quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 01/09/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Elaine Bernardes: Devemos estar procurando por um cônjuge ou esperar que Deus o traga para nós? 
Deus não entrega encomendas, mas Ele nos dá as oportunidades para realizar nossas aspirações e desejos. A condução de nossa vida depende de nossas escolhas, de nossas buscas. Não é Deus quem dá um marido bom, ou uma mulher virtuosa, mas nós é quem podemos e devemos fazer nossas escolhas através dos ambientes em que freqüentamos e vivemos. Não podemos “culpar” Deus por tudo. 
Lazara Pires: Jesus Cristo disse que sempre haveria pobres entre nós. O que ele queria dizer com isso? A desigualdade social é necessária? 
Não é necessária, mas Jesus disse isso por causa da dureza dos nossos corações. Ele sabe muito bem como é a humanidade, cheia de contradições e de imperfeições; a vida humana é conduzida pelo egoísmo, pela falta de solidariedade. Sempre haverá pobres e necessitados entre nós devido à falta de consciência de que devemos partilhar o que temos e o que somos. 
Sueli Martins: O que significa “as duas ressurreições”? 
Não conheço0esse termo e não existem duas ressurreições, mas somente uma, que é definitiva. Morremos somente uma vez e ressuscitamos também somente uma vez. 
Hérica Borges: Em Pr 27, 17 tem uma frase que diz: “O ferro afia o ferro”. Como interpretar isso? 
É sempre bom olhar o contexto do versículo e nunca tomar uma frase isolada como esta, pois pode gerar má interpretação. Os versículos 15 a 22 do capítulo 27 falam da convivência humana e o versículo 17 diz assim: “O ferro se afia com ferro, e a pessoa se afia com seu próximo”, ou seja, é na convivência que vamos crescendo na amizade, não se cria uma amizade e um amor sem convivência, sem “esfregar” um no outro.
Não identificada: Minha filha de 16 anos está grávida, o rapaz quer se casar, mas o padre de minha paróquia não quer fazer o casamento. Eu e meu marido fomos, pessoalmente, conversar com ele, mas não cedeu. Vamos ter que fazer o casamento em outra paróquia e pagar mais caro. Afinal, o que ele tem a ver com a nossa vida? O dever dele não seria realizar a cerimônia e pronto? Nós poderíamos denunciá-lo? 
O padre pode aconselhar a não realizar o casamento pelo fato da gravidez, pois ela é muito jovem e não pode assumir uma responsabilidade matrimonial só porque está grávida. Para a realização do matrimônio é preciso ter certeza do amor entre o casal, para não celebrar um sacramento que não será duradouro. Eu, em minha opinião o padre não pode impedir, mas sim aconselhar, exortar ao verdadeiro sentido do matrimônio, mas nunca impedir. Aconselho a ter paciência e procurar outra paróquia, que não significa pagar mais caro, mas que seja realizado em paz, sem conflitos e rancores. 
Fabiana Rodrigues: O que são almas transverberadas?
Transverberação é uma experiência mística do amor de Deus. A pessoa que tem a “alma transverberada” é uma pessoa marcada por uma experiência transcendental, sentindo em seu corpo e em sua alma o poder do amor de Deus. Alguns santos e santas tiveram essa experiência espiritual e chegaram a ter manifestações corporais: Sta. Tereza D’Avila, São João da Cruz, S, Francisco de Assis, S. Pio de Pietralcina. Sta. Terezinha do Menino Jesus teve uma experiência, mas não teve manifestação corporal. 
Não identificada: Minha irmã mora em uma cidade do interior onde o padre não aceita padrinhos que não sejam casados na Igreja. Ele tem autoridade para isso? Existe esta regra? 
É uma norma da Igreja, os padrinhos, para assumirem essa missão, devem valorizar os sacramentos, pois, como eles poderão dar exemplo para o afilhado (a) sem terem uma vida sacramental? Mas cada caso deve ser olhado com atenção e carinho, não simplesmente proibir.
Marilda Mesquita: A nossa Igreja ensina que fora da cruz não existe outra escada por onde subir aos céus. A cruz é sinal de sofrimento. Por que temos que sofrer para ir ao céu? Já fomos batizados e Jesus não morreu para nos salvar? 
A cruz não é sinal de sofrimento, mas de amor. Pela cruz Jesus nos trouxe a salvação, o perdão dos pecados, e a cruz para Jesus, não era sinal de sofrimento, mas de redenção. Não é necessário sofrer para ir para o céu, mas devemos dar um sentido novo para o sofrimento, pois ele pode ser purificador para nós. 
Maristela Bueno: Você já ouviu falar em poliamor? Na prática é um tipo de relacionamento em que cada pessoa tem a liberdade de manter mais de uma relação ao mesmo tempo. É um tipo de comportamento bastante conhecido na Europa e, principalmente, nos Estados Unidos. Trata-se de famílias compostas por mais de duas pessoas. Podem ser formadas por um homem e duas mulheres ou vice versa, plenamente de acordo e todos devem seguir as regras de se amarem e se respeitarem. Fazem pactos quanto às maneiras adotadas para a convivência, tendo como objetivo o bem estar de todos e isso é muito levado a sério. O que acha disso? 
Eu chamaria isso de poligamia e não de poliamor e, a poligamia é crime, em muitos países ocidentais. Acho isso um absurdo e uma falta de respeito para com a família, que é constituída de um homem e uma mulher, com os possíveis filhos. Não concordo com essas aberrações que existem por aí. 
Não identificada: Meu filho mudou-se para a Europa há dez anos e agora que me aposentei, ele quer que eu vá morar com ele, já que sou viúva. Só que tenho tantas atividades aqui e nunca me imaginei morando fora. Sem contar que vou sentir muita falta das minhas atividades na Igreja. Será que devo isso a ele como mãe? 
Se você só tem ele como filho e não tem outros parentes por aqui acho mais prudente que viva perto de seu filho. Não deve fazê-lo por obrigação, mas como apoio mútuo. Amizades podem ser conseguidas também por lá, como também as atividades na Igreja, mas pense bem antes de dar o passo definitivo, quem sabe você passaria um tempo por lá para ver se adapta. 
Lucas Afonso: Gostaria que comentasse esse texto: “Dos pecados confessados, guarde só a alegria do perdão recebido. Para que ficar estocando na memória, como se fossem tesouros, fatos que o próprio Deus pagou e esqueceu?”
Concordo plenamente com essa frase. Pecado perdoado deve ser esquecido, ou se não pode esquecer, pelo menos deve ser perdoado pela pessoa que o cometeu. Para alcançar o pleno perdão é preciso o arrependimento e o esforço de superar a falta cometida. A pessoa deve se perdoar, senão jamais vai reconhecer o perdão dado por Deus.
Neusmaria Lima: O que significa Teologia da Libertação? 
Significa aplicar a mensagem de Jesus, o evangelho, na busca de uma libertação de todas as estruturas sócias que exploram a diminuem a dignidade humana. Significa olhar para o nosso mundo injusto e não ficar só rezando para que ele mude, mas lutar para que as transformações nasçam do nosso compromisso com a vida humana. Significa não separar Fé e Vida e mais, significa buscar a conversão não só pessoal, mas social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário