de 60. As vezes aparecia por aquelas bandas do seminário. Que esteja em paz. Vágner Gaspar

ELES NOS PRECEDERAM - IR. EMERANO (JORGE HOPF)CSsR

IR. EMERANO (JORGE HOPF)CSsR 
+24 de JUNHO 1938 
Nasceu em Aschen (Alemanha) e desde que chegou ao Brasil, passou a trabalhar em Goiás, onde terminou seus dias. De família pobre, teve de empregar-se ainda garoto, para auxiliar os pais. Piedoso, não perdia sua missa aos domingos; e, já idoso, repetia frases e trechos de sermões que ouvira nos seus tempos de criança. Como bom bávaro, às tardes de domingo assistia à reza, e depois ia tomar a sua cerveja com os amigos. Mas, à hora de voltar para casa, ninguém o segurava; era sério, e cumpridor dos seus deveres. Tinha já os seus trinta anos quando conseguiu ingressar na C.Ss.R. Como não conhecia nenhum oficio, contentava-se em auxiliar seus colegas de noviciado em tudo o que podia. Professou em 1902, oferecendo-se depois para vir trabalhar no Brasil. Embora com muito medo das onças, cobras e índios, aqui chegou em agosto de 1909. Ficou logo encantado, vendo que o Brasil não era aquilo que lhe haviam pintado na Europa. Após alguns meses em Aparecida, foi para Goiás de onde não saiu mais. Após quinze anos de Brasil, podendo viajar para a Europa, em visita aos seus, renunciou a essa regalia, pedindo apenas para visitar as casas do Estado de São Paulo. Foi a única vez que saiu de Goiás, revendo seus confrades de Araraquara, Penha e Aparecida. Voltando a Goiás, lá continuou a viver como sempre, no trabalho e na oração. De uma simplicidade encantadora, Irmão Emerano era a alegria de todos, com sua caridade sempre atenta aos confrades, com seu profundo espírito de oração e impressionante humildade. Sempre recolhido, passava o dia recolhido trabalhando no jardim ou na chácara. Aos domingos não perdia nenhuma das missas, e ainda passava horas na capela, rezando sempre em seus arqui-velhos devocionários. Foi por isso que ganhou o apelido de “Irmão dos livros de oração”. Como sacristão em casa, era todo desvelo para manter a capela sempre em ordem e bem adornada. Sentiu muito quando, já no fim da vida, precisou deixar esse ofício para outro. Idoso, com o fígado e rins atacados, Irmão Emerano começou a se definhar aos poucos. Experimentou alguma melhora, após receber a Unção dos Enfermos, conseguindo visitar, às vezes aquela sua horta que tanto estimava. Mas, acamado e sem forças, viu chegar a sua hora com a maior tranqüilidade. Faleceu a 24 de junho de 1938. Profundamente agradecido aos Superiores, por tudo o que recebera da Congregação, ao ser ungido para morrer, após cada unção ele ainda soube agradecer, dizendo humildemente ao Sacerdote: Deus lhe pague!
CERESP
Centro Redentorista de Espiritualidade - Aparecida-SP
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam)
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsR
Pe.Flávio Cavalca de Castro CSsR

ELES VIVERAM CONOSCO - Pe Affonso João Mattye CSsR

No domingo, dia 24 de junho de 2012, em meio às comemorações de São João Batista, padroeiro de Montenegro, uma notícia entristeceu a comunidade católica do município. Uma nota oficial da Diocese de Montenegro foi divulgada informando o falecimento do Padre Affonso João Mattye, aos 80 anos. O sacerdote comandou a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Timbaúva, em Montenegro, de 1994 a 2009.
A seguir a nota oficial da Diocese, assinada pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo De Conto. 
Dom Paulo Antonio De Conto, bispo da Diocese de Montenegro, comunica, com pesar, o falecimento do Pe. Affonso João Mattye, com a idade de 80 anos, ocorrido na madrugada do dia 24 de junho, em decorrência de um AVC.
Padre Affonso nasceu aos 28 de março de 1932, em Saldanha Marinho. Formou-se em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Santa Teresinha, em Tieté, São Paulo.
Em 25 de janeiro de 1956, também em São Paulo, recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos de Dom José Carlos de Aguirre.
Padre Affonso pertencia à Congregação do Santíssimo Redentor, tendo exercido o cargo de Provincial da referida Congregação.
Em 1976, transferiu-se para o clero da Arquidiocese de Porto Alegre, onde exerceu uma profícua caminhada sacerdotal.
Em 1976: vigário paroquial da Paróquia das Dores em Porto Alegre
Em 1983: vigário econômico da Paróquia São Miguel em Porto Alegre
Em 1984: pároco em Santo Amaro
Em 1985: pároco da Paróquia de Navegantes em Porto Alegre
Em 1986: administrador Paroquial da Paróquia São Miguel em Porto Alegre
Em 1987: pároco da Paróquia São José em Barra do Ribeiro
Em 1989: pároco da Paróquia Santa Rosa em Porto Alegre
Em 1993: vigário Paroquial da Paróquia Santa Ana em Porto Alegre
Em 1994: pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Montenegro
Com a instalação da Diocese de Montenegro, Pe. Affonso foi incardinado na nova diocese e continuou no cargo de pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Em 2009, foi nomeado vigário paroquial da Paróquia São José, de Roca Sales, onde veio a falecer.
Em nome do Bispo e em nome de todo o Presbitério de Montenegro, registramos os mais sentidos e sinceros pêsames aos familiares e amigos do Pe. Affonso, na certeza e na convicção de que sua trajetória sacerdotal muito contribuiu para o bem do Povo de Deus.
Montenegro, 24 de junho de 2012
Dom Paulo Antonio De Conto
Bispo Diocesano de Montenegro.
Pe Affonso João Mattye CSsR
+24 DE JUNHO 2012
Nascido a 5.4.1932, foi automaticamente incardinado à Arquidiocese de Porto Alegre após vencerem os 5 anos regulamentares de "Exclaustração praevio experimento", em 09.09.1982
Nascido em Saldanha Marinho RS, estudou em Aparecida e Tiete. Após a ordenação foi professor no Santo Afonso (Aparecida) e Menino Deus (Passo Fundo). Por 2 períodos foi  o 2º provincial da nova província de Porto Alegre. Por problemas pessoais e estruturais , pediu a exclaustração, durante a qual foi pároco das "Ilhas do Guaíba" de Porto Alegre, periferia alagadiça e pobre e problemática. Assumiu, ao depois, a paróquia do Coração de Jesus na periferia de Montenegro RS. Com a criação desta diocese, foi transferido a Roca Sales RS. Dia 22.06.2012 teve um AVC que o levou à morte. O enterro foi 24.06.12, em Roca Sales, às 16 horas. Paz e alegria eternas!
Uma foto encaminhada pelo Olavo Caramori:
PADRE CARLOS DA SILVA(+)
Guarda Chuva
PADRE MATTYE(+)
Caneca
REQUIESCAT IN PACE PADRE MATTYE

Pe. Máttye foi redentorista e professor de muitos e muitos. Era por demais estimado, tanto pelos confrades, como pelos seminaristas. Trabalhou bom tempo no Seminário Santo Afonso.(Pe.Luiz Carlos(+))
Conheci o Pe. Afonso em Aparecida, no Seminário Santo Afonso em 1957 ou 58. Obrigado Ierárdi, pelas informações sobre ele. Foi um bom e grande sacerdote. Obrigado, um grande abraço.Nélson Vianna
Foi um grande amigo que tive. Saudades!Vágner Gaspar 
Éramos muito amigos, no Seminário Santo Afonso e em Tietê também. Me parece que foi da turma do Padre Cabral. João de Deus Rezende Costa
Boas lembranças do Pe. Afonso Mattye lá pelos anos de 1957. Uma máquina fez terraplanagem no local onde é hoje o novo auditório do seminário Santo Afonso. Muita terra amontoada , o Pe. Afonso passou por lá e perdeu seu relógio de pulso. Pediu para que nós o ajudasse a procurá-lo. Eu encontrei o relógio no meio da terra. Fato simples, né?- mas que não esqueci.Nelson Félix Vianna

terça-feira, 23 de junho de 2026

ELES VIVERAM CONOSCO - TIÃO CORTEZ, ANTIGO SEMINARISTA

SEBASTIÃO AUGUSTO CORTEZ
TIÃO CORTEZ
(*)03 DE OUTUBRO 1952
(+)23 DE JUNHO 2025
Tião Cortez fez a sua Páscoa. 
Partiu em paz, do jeito dos justos e dos bons. Marcou sua história — e a de todos nós — com muita harmonia. Por essa e por tantas outras, merece, sim, uma elegia. 
Inseparável de seu violão, era daqueles que reuniam amigos… e até os estranhos — que logo se tornavam próximos, irmãos de caminhada, de fé e de esperança. 
Tudo indica que Tião Cortez já se encontrou, lá no céu, com muitos dos seus colegas da UNESER, que há algum tempo moram no Paraíso. Logo se avistou com o Padre Libardi, com Mané e tantos outros, numa roda que parece até uma preparação espiritual para celebrar, do lado de lá, os 30 anos da nossa querida UNESER. 
Tião foi um missionário. 
Um redentorista leigo das canções, das boas prosas, das conversas fraternas, das rodas que curam a solidão e semeiam alegria. Seu ministério foi feito de acordes, de letras, de mãos estendidas, de vida partilhada e testemunho cristão.
Dedicou grande parte de sua vida ao projeto do Frei Hans, na Fazenda da Esperança. Ali não foi apenas músico, foi irmão, conselheiro, testemunha viva de que a fé pode reconstruir vidas, e que o amor, quando se faz serviço, se torna redenção. 
Criou uma família belíssima, repleta de amor, de fé e de vocações, que esteve com ele em todos os momentos, na alegria, no serviço e na travessia. 
Tião Cortez fez sua Páscoa. 
E deixa, entre nós, não apenas a lembrança — mas o exemplo luminoso de um grande companheiro, um homem de fé, de música e de fraternidade.
Seu violão repousa, mas seus acordes ecoam. Sua voz se cala, mas sua vida permanece. Na partitura de Deus, Tião agora canta eternamente nas rodas do céu.
PEDRO LUIZ DIAS
Nosso querido Tião Guará - Sebastião Augusto Cortez acaba de falecer. Que Deus o acolha na sua Glória. Sentimentos e preces a família, aos redentoristas e sua comunidade.Esse o Missionário Redentorista Leigo, grande homem que entendeu o Evangelho e agora volta aos braços de Deus. Comunicador, artista, homem de Deus na Fazenda da Esperança em Guaratinguetá e muito participou ativamente da Uneser. VICENTE DE PAULA ALVES
Grande Tião Cortez, cara legal. Boas lembranças de como você animava, com sua viola e calorias, as noites das reuniões na Pedrinha, da antiga UNESER. Você se livrou de muita decepção, estando com Deus, porque aqui na terra muita coisa mudou.
Nelson Félix Vianna
TIÃO CORTEZ(+) NOS DEIXOU ONTEM!
SEGUE SINGELA LEMBRANÇA EM HOMENAGEM!
O TIÃO CORTEZ(+) NOS EVENTOS DA UNESER,
ORA COM SUA CÂMERA FOTOGRÁFICA,
ORA COM SEU VIOLÃO, GRACIOSAMENTE
ABRILHANTAVA OS ACONTECIMENTOS!
OBRIGADO, SEMPRE OBRIGADO, TIÃO CORTEZ!
ET- O título inicial do vídeo escreve "CORTÊS",
porque o TIÃO assim sempre foi,
ainda que seu sobrenome correto seja CORTEZ!

ELES VIVERAM CONOSCO - IRMÃO PAULO SEBASTIÃO BRASIL CSsR

IRMÃO PAULO SEBASTIÃO BRASIL CSsR 
(*)02 DE JANEIRO 1938 
(+)23 DE JUNHO 2025 
"Não dizemos adeus, mas celebramos sua entrada na morada eterna do Pai." A Província Nossa Senhora Aparecida comunicou, na manhã desta segunda-feira, 23 de junho, o falecimento do Irmão Paulo Sebastião Brasil, C.Ss.R. Carinhosamente conhecido pela Família Redentorista como Irmão Brasil, ele fez sua Páscoa definitiva aos 87 anos. Estava hospitalizado na Santa Casa de Misericórdia de Aparecida (SP), em decorrência de uma fibrose pulmonar e outras complicações. O velório será realizado nesta segunda-feira (23), a partir das 9h30, na Comunidade Redentorista Irmão Bento, na cidade de Potim (SP). A Missa de corpo presente ocorrerá na Capela da comunidade, às 15h, seguida do sepultamento, às 16h, no Cemitério Santa Rita, em Aparecida (SP). Biografia Paulo Sebastião Brasil de Oliveira nasceu no dia 2 de janeiro de 1938, em Itapetininga (SP). Seus pais chamavam-se José Pedro de Oliveira e Maria Emília Campos de Oliveira, que tiveram 13 filhos, sendo Paulo Sebastião Brasil o décimo entre os irmãos. Foi batizado no dia 16 de abril do mesmo ano e crismado no dia 6 de junho de 1952, na Igreja São Miguel Arcanjo, em sua cidade natal. Sua irmã Agda Maria de Oliveira era freira da Congregação das Irmãs Servas do Senhor. Ingressou no antigo Seminário São Geraldo, em Potim (SP), no ano de 1959, e permaneceu lá até o ano de 1961, sendo acompanhado na formação religiosa. Fez o noviciado em 1962, em Pindamonhangaba (SP) e professou os Votos Religiosos temporários na Congregação do Santíssimo Redentor no dia 2 de fevereiro de 1963, na Basílica Histórica de Aparecida; na mesma Basílica emitiu os Votos Religiosos Perpétuos, no dia 2 de fevereiro 1969, e prometeu a Deus perseverar seguindo os passos do Redentor. No mesmo ano, foi transferido para a Comunidade Santa Teresinha, em Tietê (SP), para cuidar da portaria, sacristia, jardim e hortaliças, onde residiu até o ano de 2016. No ano de 2017, foi transferido para o Seminário São Geraldo, em Sorocaba (SP), para conviver com os confrades e ser presença fraterna entre os formandos e permaneceu lá até o ano de 2021. Sentindo o peso da idade, com o corpo cansado pela ação do tempo, em 2022, foi enviado para a Comunidade do Convento Novo, em Aparecida (SP), para ser acompanhado pela equipe de enfermagem e ficou até fevereiro de 2023. Em março do mesmo ano, passou a residir na Comunidade Irmão Bento, em Potim, e permaneceu até junho de 2025, quando foi hospitalizado devido a fibrose pulmonar e outras complicações e veio a falecer na madrugada do dia 23 de junho, na Santa Casa de Misericórdia de Aparecida. Reprodução/ A12Reprodução/ A12 Irmão Brasil ao lado do Ir. Ian, na comunidade Irmão Bento, onde viveu seus últimos anos de vida Este Irmão Redentorista gostava de escrever poesias e cultivar flores. No seu coração, havia muitos sonhos, todavia, poucos foram possíveis de se realizar devido a conjuntura da formação da época. Mesmo diante dos desafios da vida religiosa, cultivou em seu coração um jardim de alegria, simpatia e experiência de vida. Fez o curso Técnico de Agrícola e Horticultura, e aperfeiçoou o seu gosto em cuidar do solo e cultivar hortaliças. Ir. Brasil, homem de fé, profunda devoção filial para com a Virgem Maria; uma amiga sua chamada Lygia de Souza, assim o testemunhou: “Era domingo consagrado à Assunção de Nossa Senhora. E, ao final da Eucaristia, o Irmão Brasil fez o seu testemunho de fé. Na sua fé na Virgem Maria, que ele tanto ama e admira. Lembrou, com muita propriedade, de uma canção de tantos anos atrás, mas que é conhecida e cantada ainda hoje: Saudades do Matão. E dela destacou a frase seguinte: ‘Quando do lá no céu surgir, uma peregrina flor’... Para ele, essa flor é Maria, a mãe de todos, que apenas é capaz de distribuir graças e bênçãos. Ela é a mãe peregrina, porque caminha entre todos os povos da terra, entre todas as classes sociais, a mais bela, a mais serena, a mais doce e, também a mais sofrida de todas as mães”. O Irmão, mesmo sem possuir cursos universitários, é exemplo de sabedoria, pois, gostava de ricas literaturas, acompanhava as notícias atuais do mundo e da Igreja. Escreveu vários artigos para o Jornal “O Democrata”, na coluna Meditação Partilhada, da região de Tietê. Diante de sua sabedoria, Lygia de Souza, assim o definiu: “Suprema sabedoria está aí. Ela é a providência que dispõe todos os triunfos. Pelas asas poderosas da prece, o homem eleva-se até Deus e chega feliz, ao seu encontro”. Nosso estimado confrade, Ir. Brasil viveu 87 anos de vida e 62 anos de consagração religiosa redentorista, dos quais viveu com simplicidade, fé e perseverança como discípulo de Cristo. Querido Ir. Brasil, agora no céu ao lado de Maria Santíssima a quem tanto amou, recita para ela uma poesia em nome dos seus confrades e cultiva rosas de oração aos pés de nossa mãe para que possamos perseverar na vocação religiosa redentorista e no seguimento do Santíssimo Redentor. Com alegria e gratidão, entregamos sua alma a Deus, pois viveu buscando a luz e agora habita nela. Descanse em Cristo, Irmão Brasil, na certeza de que “os que ensinam a muitos o caminho da justiça brilharão como as estrelas, por toda a eternidade.” (Dn 12,3). Que o Senhor da Vida, conceda-lhe o descanso eterno e a luz perpétua o ilumine! Descanse na paz do teu Senhor! Amém. “E quando o sol posto a sumir, Queira aceitar meu cansaço, Dê-me abrigo em seus braços, Com Jesus quero dormir”! Estrofe de um poema escrito em dezembro de 2004, por Ir. Brasil, C.Ss.R. Em 2023, Ir. Brasil falou ao Portal A12 sobre sua devoção à Nossa Senhora Aparecida. 
Confira:
Irmão Brasil. Lembro-me muito bem dele. Morou em Tietê, no querido Seminário Santa Terezinha. Era, sem exagero, o próprio retrato de São Geraldo Magela, aquele santo que soube transformar a simplicidade dos serviços e a dedicação cotidiana em verdadeira missão redentorista. Homem de mãos calejadas e coração disponível, fez da manutenção, da organização e do cuidado com a casa, uma extensão da sua espiritualidade. Sua vida, tal como São Geraldo, foi um Evangelho vivido nos pequenos grandes gestos. Formava uma dupla admirável com o saudoso Padre Libardi. Juntos, testemunhavam que a santidade não está apenas no altar, mas também na lida diária, na escuta fraterna, no acolhimento generoso e na alegria do serviço. Hoje, o Irmão Paulo Sebastião Brasil, C.Ss.R., fez a sua Páscoa. Concluiu sua missão entre nós e, com a serenidade dos que viveram no amor e na fidelidade, já se avistou com Deus. Lá no céu, certamente já se reuniu com tantos redentoristas que o antecederam — com o Padre Vitor, Padre Libardi, com Mané, com Tião Cortez e tantos outros. Talvez até já esteja cuidando de alguma horta celeste, organizando ferramentas, ajustando alguma porta do paraíso… porque quem viveu servindo, nunca deixa de servir. Fica entre nós a lembrança viva de um homem simples, discreto, trabalhador, e profundamente santo no seu jeito de ser. Irmão Brasil deixa seu testemunho — forte, silencioso e luminoso — de que o amor a Deus se concretiza, dia após dia, no amor ao próximo e na dedicação fiel às pequenas tarefas da vida. PEDRO LUIZ DIAS

ELES VIVERAM CONOSCO - Pe. Arlindo Amparado Santiago, C.Ss.R.

Pe. Arlindo Amparado Santiago C.Ss.R. 
+23 de Junho 2014 
Caros confrades, Paz!
Com profundo pesar comunico-lhes o falecimento do nosso confrade Pe.Arlindo Amparado Santiago C.Ss.R., na segunda-feira, 23/06/14, por volta das 11h55 no hospital Amparo em Goiânia. Seu corpo foi velado na Matriz do Divino Pai Eterno em Trindade, a missa de corpo presente realizou-se em 24/06/14 às 09h e em seguida o sepultamento. Pe. Santiago viveu 91 anos, ele nasceu no dia 04/01/1923, em Passos - MG. Filho de João Santiago Amparado e Albertina Santiago da Silveira. Entrou para o seminário Santo Afonso, em Aparecida - SP, em 24/01/1937. Recebeu o hábito redentorista em 01/02/1944, em Aparecida - SP, iniciou seu noviciado, o qual foi feito em Pindamonhangaba - SP. Fez sua primeira profissão religiosa em 02/02/1945 e os votos perpétuos em 02/02/1948. Foi ordenado Presbítero em 27/12/1949, em Tietê-SP. Fez os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior Santa Teresinha, em Tietê-SP. Deixou o seminário maior, em janeiro de 1951, iniciando sua vida apostólica em Aparecida-SP. Datas, lugares onde trabalhou e funções: 
1951 - Aparecida - SP - Vigário cooperador 
1952 - São Paulo - SP - Penha - Vigário cooperador 
1953 - Aparecida - SP - Professor (Seminário Santo Afonso) 
1953 a 1961 - Goiânia - GO - Diretor e Professor do Seminário 
1961 - Potim - SP - Diretor do Geraldinato 
1963 a 1964 - São João da Boa Vista - SP - Missionário 
1964 a 1970 - Aparecida-SP - Superior da Comunidade Santo Afonso 
1967 a 1973 - Aparecida - SP - Diretor do S.O.S. / Cáritas Diocesana 
1970 a 1972 - Potim - SP - Diretor do Seminário São Geraldo 
1973 a 1975 - Aparecida - SP - Superior da Comunidade das Comunicações e membro da Diretoria da Rádio Aparecida. 
1978 - Aparecida - SP. (Basílica) - Procurador Provincial 1981 - Goiânia - GO - Transferido para a Vice-Província de Brasília 
1982 a 1984 - Rubiataba - GO - Pároco e Administrador da Diocese 
1985 a 1991 - Rubiataba - GO - Vigário e Administrador da Diocese 
1991 a 1992 - Trindade - GO - Vigário da Paróquia Divino Pai Eterno 
1993 a 1996 - Abadia - GO - Superior da Comunidade e Vigário 
1997 a 2014 - Trindade - GO - Vigário da Paróquia Divino Pai Eterno 
Do Secretário da Província de Goiás 
DO FACEBOOK(24/06/2014) 
PADRE MAURÍCIO BRANDOLIZE

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Deus Também Está em Campo: Uma Teologia do Futebol

Nas últimas semanas, a memória afetiva de milhões de pessoas tem sido estimulada por emoções intensas, mensagens inspiradoras e verdadeiras viagens no tempo. As transmissões esportivas que acompanham grandes competições internacionais revelam algo que vai muito além dos resultados das partidas: mostram a força da fé, da oração e da gratidão presentes na vida de inúmeros atletas e torcedores. Talvez seja oportuno falar de uma verdadeira teologia do futebol. Em diferentes campos, diante de diferentes bandeiras e culturas, vemos jogadores que se ajoelham para rezar antes das partidas, atletas que agradecem a Deus após uma vitória, equipes inteiras reunidas em oração e manifestações espontâneas de fé que alcançam milhões de espectadores. São gestos simples, mas profundamente humanos, que recordam a presença de Deus nos momentos mais significativos da existência. A relação entre esporte e espiritualidade não é nova. Ao longo da história, a prática esportiva sempre ocupou lugar importante nas casas de formação, seminários, conventos e colégios religiosos. O esporte foi compreendido como instrumento de educação integral da pessoa humana. Muitos de nós guardamos na memória frases que marcaram esse período de formação. Uma delas, frequentemente presente nas salas de estudo dos seminários, era a célebre expressão latina: “Mens sana in corpore sano” — mente sã em corpo são. Não se tratava apenas de incentivo à atividade física, mas de um convite ao equilíbrio entre inteligência, disciplina, saúde, espiritualidade e convivência fraterna. O esporte ensina valores essenciais para a vida cristã: perseverança, respeito às regras, trabalho em equipe, superação, humildade diante das derrotas e gratidão pelas conquistas. Em muitos aspectos, a prática esportiva se aproxima da caminhada espiritual, que também exige disciplina, dedicação e confiança. Ao observarmos os grandes torneios internacionais, percebemos ainda outro aspecto relevante. O futebol reúne povos, culturas e nações em uma dimensão raramente alcançada por outras instituições humanas. Em determinados momentos, o esporte consegue aproximar mais povos do que muitos fóruns internacionais. Essa capacidade de congregar pessoas recorda o permanente chamado à unidade, tão presente no Evangelho. Poucos sabem, por exemplo, que o próprio Vaticano possui uma seleção esportiva formada por sacerdotes, seminaristas e colaboradores da Santa Sé. Mais do que competir, essas iniciativas buscam promover fraternidade, amizade entre os povos e testemunho dos valores humanos e cristãos. Também merece destaque a visão do saudoso Papa Francisco, que sempre enxergou o esporte como uma poderosa ferramenta de educação, inclusão e construção da paz. Em 2013, ele criou a Fundação Scholas Occurrentes, uma iniciativa internacional que reúne escolas, educadores, jovens, atletas e lideranças de diferentes culturas e religiões. Presente em dezenas de países, a Fundação utiliza a educação, a arte e o esporte como instrumentos de encontro e transformação social. A Scholas Occurrentes conta com o apoio de reconhecidos atletas e personalidades do esporte mundial, que atuam como embaixadores de seus projetos. Sua proposta é simples e profundamente evangélica: aproximar pessoas, fortalecer valores humanos e promover uma cultura do encontro. Dessa forma, o esporte deixa de ser apenas competição e torna-se também um caminho de fraternidade, diálogo e formação integral das novas gerações. Os grandes torneios realizados entre diferentes países demonstram que a convivência pacífica é possível. Mostram que povos distintos podem celebrar juntos, respeitar-se mutuamente e compartilhar sonhos comuns. Nesses momentos, a chamada “teologia do futebol” torna-se visível: o esporte deixa de ser apenas competição e transforma-se em encontro, educação e comunhão. Quando observamos atletas que manifestam sua fé com simplicidade e humildade, compreendemos por que seus testemunhos alcançam tantas pessoas. Não são discursos elaborados que atraem multidões, mas a autenticidade de quem reconhece que seus talentos e conquistas são dons recebidos de Deus. O torneio que atualmente mobiliza nações de diferentes continentes oferece uma imagem eloquente dessa realidade. Dentro e fora dos gramados, homens e mulheres de diferentes idiomas, culturas e tradições religiosas convivem, competem e celebram juntos. É uma demonstração concreta de que a humanidade possui mais pontos de união do que de separação. Em tempos de um verdadeiro cálice mundial de emoções, talvez sejamos convidados a olhar além dos placares. Somos chamados a perceber que, por trás de cada esforço, de cada abraço, de cada lágrima e de cada gesto de gratidão, existe uma dimensão espiritual que aproxima o ser humano de seu Criador. Que possamos reconhecer, também em nosso cotidiano, a presença de Deus em campo: no trabalho, na família, na comunidade e em todas as circunstâncias da vida. Afinal, quando a fé entra em campo, a vitória mais importante não está no troféu levantado, mas na capacidade de unir, celebrar e educar para o bem. Como nos ensinou São João Paulo II, grande admirador do esporte, o ser humano encontra no esforço físico não apenas um caminho para fortalecer o corpo, mas também uma oportunidade de elevar o espírito. Talvez seja essa a maior lição que os gramados continuam oferecendo ao mundo: Deus também está em campo, inspirando gestos de fraternidade, esperança e paz. 
Texto: Pedro Luiz Dias 
Rev.: IAmada Hikari

Aniversário do Padre Márcio Fábri dos Anjos,CSsR

Hoje celebramos o dom da vida do Padre Márcio Fábri dos Anjos, missionário redentorista em sua plenitude: completo de corpo, alma e de uma sabedoria construída com fé, estudo e dedicação à missão.

Vindo de uma família abençoada, marcada por múltiplas vocações religiosas, Padre Márcio trouxe para a Congregação do Santíssimo Redentor e para a Igreja uma sensibilidade singular. Sensibilidade que, ao longo dos anos, o fez enxergar, com olhar pastoral e profético, a força transformadora dos leigos preparados à luz do carisma de Santo Afonso. Foi assim que, desde os primeiros momentos, ele reconheceu na UNESER uma expressão concreta desta grande lavoura missionária que Santo Afonso sonhou e a Igreja tanto necessita.

Sua cultura sólida, seu intelecto brilhante e seu profundo compromisso com a Moral Afonsiana deixaram marcas indeléveis nos diversos campos onde atuou: na academia, nas missões, na formação de novos redentoristas e no acompanhamento pastoral dos leigos. Muitos de nós, ao longo das décadas, fomos alunos, ouvintes e destinatários das reflexões que Padre Márcio tão generosamente compartilhou.

Hoje, a Família Leiga Redentorista, unida em espírito e oração, eleva seus pensamentos a Deus pedindo pela saúde, perseverança e renovação das forças deste irmão e mestre que tanto nos inspira.

Que Santo Afonso, São Geraldo e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro o sustentem e acompanhem sempre.

Parabéns, Padre Márcio! Gratidão por sua vida e missão! 

PEDRO LUIZ DIAS
Padre Márcio, a quem chamávamos de Fábri, esteve na mesma época em que estive no SRSA! Não mantínhamos contatos diretos porque ele era da turma dos maiores e eu da dos menores e as turmas não se falavam, não mantinham entre si quaisquer contatos! 
Ele é irmão do já saudoso Padre Gervásio(+) que  nos deixou em 16 de maio pp.!
https://tavolaseminarios.blogspot.com/2025/05/eles-viveram-conosco-padre-gervasio.html
Antônio Ierárdi Neto

domingo, 21 de junho de 2026

*Entre a inteligência Divina e a Inteligência artificial *

Já estávamos na segunda parte da aula de História Geral, após o intervalo, no Seminário Santa Terezinha de Tietê. A disciplina era magistralmente lecionada pelo saudoso Padre Marcos Moser, da Congregação do Santíssimo Redentor, que também exercia a função de diretor do seminário. Padre Marcos representava, em sua melhor essência, o verdadeiro educador. Preparava suas aulas com dedicação admirável e utilizava pequenas cartelas com anotações resumidas, cuidadosamente organizadas. Mais do que transmitir conhecimento, ensinava um princípio que carregamos pela vida: a importância de ter método e disciplina em tudo o que fazemos. Durante as aulas de História Geral, especialmente quando estudávamos as grandes civilizações e os processos de colonização, era comum ouvi-lo discorrer sobre Roma, seu crescimento, sua influência e a formação da Itália. Entre uma explicação e outra, compartilhava reflexões que iam muito além dos livros. Costumava dizer que gostaria de nascer cem anos no futuro para contemplar as grandes conquistas que a humanidade ainda alcançaria. Muitas vezes me recordo dessa frase. Certamente, se estivesse entre nós hoje, Padre Marcos estaria admirado diante dos avanços da inteligência artificial. Para muitos especialistas, ela representa um extraordinário acelerador de pesquisas, dados e informações, ampliando de forma impressionante a capacidade humana de acesso ao conhecimento. Entretanto, ao recordar seus ensinamentos, surge uma reflexão que talvez lhe fosse muito cara: a relação entre a inteligência artificial e a inteligência divina. Não há comparação possível entre uma e outra. A inteligência artificial é fruto da criatividade humana, capaz de processar informações, reconhecer padrões e oferecer respostas em velocidade extraordinária. Já a inteligência divina permanece como fonte maior de inspiração, luz e sabedoria, impulsionando o próprio ser humano a pesquisar, descobrir, criar e avançar. Se a inteligência artificial aponta caminhos, a inteligência divina inspira a caminhada. Se uma amplia horizontes do conhecimento, a outra dá sentido à busca desse conhecimento. Ao cruzarmos as fronteiras deste novo século, seremos presenteados com descobertas que hoje sequer conseguimos imaginar. A inteligência artificial certamente fará parte dessa jornada. Mas, acima de todas as conquistas tecnológicas, continuará existindo aquilo que transcende os algoritmos: a centelha criadora que inspira a humanidade a sonhar, acreditar e seguir adiante. Ao recordar as palavras do saudoso mestre, percebo que compartilho do mesmo sentimento. Tal como Padre Marcos Moser, eu também gostaria de nascer daqui a cem anos para testemunhar as maravilhas que a humanidade ainda construirá, os conhecimentos que serão revelados e os horizontes que se abrirão diante das futuras gerações. Não por inconformismo com o presente, mas pelo encantamento diante da capacidade humana de evoluir, aprender e transformar o mundo. Talvez Padre Marcos Moser, com seu olhar de educador e sua confiança no futuro, sorrisse ao ver tudo isso. E talvez repetisse, mais uma vez, a lição que nos deixou: toda grande conquista humana começa com a busca do conhecimento, mas encontra sua plenitude quando iluminada pela sabedoria.

UNESER - Jonival celebra 71 anos de vida, de fé e de história.

Sete décadas que traduzem uma trajetória marcada por conquistas, aprendizados, superações e, como na vida de todos os grandes, alguns poucos revezes, que só fortaleceram seu espírito resiliente.

Filho espiritual de Santo Afonso, sobrinho da inspiradora Madre Celeste Crostarosa, afilhado de São Geraldo e São Clemente. Carrega, assim, na própria biografia, os valores redentoristas da missão, do zelo, da fraternidade e do amor incondicional.

Por trilhar, ao longo da vida, os caminhos da compreensão, da escuta generosa, da resiliência e da perseverança, foi naturalmente conduzido à liderança. E não uma liderança qualquer, mas aquela que exige sabedoria rara: presidir a UNESER, um desafio que muitos julgariam próximo do impossível — não fosse sua extraordinária capacidade de harmonizar sensibilidades, de acolher diferenças e de fazer da diversidade uma mesa de comunhão. É como equilibrar cristais em meio a uma festa de torcida organizada — e, não raro, sair aplaudido!

Os novos anos que se abrem diante dele, certamente, serão tão abençoados quanto os que ficam para trás. Pois Jonival é, por essência, um combatente do bom combate, aquele que não desiste, que não recua, que sabe transformar cansaço em esperança e obstáculos em pontes.

Por ser goiano de nascimento, é brasileiro de corpo, alma e coração. Um homem que carrega em si as raízes do cerrado e os sonhos de um país inteiro.

Que a vida lhe seja sempre generosa, que nunca lhe faltem fé, saúde, esperança e amor. 

Vida longa, repleta de bênçãos e realizações, ao confrade e amigo Jonival!

PEDRO LUIZ DIAS
Viva o Goiano!!! Para nós dos muitos goianos, o Côrtes ficou goiano. Alma boa e serena, amigo de longa caminhada. A família UNESER tem um presidente de alto nível, que a nobre associação é merecedora. Vamos pelos acertos e aparando arestas sempre, a jornada às vezes é penosa, mas o sorriso e a alegria da família unida no mesmo ideal e filhos de Afonso de Ligório, vale muito a pena. Forte e fraterno abraço, que Maria Santíssima continue cuidando da gente. JOSÉ VICENTE NAVES

PADRE BIGÃO CSsR - FELIZ ANIVERSÁRIO

Na pia batismal, recebeu um nome grande — talvez um sinal de que aquele menino estava destinado a crescer, não só em estatura, mas, sobretudo, em coração e vocação —Reinaldo Norberto das Graças Tristão. Um nome que carrega peso de história, de fé e de esperança.

Mas, como a vida gosta de moldar seus próprios símbolos, esse nome extenso e sonoro logo ganhou um afetuoso apelido que o acompanha até hoje: “Bigão” — sim, vindo do inglês “Big Man”, o homem grande. Grande no acolhimento, grande na amizade, grande na missão.

Uma de suas professoras, que guarda dele as melhores lembranças, gosta de dizer — com legítimo orgulho — que aquele aluno sempre teve três características marcantes, que pareciam já anunciar o sacerdote que estava se formando:

                 Espírito sereno, capaz de escutar, acolher e acalmar;

                 Profundo amor à missão redentorista, vivido com alegria e fidelidade;

                 Sabedoria espiritual, que não se aprende nos livros, mas nasce da oração, da escuta e do serviço.

E assim tem sido sua vida religiosa: uma caminhada feita de entrega, de presença amorosa e de serviço pastoral em todas as comunidades por onde passa. Quem o encontra, encontra alguém que sabe olhar nos olhos, ouvir sem pressa e fazer do encontro um espaço sagrado.

Hoje, o nosso Bigão — o Big Man da fé e do amor redentorista — celebra a vida. Celebra o dom precioso de mais um ano e, com ele, a oportunidade de continuar sendo luz, ponte e sinal da presença de Deus no meio do povo.

Parabéns, caro amigo e irmão! A Família Leiga Redentorista, com alegria, te abraça, te agradece e reza por tua saúde, tua missão e tua vocação. Que Santo Afonso, São Geraldo e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro continuem te inspirando, fortalecendo e conduzindo teus passos.

Feliz vida, Padre Bigão!

PEDRO LUIZ DIAS