quinta-feira, 10 de maio de 2018

ELES NOS PRECEDERAM - IR. OSVALDO (FRANCISCO XAVIER OSTNER) CSsR

IR. OSVALDO (FRANCISCO XAVIER OSTNER) CSsR
+10 de MAIO 1916 
Fôssemos olhar para a breve existência desse Irmão, ou para os seus quatro anos, apenas, de vida religiosa, seríamos levados a pensar que pouco ou nada ele chegou a realizar neste mundo. Mas, lendo o que ele nos deixou numa de suas poucas cartas, podemos concluir que, embora tenha vivido tão pouco, o Irmão Osvaldo realizou muito, simplesmente porque procurou fazer sempre a vontade de Deus. Nascido em Eyberg (Alemanha) a 29 de março de 1890, ainda garoto aprendeu a fabricar cerveja, passando depois a trabalhar em famosas cervejarias alemãs. Em 1912 entrou na C.Ss.R. professando no ano seguinte. Em 1914 veio para o Brasil, e ficou em Aparecida, sendo após alguns meses, transferido para a Penha. Aí fez sua profissão perpétua (1915) sentindo já sua saúde bastante abalada. 
— “O sol me causa pontadas no coração, de maneira que às vezes nem consigo respirar”. — escrevia ele ao Vice-provincial, dias antes da profissão.
Alimentava, no entanto, esperanças de poder trabalhar, dizendo: 
-“Minha perna já está melhor, e o coração também. Posso ainda fazer os trabalhos de casa”. 
Cardíaco sem saber, o Irmão já estava com seus dias contados. Mas estava preparado. Sua conformidade e espírito de fé aparecem na referida carta, quando diz: 
-“Como ficaria contente se tivesse saúde! Mas, como Deus quer assim, é assim que eu também quero. O principal é que, em todos os momentos de minha vida, possa eu fazer a vontade de Deus e dos Superiores”. 
E essa vontade de Deus manifestou-se logo. Piorando sempre mais, num estado de extrema fraqueza, Irmão Osvaldo passou seus últimos meses de vida em oração, e plenamente conformado. Veio a falecer na Penha a 10 de maio de 1916. Tinha apenas 26 anos.
CERESP
Centro Redentorista de Espiritualidade - Aparecida-SP
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam)
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsR
Pe.Flávio Cavalca de Castro CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário