quarta-feira, 15 de março de 2023

ALEXANDRE DUMAS E O "COLEGIÃO"

Diáriamente, assisto a uma propaganda da Pousada Bom Jesus, é aquele espaço onde vivi, onde viveu Santa Maria Paulínia, onde se instalaram as tropas da revolução constitucionalista, foi asilo, foi e ainda é seminário, acolheu Nossa Senhora em seu necessário restauro, recebeu papas, aquele que é Santo, outro que abdicou e um argentino porreta que ousou adotar o nome de Francisco , o primeiro. Os corredores, a capela, a majestade de uma construção que se impõe ao comum de toda a redondeza. Passo por ali diariamente, não sei se devo me persignar, para mim é um lugar sagrado, se cremado, pediria espalhar minhas cinzas pelos bosques, jardins, onde quer que fosse ou existissem os ares que circundam a casa sagrada. Colegião, minha morada de formação, berço de um ideal que, se não conseguido, determinou rumos em minha vida. Quando a propaganda que oferece hospedagem de primeira linha a romeiros percorre seus corredores com uma música envolvente, voltam à minha mente momentos inesquecíveis, irrecuperáveis, fontes de lembranças saudosas de um tempo que se foi e permanece arraigado em meu coração. ALEXANDRE DUMAS PASIN



Por muito tempo acolheu o padre Lauro Palú.CM que atualmente reside no Caraça. Foi professor no SRSA. Atualmente está doente. `Pudera! Se vivi por por lá em 1971/74 e ele já era reitor daquele seminário, acolhendo meninos de outras dioceses como eram os rapazes que viviam no Bico do Papagaio. Exemplo: Josimo de Moraes Tavares. Já passados quase cincoenta anos. Palú foi nosso professor na UNISAU lecionando Filosofia Moderna e Contemporânea. Saudades de tudo isso. Diácono Adilson José Cunha 
Que ricas lembranças, Alexandre Dumas...entrei lá em 1954.,..depois São Roque e voltei para lá em 1961 para filosofia...estive no Caraça há alguns anos... batemos um longo papo... não sai de minha lembrança o Colegiao... No Caraça com Pe Lauro Palu...um sábio - Getulino Do Espírito Santo Maciel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário