sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 05/09/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Francione dos Reis: O que acha de pessoas que dispensam cuidados exagerados aos animais? Hoje em dia colocam até óculos nos bichinhos! Outro dia briguei com um rapaz no meio da rua por causa disso, o cachorro dele parecia o Ronaldinho Gaúcho, com corrente no pescoço e óculos amarrados nas orelhas do bichinho. Fiquei possessa! 
Eu não concordo com exageros em nada. Também não concordo que você fique “possessa” por isso. É preciso ter equilíbrio em tudo, no cuidado com os animais, que são seres vivos, e devem ser cuidados com carinho, como também cuidar do ser humano com equilíbrio, nada de excessos que levam à vaidade. Tudo deve ser realizado dentro da prudência e do equilíbrio. 
Não identificada: Tem gente que, mesmo tendo o que fazer, cheios de atividades, ainda sentem suas vidas vazias. Parece que está sempre faltando alguma coisa, mesmo estando tudo bem. A que se deve isto? Seria falta de Deus na vida? 
Não é o FAZER que dá sentido à existência humana, mas sim o SER. Antes de fazer qualquer coisa, devemos ver a necessidade de tal ação e se ela vai me proporcionar ser mais humano, ou vai proporcionar o outro ser mais. Costumamos fazer demais e ser de menos, isso provoca vazio interior. 
Eny Aparecida: É possível nos proteger de uma possessão diabólica? 
Sim, com a força da oração, com a ação cristã, com a leitura assídua da Palavra de Deus, com a frequência aos sacramentos, ou seja, sendo fiel à mensagem de Jesus Cristo e à sua Igreja. 
Maristela Gonzaga: Por que a nossa fé precisa ser testada e provada se Deus já sabe a medida dela? 
Quem disse que a fé precisa ser testada? Eu não concordo com isso. A fé deve ser vivida, experimentada, alicerçada no amor a Deus e aos irmãos, esse é o melhor “adubo” para a fé. 
Rosana Correia: Explique esta passagem em II Tm 2, 7: “Considera o que te digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo”.
Nunca leia um versículo fora de seu contexto. No capítulo segundo da II Tm, Paulo está exortando à fortaleza diante das adversidades encontradas por causa da mensagem cristã, por isso ele fala: “considera o que te digo”, considerar os conselhos que ele nos apresenta e as exortações que nos faz. 
Renata Ramos: Tem muita gente dizendo por aí que os jovens estão se afastando da Igreja, mas não é o que parece. A Jornada Mundial da Juventude tem mostrado exatamente o contrário. Uma moçada totalmente comprometida com a religiosidade e com o futuro da humanidade. O que tem observado? 
Não concordo com essa falácia de que os jovens tem se afastado da Igreja, claro que não temos mais aqueles muitos grupos de jovens atuando na Igreja, mas temos muitos jovens comprometidos em várias pastorais e movimentos da Igreja, como por exemplo: na catequese, nos grupos de oração e em vários segmentos da Igreja. Também nas celebrações vemos muitos jovens freqüentando e dando um belíssimo testemunho de fé. 
Não identificada: Minha irmã mais velha sempre foi um pouco tristonha, se cobra muito, se quebra um copo, fica nervosa com isso e sofre sem necessidade. Somos ouvintes do programa e gostamos muito de suas colocações e queria que falasse da importância de se perdoar. 
Todos temos momentos de tristeza, mas isso não pode ser uma constante. Não podemos nos cobrar de tudo o que acontece, pois acidentes são acidentes e não “culpa”. Você precisa conversar muito com ela e levantar o seu “astral”, mas se ela estiver acentuando demais essas atitudes de tristeza e culpabilidade é preciso fazer um acompanhamento psicológico, isso vai ajudar muito. 
Divino da Silva: O que significa Teologia da Prosperidade e Mentalidade Pagã? 
Teologia da Prosperidade é um modo de pensar a teologia no aspecto do crescimento econômico; fazer de Deus o provedor das riquezas; usar a religião para prosperar financeiramente. É um engano que muitas igrejas cristãs cometem, de fazer da religião e da igreja um trampolim para as ambições desmedidas. Mentalidade Pagã é o mesmo que dizer mentalidade do mundo, ou seja, as pessoas terem pensamentos e ações voltadas para suas ambições e realizações, se esquecendo de Deus e da religião. 
Não identificada: Meu genro não quis fazer o curso de batismo para batizar o meu neto. Por isso, o bebê ainda não foi batizado. Ele realmente é obrigado a fazer? Meu genro é muito boa pessoa, mas cabeça dura para certas coisas. O que devemos fazer? 
Ninguém pode ser brigado a fazer as coisas, cada um tem a liberdade de escolha. Infelizmente ele não deve ser tão cristão assim e deve ser perguntado para ele se quer realmente que o filho receba esse sacramento. A educação da fé é de responsabilidade dos pais, em primeiro lugar. Se a mãe assume esse compromisso, pode batizar a criança, sem o pai participar da preparação. Ação fruto da ignorância desse pai. 
Wilmara Gonçalves: Deus castiga alguém que fez uma promessa e não cumpriu? 
Deus não castiga ninguém, devemos eliminar essa mentalidade de que Deus castiga, ainda mais por uma promessa não cumprida. Com Deus não se comercializa graças. Eu, particularmente, não gosto desse costume de fazer promessas, acho um comércio com Deus dizendo assim: “O Senhor me dá isso que eu pago com aquilo”, não é correto, o melhor é nunca fazer promessas, mas ser agradecido por tudo o que Deus nos concede. 
Ana Maria: Foi publicada uma pesquisa nos Estados Unidos com duas mil pessoas a respeito da satisfação sexual entre os que esperavam o casamento e os que fizeram sexo antes de se casarem. A satisfação entre os casais que aguardaram o casamento foi 15% maior, com mais estabilidade e mais felizes. Acha isso possível, ou satisfação sexual não seria um fator tão importante para que um casamento dê certo? 
A satisfação sexual é muito importante numa relação matrimonial. Concordo com essa pesquisa de que aguardar ainda é melhor, não concordo com esse modo de convivência marital antes do casamento. A relação entre marido e mulher deve ser completa, inclusive o sexo, que é conseqüência do amor entre um homem e uma mulher. 
Não identificada: Minha vizinha sempre teve muita inveja da nossa vida. Nosso nível financeiro não tem diferença. Existe inveja gratuita? 
A inveja não está fundamentada só no nível financeiro, creio que essa parte é a menos importante. A inveja vem mais no aspecto da felicidade, tem gente que não suporta ver o outro feliz e, através da inveja, faz tudo para destruir a felicidade que ela não tem.

Um comentário: