quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

ELES VIVERAM CONOSCO - PE. GUILHERME SÔNEGO CSsR

PE. GUILHERME SÔNEGO CSsR
+15 de DEZEMBRO 1969 
Nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo e contava, entre seus irmãos, três padres, e duas religiosas. No Juvenato (Aparecida) mostrou-se “piedoso, obediente, sincero e de um gênio forte”. Professando a 2 de fevereiro de 1945, estudou em Tietê, e foi ordenado em 27 de dezembro de 1949. Durante 16 anos trabalhou no setor de Formação, como Diretor nos Seminários de Aparecida, Passo Fundo e Goiânia. Dedicado no trabalho, exato e responsável em tudo, sempre soube ganhar a confiança dos seminaristas que nele viam o religioso alegre, piedoso e trabalhador.(*) Deixando a formação, passou a integrar a equipe missionária de Araraquara. Com seu zelo, piedade sincera e grande disposição, muito prometia realizar no trabalho das missões. Mas sua saúde não correspondeu. Um reumatismo infeccioso foi minando suas forças, e logo o coração também começou a apresentar falhas. À força de muito tratamento, dava a impressão de ter recuperado a saúde. No entanto, a 15 de dezembro de 1969 seu coração parou definitivamente. Era o último dia do seu Retiro anual. À noite, deitando-se para dormir, repousou in sommo pacis. Foi o que constataram os confrades, quando o procuram no dia seguinte. 
(*) Foi o fundador e primeiro diretor do Pré-Seminário da Pedrinha. Em Aparecida, enfrentou os primeiros anos de instalação do Seminário Santo Afonso no prédio novo. Também em Pinheiro Marcado e em Goiânia foi o diretor corajoso e trabalhador da construção e mudanças dos seminários. (nota do editor)
Centro Redentorista de Espiritualidade - Aparecida-SP 
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam) 
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsR 
Pe.Flávio Cavalca de Castro CSsR
MINHA NOTA: Padre Sônego recebeu-me no SRSA em Aparecida, 1958, após 1 ano que estive no PRÉ-SEMINÁRIO da Pedrinha com o Padre Brandão. Ele era sisudo!Apenas um olhar seu me transmitia o respeito aos regulamentos. Baixinho, mas bem maior que eu,que era o Tampinha. Tratou-me de um pequeno problema de saúde que muito me beneficiou no momento. Pelo que me lembro, não foi professor, apenas diretor e administrador do Seminário Santo Afonso..DESCANSE EM PAZ, PADRE AMIGO! (IERÁRDI) 

Grande Padre Guilherme Sonego. Nosso Diretor.

NELSON FELIX VIANNA 

Padre Sônego assinou minha extradição, saí em 1955 sob sua égide. Lembro-me, em suas aulas, referir-se à escovação dos dentes. Lá nas suas posses, de manhã, sua mãe cortava e dava a cada filho um gomo de cana que, mastigado, limpava a arcada dentária e nutria de vitaminas os estômagos famintos. ALEXANDRE DUMAS
Dumas eis um dos irmãos referidos-Ierárdi

Frei Guilherme Sônego

 OFMcap(+2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário