terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 19/09/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Ilma José Santana: O que o milagre de Santa Bernadete, cujo corpo está incorrupto até hoje, quer nos dizer, já que tudo o que Deus faz tem um grande propósito? 
Têm alguns santos cujo corpo ficou incorruptível, um deles é o de Santa Bernadete de Soubirous. Segundo a tradição de nossa Igreja a incorruptibilidade do corpo é uma das provas de santidade. O corpo de Sta. Bernadete foi exumado por três vezes (1909, 1919 e 1923) e nestas três exumações o corpo foi encontrado em perfeito estado, segundo os médicos que fizeram as exumações caso extraordinário na medicina até então. Este fato nos leva à reflexão sobre a vontade de Deus que não quis que o corpo desta santa se corrompesse com o tempo. 
Não identificada: Um padre amigo meu me disse que só podemos ter devoção a um santo se isto nos tornar mais parecidos com Jesus Cristo, porque eles são exemplos de pessoas que buscaram viver uma entrega total a Deus, mas ainda estamos tão longe de nos parecermos com Jesus! Gostaria de ouvir a sua opinião a respeito.
De fato a vida de homens e mulheres que se santificaram no seguimento de Jesus tem a finalidade de nos motivar para buscar a santidade. Vemos que é possível vivermos como santos, pois foi possível para determinadas pessoas que hoje veneramos como santos, ou seja, modelos de seguidores de Jesus. Se estamos longe, busquemos chegar mais perto seguindo os passos daqueles que conseguiram. 
Andréia Lima: Gostaria que falasse sobre o grande pecado da indolência. Quais os prejuízos que isso acarreta em nossas vidas?
Veja o que diz o conceito de Indolência: “Falta de sensibilidade (nos sentidos); sem dor. Condição da pessoa que se coloca acima dos sentimentos; que não sente; impassibilidade ou indiferença. Em que há ou demonstra indiferença; de maneira apática; distanciamento. Sem ânimo ou força física; desprovido de moral; preguiça ou morosidade”. Uma pessoa indolente é uma pessoa sem sentimentos, que não se sensibiliza com nada e com ninguém, em outras palavras, uma pessoa fechada em si mesma, isolando-se no seu egoísmo. Para mim é um grande defeito e um grande pecado que torna a pessoa isolada, bruta e infeliz, provocando infelicidade nos outros. 
Doraci Maria: Por que os protestantes não acreditam na Santidade se eles seguem a Bíblia que foi editada pela Igreja Católica? 
Só te uma explicação: ignorância no modo de interpretar a Palavra de Deus. Eles têm uma maneira diferente de pensar sobre a santidade, não admitem que homens comuns sejam considerados santos. É o modo deles pensarem. 
Ivone das Graças: Jesus fez com que os templos de pedra deixassem de ser tão importantes, pois pelo seu Santo Espírito, passamos a ser templos vivos, onde Deus habita e que, para encontrar Deus neste templo é preciso quietude, saber parar para ouvir a voz d”Ele, mas o dia a dia nos perturba tanto! 
Jesus relativizou o templo de pedra e valorizou o templo do corpo, do seu corpo. É através da união com Ele que chegamos à plenitude da fé, do entendimento da Palavra e da aplicação da mesma. É preciso que cada um procure encontrar um momento ou um modo de se relacionar com Deus, seja no templo (Igreja), seja de modo pessoal através da oração. É preciso tirar tempo e disposição pessoal para o encontro, mesmo na correria do dia a dia. 
Elza Rossi Ramos: A preguiça é somente um pecado venial ou é uma doença física? 
A preguiça não é um pecado venial, mas um pecado muito sério, que chamamos de pecado capital. A preguiça não é uma doença. Pode-se confundir alguns sintomas de doenças, como a depressão, com preguiça. É preciso saber discernir muito bem antes de emitir qualquer parecer. 
Rosana Aguiar: Nos foi ensinado que devemos cultuar a Deus publicamente em um dia da semana obrigatoriamente que é chamado o “dia do Senhor”. Não poderíamos cultuar a Deus todos os dias em orações e no coração com o mesmo amor e respeito? Qual a diferença? 
O mandamento da Igreja que diz sobre a necessidade de cultuar Deus no domingo, é uma orientação para que tiremos pelo menos um dia da semana para o justo descanso e para o culto a Deus, que nos deu a vida, tudo o que somos e temos. Não é uma obrigatoriedade, pois somos livres e não temos obrigação de cumprir uma norma, mas é uma orientação sobre a necessidade para nós cristãos de viver a união com Cristo. Se não pode ir no domingo, devido ao trabalho, pois tem muita gente que trabalha neste dia, tire outro dia da semana, o importante é não ficar sem a participação na Eucaristia, alimento de nossa fé e salvação. O culto diário e constante a Deus é uma decorrência de nossa participação na Eucaristia. 
Não identificada: Quando a gente começa a gostar de alguém, geralmente nos apaixonamos pelo espelho das nossas necessidades. Percebi isso após ter saído de um relacionamento totalmente ilusório. Fantasias que criei na minha cabeça sobre a pessoa com quem estava relacionando e que não correspondeu, nem a metade do que eu esperava. Por que reconhecemos isto somente depois que o espelho se quebra? Seria fruto da fraqueza da nossa fé em nós mesmos ou em Deus?
Não digo que seja fruto de nossa fraqueza e nem da falta de fé, mas sim da falta de viver a realidade, não se iludindo com pessoas, pois a pessoa humana é falha e sujeita a erros que levam às decepções. Viva a realidade e procure conhecer as pessoas antes de viver um relacionamento mais profundo. 
Rosangela Rocha: A nova sede da Igreja Universal do Reino de Deus em São Paulo, denominada de “Templo de Salomão” teve um custo de R$ 685 milhões de reais. Concorda com tanta suntuosidade? Será que Deus está presente nesse lugar? Quantas pessoas poderiam ter sido ajudadas com boa parte desse dinheiro!
Acho desnecessário tanto gasto em um templo, mas foi a decisão dessa igreja, aliás seita religiosa e eles devem saber o que estão fazendo. A única coisa que critico é que eles estão desrespeitando a religião judaica com essa imitação do Templo de Salomão, inclusive usando símbolos próprios do judaísmo. 
Não identificada: Onde trabalho, há pessoas arrogantes, que se acham acima de qualquer pessoa e é preciso ter cuidado ao falar com elas. Será que estas pessoas se acham acima de Deus? Não imaginam que, daqui a cinco minutos podem estar mortas e transformadas em um monte de carne podre? 
Infelizmente existem pessoas assim, prepotentes e arrogantes que pensam estar acima dos outros. Eu considero essas pessoas infelizes, pois escondem uma realidade que não vivem. Reze por elas. 
Aparecida Messias: Tem muito homem que não gosta de mulher. Não me refiro a homossexuais, mas àqueles que maltratam, agridem e matam suas parceiras. Existe alguma explicação para esta aversão? A Bíblia fala algo a respeito? 
O machismo é uma cultura muito antiga, infelizmente muitos homens agem de forma agressiva para com as mulheres, querendo dominá-las com autoritarismo, subjugando-as ao seu domínio. Eles gostam de mulheres, mas do que elas podem fazer para servir os seus instintos egoístas. O homem que age assim é um tremendo covarde, que não sabe lidar com um sentimento chamado amor. A Bíblia nos ensina a respeitar e amar uns aos outros e não explorar e muito menos maltratar.
Cristiana Tavares: Qual a sua opinião sobre o controle da natalidade, na realidade do nosso país? 
Eu sou favorável a paternidade/maternidade responsável. Não concordo com a opinião de alguns que deve-se deixar à vontade para ter quantos filhos “Deus mandar” e não concordo com a restrição da maternidade à apenas um filho. Cada família, cada casal deve saber analisar com responsabilidade e assumir os filhos com planejamento, de acordo com a possibilidade real de educar bem os filhos que tiver. 
Luzia Amélia: Hipnotismo é coisa de Deus? A Bíblia menciona alguma coisa a respeito? Já ouviu dizer se existe alguma comprovação terapêutica? 
Hipnotismo não é de Deus e nem do diabo, mas uma técnica elaborada pelo homem com algumas finalidades próprias. A Bíblia não fala diretamente sobre hipnose, mas no Antigo Testamento condena uma prática existente na época que era chamada de “encantamento”. Não se tem prova nenhuma sobre a eficácia terapêutica dessa técnica.
Jacqueline Pacheco: Acredita em destino? Será que nascemos com a vida programada? Podemos mudar o rumo da nossa história de vida? 
Ninguém nasce com a vida já programada, com um destino pronto. A vida é uma eterna construção e o futuro depende de nossas escolhas, do meio em que vivemos e das condições familiares e muitas outras coisas que influenciam a nossa vida futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário