quarta-feira, 24 de junho de 2026

ELES VIVERAM CONOSCO - Pe Affonso João Mattye CSsR

No domingo, dia 24 de junho de 2012, em meio às comemorações de São João Batista, padroeiro de Montenegro, uma notícia entristeceu a comunidade católica do município. Uma nota oficial da Diocese de Montenegro foi divulgada informando o falecimento do Padre Affonso João Mattye, aos 80 anos. O sacerdote comandou a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Timbaúva, em Montenegro, de 1994 a 2009.
A seguir a nota oficial da Diocese, assinada pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo De Conto. 
Dom Paulo Antonio De Conto, bispo da Diocese de Montenegro, comunica, com pesar, o falecimento do Pe. Affonso João Mattye, com a idade de 80 anos, ocorrido na madrugada do dia 24 de junho, em decorrência de um AVC.
Padre Affonso nasceu aos 28 de março de 1932, em Saldanha Marinho. Formou-se em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Santa Teresinha, em Tieté, São Paulo.
Em 25 de janeiro de 1956, também em São Paulo, recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos de Dom José Carlos de Aguirre.
Padre Affonso pertencia à Congregação do Santíssimo Redentor, tendo exercido o cargo de Provincial da referida Congregação.
Em 1976, transferiu-se para o clero da Arquidiocese de Porto Alegre, onde exerceu uma profícua caminhada sacerdotal.
Em 1976: vigário paroquial da Paróquia das Dores em Porto Alegre
Em 1983: vigário econômico da Paróquia São Miguel em Porto Alegre
Em 1984: pároco em Santo Amaro
Em 1985: pároco da Paróquia de Navegantes em Porto Alegre
Em 1986: administrador Paroquial da Paróquia São Miguel em Porto Alegre
Em 1987: pároco da Paróquia São José em Barra do Ribeiro
Em 1989: pároco da Paróquia Santa Rosa em Porto Alegre
Em 1993: vigário Paroquial da Paróquia Santa Ana em Porto Alegre
Em 1994: pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Montenegro
Com a instalação da Diocese de Montenegro, Pe. Affonso foi incardinado na nova diocese e continuou no cargo de pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Em 2009, foi nomeado vigário paroquial da Paróquia São José, de Roca Sales, onde veio a falecer.
Em nome do Bispo e em nome de todo o Presbitério de Montenegro, registramos os mais sentidos e sinceros pêsames aos familiares e amigos do Pe. Affonso, na certeza e na convicção de que sua trajetória sacerdotal muito contribuiu para o bem do Povo de Deus.
Montenegro, 24 de junho de 2012
Dom Paulo Antonio De Conto
Bispo Diocesano de Montenegro.
Pe Affonso João Mattye CSsR
+24 DE JUNHO 2012
Nascido a 5.4.1932, foi automaticamente incardinado à Arquidiocese de Porto Alegre após vencerem os 5 anos regulamentares de "Exclaustração praevio experimento", em 09.09.1982
Nascido em Saldanha Marinho RS, estudou em Aparecida e Tiete. Após a ordenação foi professor no Santo Afonso (Aparecida) e Menino Deus (Passo Fundo). Por 2 períodos foi  o 2º provincial da nova província de Porto Alegre. Por problemas pessoais e estruturais , pediu a exclaustração, durante a qual foi pároco das "Ilhas do Guaíba" de Porto Alegre, periferia alagadiça e pobre e problemática. Assumiu, ao depois, a paróquia do Coração de Jesus na periferia de Montenegro RS. Com a criação desta diocese, foi transferido a Roca Sales RS. Dia 22.06.2012 teve um AVC que o levou à morte. O enterro foi 24.06.12, em Roca Sales, às 16 horas. Paz e alegria eternas!
Uma foto encaminhada pelo Olavo Caramori:
PADRE CARLOS DA SILVA(+)
Guarda Chuva
PADRE MATTYE(+)
Caneca
REQUIESCAT IN PACE PADRE MATTYE

Pe. Máttye foi redentorista e professor de muitos e muitos. Era por demais estimado, tanto pelos confrades, como pelos seminaristas. Trabalhou bom tempo no Seminário Santo Afonso.(Pe.Luiz Carlos(+))
Conheci o Pe. Afonso em Aparecida, no Seminário Santo Afonso em 1957 ou 58. Obrigado Ierárdi, pelas informações sobre ele. Foi um bom e grande sacerdote. Obrigado, um grande abraço.Nélson Vianna
Foi um grande amigo que tive. Saudades!Vágner Gaspar 
Éramos muito amigos, no Seminário Santo Afonso e em Tietê também. Me parece que foi da turma do Padre Cabral. João de Deus Rezende Costa
Boas lembranças do Pe. Afonso Mattye lá pelos anos de 1957. Uma máquina fez terraplanagem no local onde é hoje o novo auditório do seminário Santo Afonso. Muita terra amontoada , o Pe. Afonso passou por lá e perdeu seu relógio de pulso. Pediu para que nós o ajudasse a procurá-lo. Eu encontrei o relógio no meio da terra. Fato simples, né?- mas que não esqueci.Nelson Félix Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário