terça-feira, 9 de agosto de 2016

RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE - A BÍBLIA-II

PADRE HÉLIO DE PESSATO LIBÁRDI CSsR(+)
Ler a Bíblia faz bem a todos?
Os erros de interpretação da Bíblia, os abusos nascidos da leitura desprevenida fizeram que a Bíblia não circulasse nas mãos do povo católico. Nem tudo é culpa da Igreja, basta lembrar também da dificuldade que havia em obter cópias da Bíblia, da falta de condições de divulgação. Hoje, com a imprensa, ficou fácil a multiplicação dos livros sagrados.
Outra pergunta que surge: É uma leitura útil para todos? Se tomarmos pelo lado da inspiração, temos de dizer que é uma leitura necessária para a formação de todos. Por outro lado devemos reconhecer a dificuldade em descobrir a mensagem de alguns textos, pois eles dependem do contexto, das circunstâncias e do modo de linguagem da época em que foram escritos.
Hoje, a Igreja recomenda a leitura da Bíblia, mesmo reconhecendo a dificuldade de compreensão e interpretação da mesma. Pensamos que o contato com os livros sagrados facilita o entendimento quando ouvirem alguma explicação. Hoje também há uma boa quantidade de cursos bíblicos e livros que nos ajudam a descobrir os valores e mensagens que a Bíblia traz.
Perigos de erros e falsas interpretações sempre existiram, e geraram problemas e divisões na Igreja, mesmo assim não podemos ter receio de colocar a Bíblia nas mãos do povo e recomendar sua leitura. E pelas dificuldades que aparecem não podemos dizer que sua leitura seja prejudicial. Há fatos e narrações que levantam questões e provocam certa descrença, mas isso se resolve com um guia de leitura bíblica, que oriente sobre as figuras de linguagem, expressões próprias da época, contexto histórico-social-religioso em que foram escritos.
Quem toma os livros do Antigo Testamento tem de saber que foram escritos para um povo específico, há muito tempo, e que foram formando e acompanhando a história desse povo e a revelação lenta e progressiva da mensagem de Deus.
Quem toma os livros do Novo Testamento precisa lembrar-se que os primeiros escritos só aparecem por volta do ano 65 depois de Cristo. Tudo passou pela leitura que a Comunidade fez de Jesus após sua ressurreição, a lembrança que tiveram anos depois.
Para uma correta leitura da Bíblia tem de ter um coração aberto, um desejo sincero de busca de Deus e uma procura cuidadosa como o garimpeiro tem cuidado na procura do diamante. A Palavra de Deus santifica, instrui e transforma, por isso sempre será útil. 
Pe. Hélio Libardi, C.Ss.R.
http://www.redemptor.com.br

EDITORA SANTUÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário