sexta-feira, 24 de março de 2023

ELES VIVERAM CONOSCO - BIANOR FERREIRA LIMA, ANTIGO SEMINARISTA

BIANOR FERREIRA LIMA, ANTIGO SEMINARISTA
+24 de MARÇO 2013
Faleceu em Goiânia, 24 DE MARÇO DE 2013, o promotor de Justiça aposentado Bianor Ferreira de Lima. Ele nasceu em Buriti Alegre /GO, em 13/04/1936. Foi seminarista redentorista, cursando a filosofia em Tietê/SP, entre 1956 e 1958. Graduado em Direito e Letras, atuou como advogado e professor. Na vida política, foi vereador em Goiânia (1963-1966), deputado estadual (suplente 1967-1971, assumindo temporariamente em 1967, mas teve seus direitos políticos cassados pelo AI-5). Foi superintendente-adjunto do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Regional – INDUR (1983). Cursou a pós-graduação em processo civil pela Faculdade de Direito da USP. Fundador e professor no Colégio Cruzeiro do Sul, Goiânia; e professor no ensino superior em diversos estabelecimentos em São Paulo e em Goiânia. 
O corpo foi velado no cemitério Parque Memorial, e o sepultamento ocorreu em 25 de março, às 10h30.
Informação do FB Irmão Diego CSsR.

Queria ter tempo suficiente para falar do Bianor, ele foi meu colega por muitos anos no Colegião e Santo Afonso, considero-o um dos seminaristas mais inteligentes de meu tempo. Guardo uma imensa gratidão por seu gesto de solidariedade incondicional em um fato acontecido em nosso tempo quando fui injustamente punido por insubordinação e quase fui excluído do seminário, ele correu um grande risco e ficou de meu lado. Alexandre Dumas
Eu me lembro dele, que Deus o tenha. Quando eu entrei ao seminário ele era da sétima série. Abner(+)
Que Deus o tenha, participou de alguns encontros da UNESER, grande entusiasta e Filho de Santo Afonso.Nossas preces pela alma do Saudoso Bianor. José Vicente Naves
O Bianor era um grande colega! Nos curtíamos! João Geiger(+)
O Bianor era tio da Irê, que, por sua vez, se casou com o Humberto, tio da Lucy. Certa ocasião, num encontro da Uneser, apresentei-lhe a Lucy e ele, num gesto simpático, pediu para tirar uma foto com ela, colocando-se na condição de seu tio avô. Grande goiano! Engraçado, falamos muito do Bianor, mas nos esquecemos de seu irmão Higino Ferreira, mais velho e que cursava a mesma série do Bianor, fez o noviciado, passou pela filosofia e saiu antes dos votos perpétuos, voltou para Buriti Alegre, prestou concurso para o Banco do Brasil e ali se aposentou sem pretensão a galgar cargos mais altos, se acomodou, constituiu família e deve ter morrido em paz,poderíamos resgatar também uma história de sucesso de um ex-seminarista que esteve conosco por mais de dez anos e morreu, como eu sei, deixando um legado talvez tão rico como de seu irmão. Alexandre Dumas 
Caro Dumas, estamos mencionando o Bianor porque lembramos o dia, 24 de março, que ele seguiu para a vida eterna como tenho publicado neste blog TÁVOLA REDONDA DOS SEMINÁRIOS a lembrança de todos os redentoristas, sacerdotes e religiosos, bem como dos antigos seminaristas em seu dia de passamento. Assim, neste momento azado, caso seja possível, solicito a você os dados biográficos do Higino Ferreira, datas de nascimento e morte e alguns outros detalhes para publicarmos e anualmente o rememorarmos na data do seu falecimento. Amigo....MISSÃO A GARCIA!!!!!Um abraço! Ierárdi
Eu não sabia que o Higino tinha galgado todos esses degraus após a minha saída do seminário, só sei que ele era muito humilde, metódico e inteligente! João Geiger(+)
Eu não falei que ele galgou degraus, mas sim que optou por uma vida mais acomodada compatível com sua maneira de ser, humilde, metódico e inteligente, como você bem o define.Alexandre Dumas
Foi meu colega de sala. Nós dois éramos muito amigos. Ele, eu e a minha querida e saudosa Emília, participamos de um ENESER, uns vinte anos atrás. Foi tudo muito bom, muito alegre, maravilha pura. Bênçãos de Deus sobre nós generosas. Amém. João De Deus Rezende Costa
Tenho duas passagens com Bianor, uma lembrando o seminário, outra em um nosso encontro em Morrinhos. Narro a primeira:- Estando em uma rodinha e comentando sobre nosso time de futebol, escalamos os titulares, no Gol, fulano, na zaga, sicranos, meio de campo completo, linha de frente com alguma dúvida, Bianor deixou uma posição a ser preenchida. Quem ? Era a sua, ele sabia de suas qualidades na linha de frente. Noutra feita, estando em Morrinhos a trabalhar no BB, Bianor surgiu capitaneando um grupo de estudantes. Visitou-me na República dos Bancários, pediu-me para ensinar jogar xadrez, pacientemente, expliquei-lhe a função de cada peça, assimilou. Começamos um jogo amistoso, deu-me um xeque-mate arrasador. Na vida, temos que ter consciência de nossas capacidades e aplicá-las na hora devida. Quando chegou ao céu, ignorou São Pedro, apresentou a carteira de redentorista e mandou chamar Santo Afonso. Alexandre Dumas Pasin de Menezes
Caro amigo e colega Dumas, como é importante e feliz a oportunidade que temos para nos comunicarmos. Neste blog TÁVOLA REDONDA DOS SEMINÁRIOS, criado há 12 anos, podemos manter os nossos bons encontros entre antigos seminaristas redentoristas que, de tempos e turmas diferentes, hoje nos congregamos por aqui em um único tempo e uma única turma pelo Facebook trazendo as ricas memórias de nossos tempos de SRSA e, sobretudo, mantendo sempre em dia esta amizade perene. Por isso gosto muito de usar o Salmo 132(ou 133) "COMO É MARAVILHOSO ESTAR COM OS IRMÃOS" Por outro lado, ao ler a última linha do seu comentário, sobre a chegada do colega Bianor ao Céu, vem-me o pensamento que criei, plageando nosso saudoso e estimado Padre Libárdi: "UMA VEZ REDENTORISTA, REDENTORISTA NO CÉU!"  Com certeza, é isso que nos espera! Um forte abraço, Ierárdi

Nenhum comentário:

Postar um comentário