quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 22/09/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Divina Martins: O que Jesus Cristo quis dizer nesta passagem em Mt : “Toda planta que não foi plantada por meu Pai celeste será arrancada”? 
A planta plantada pelo Pai é aquela que dá frutos de amor e misericórdia, na liberdade dos filhos de Deus que se empenham na construção de um mundo de justiça e de paz. 
Odete Medeiros: Por que a Igreja permite o juramento se Jesus Cristo a proíbe? Diz assim: “Ouvistes também o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso testemunho, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor. Ora, eu vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus, nem pela Terra, porque é o apoio dos teus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. Também não jures pela tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso sim, sim e o vosso não, não. o que passa disso vem do maligno” (Mt 5, 33-37). 
A Igreja não aprova juramento. Não é lícito você jurar de acordo com a citação apresentada em sua questão. Devemos ter opinião própria e decidida e não ficar apoiando em juramentos que não expressam a verdade da intenção. 
Wilmária do Carmo: Quem comunga deve ter se confessado antes, mas há pessoas que, mesmo se confessando, mantém o coração manchado de mágoas. Nesse caso a comunhão é válida? 
A comunhão eucarística é para pecadores e não para santos. A Eucaristia é “sustento e remédio” conforme reza uma oração da liturgia da Igreja. Sustento é para quem tem fome e remédio é para quem está doente. O pecado nos torna “doentes”, pois nos falta a graça que nos santifica. A comunhão é válida enquanto a pessoa que a recebe tem fé e quer mudar de vida, mas isso depende de muito esforço e muita proximidade com o Senhor. 
Gabriela Lima: Sabemos que nada acontece sem a permissão de Deus. Pensando nisso, acabei me lembrando daquela passagem que fala sobre o escândalo que deve vir, mas ai daquele por quem o escândalo venha. Gostaria de entender o que esta passagem quer dizer. Por que o escândalo precisa acontecer? 
Não é que o escândalo precisa vir, mas é uma conseqüência natural da incoerência do ser humano. Todos temos falhas e, muitas vezes, deixamos que elas falem mais alto do que a prudência, daí o escândalo. É preciso ter muito esforço para não deixar que nossa vida escandalize os outros. Por isso Jesus fala muito da vigilância. 
Nilda Nogueira: Dizem que, na hierarquia angélica, era um dos menores anjos, mas amou mais e, por isso foi exaltado pela graça divina. Isso está na Bíblia? E o que é a quaresma de S. Miguel? 
Não, essa estória não está na Bíblia. Isso é folclore. 
Gemaci Cunha: Gostaria que esclarecesse algumas coisas sobre o purgatório. Quem vai pra lá fica para sempre? Ou só por um tempo? E quem determina esse tempo? Qual a importância do purgatório para a nossa salvação? 
O purgatório é um estado de vida provisório, passageiro, em que a pessoa que morreu em pecado deve se purificar antes de assumir o Reino do Céu. Não é um tempo cronológico, porque para a vida espiritual não existe o templo cronológico, mas sim o kairós, o “tempo” de Deus. Segundo a doutrina da Igreja Católica, é um estado de purificação, de purgar os pecados cometidos. 
Denise Castro: A minha avó costumava dizer que um dos maiores pecados do mundo é diminuir a alegria dos outros. Gostaria que desse sua opinião. 
De fato é um grande pecado ser causa de desânimo, de tristeza para os outros. A nossa vida cristã consiste me servir a Deus na pessoa do outro e proporcionar a este alegria de viver, dar sentido ao existir. Se não cumprimos isso negamos a finalidade da vida cristã. 
Maria Fernanda: Comente esta frase das Bem aventuranças: “Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa”. Esta citação está em Mt 5, 11. Jesus, nas bem aventuranças nos apresenta em que consiste a felicidade, que não é só a realização pessoal, financeira e profissional, mas consiste em ser seguidor autêntico dele. É feliz quem não se adéqua a este mundo de contra valores e luta contra o mal, aquele que é perseguido por causa de sua fidelidade ao evangelho e que não se conforma com o mal. Ana Luíza: Eu não sabia que existiam vários segmentos de monges. O trabalho de cada um seria diferente? A vida religiosa consagrada é formada por vários carismas; cada família religiosa (Ordem ou Congregação) tem um carisma próprio e um modo próprio de vivenciar o evangelho num determinado estilo de vida. A vida monástica (monges e monjas), como religiosos tem seu modo específico em cada Mosteiro. Temos os Beneditinos, os Cistercienses, os Trapistas, as Clarissas, as Carmelitas, as Redentoristinas e várias outras famílias monásticas, cada qual com seu estilo de vida, sua regra própria e seu modo de vida peculiar. Wandirene Souza: Estava lendo o livro de Reis, percebi que não há constância entre um e outro, ou seja, um fazia o que era bom, correto aos olhos de Deus e outro não. Por que isso acontecia? Você quer dizer coerência e não constância entre um rei e outro. Claro que cada um tem seu estilo pessoal. Cada pessoa é única e reponde por seus atos pessoais. Como entre nós hoje em dia, uns fazem o bem, outros o mal. É o limite da humanidade. Lacy Rodrigues: Na Bíblia está escrito que devemos ter cuidado com o que pedimos. Por quê? Quando rezamos devemos pedir sempre o bem. É esse o cuidado que devemos ter quando pedimos algo para Deus, pois Ele não concede o mal e nem atende aos instintos egoístas. Mary Machado: Todos os dias, milhares de pessoas morrem em decorrência do vício do cigarro. Um deles faleceu recentemente, figura bastante conhecida, que foi o escritor João Ubaldo. Ele fumou desde a adolescência. Imagine só. Uma pessoa tão inteligente, não conseguiu usar esta virtude em benefício próprio. Poderia analisar uma situação como esta? O vício não é questão de inteligência ou falta dela, mas de atitude de enfrentar e deixar. Infelizmente tem pessoas que não acreditam no mal que o cigarro produz em si e nos outros, por isso persevera neste caminho, ou ainda não consegue vencer o vício. É uma pena que isso aconteça, mas é a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário