segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

ELES VIVERAM CONOSCO - PADRE RENATO SAVASSA CSsR

PE. RENATO SAVASSA, CSSR 
*12 de janeiro 1953 - 
+17 de dezembro 2016 
Renato Savassa nasceu a 12 de janeiro de 1953, em Tietê (SP), oitavo de uma família de doze irmãos, dos quais dois religiosos, sendo um salesiano e outro redentorista (Ir. Argemiro Savassa). Eram seus pais: Ângelo Rodolfo Savassa e Arlinda Orlandin Savassa Sua família é de origem rural, muito simples e religiosa. O menino foi batizado na igreja da Santíssima Trindade, em Tietê, a 07 de maio de 1953. Entrou no Pré-Seminário da Pedrinha a 25 de janeiro de 1965, seguindo depois para outros seminários da Província. Ele foi da primeira turma de Tietê como seminário menor. Em Tietê fez os estudos ginasiais. O segundo grau, então chamado de Colegial, ele o fez no Seminário Santo Afonso, em Aparecida. Estudou Filosofia junto com pedagogia na Faculdade Salesiana de Lorena (SP), de 1975 a 1977. Os estudos de Teologia foram feitos no ITESP, Bairro do Ipiranga, em São Paulo, entre 1979 e 1982. Fez o seu ano de noviciado em São João da Boa Vista (SP) em 1978, professando na Congregação Redentorista a 02 de fevereiro de 1979. Sua ordenação diaconal foi celebrada a 19 de fevereiro de 1983 a capela Nossa Senhora Rainha dos Mártires, do Jardim Oratório, em Mauá (SP) por Dom Claudio Humes, bispo de Santo André. A ordenação presbiteral se deu a 07 de agosto de 1983, em Tietê, pela imposição das mãos de Dom José Lambert, Arcebispo de Sorocaba. Depois de sua ordenação, Pe. Renato iniciou sua vida pastoral trabalhando no atendimento dos Romeiros, no Santuário de Aparecida, por dois anos, entre 1983 e 1984. Em 1985, foi designado para integrar a equipe das Missões Populares, residindo primeiro na Comunidade Santa Cruz, em Araraquara (1985 a 1989); na Comunidade Santa Teresinha em Tietê (1990 a 2005) e depois na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São João da Boa Vista (2006 a 2014). Nas missões fez parte do Conselho Missionário e coordenou muitas missões. Em 2015, foi designado como Vigário Paroquial da Paróquia São Geraldo Majela, em Sorocaba (SP) onde estava até agora. Pe. Renato era bastante expansivo, dinâmico, brincalhão, extremamente serviçal e disponível. Nos tempos de seminário estava sempre disponível para trabalhos de férias e nas comunidades onde viveu era o homem do churrasco e das festas, bom cozinheiro que era. Hospitalizado no dia 11 de dezembro, em São Paulo, seu quadro foi piorando, e ele veio a falecer no dia 17 de dezembro de 2016. Tinha 63 anos de vida, 37 anos de consagração religiosa e 33 anos de vida sacerdotal. Todos nós vamos nos lembrar daquele homem grande, de sorriso no rosto, com seu jeito amável ou pelos apelidos que todos gostavam de repetir, pois ele era o nosso “Sucata” ou então o “General”. “Servo Bom e fiel, entra na alegria de seu Senhor”. 
O nosso "Sucata" ou o nosso "General" se foi. Foi celebrar o natal mais cedo com o Senhor. Depois de poucos dias de internação, os seus problemas foram se agravando e hoje ele partiu para a casa do Pai, por volta do meio dia. 
Pe. Inácio Medeiros, CSsR 
Superior Provincial 








PADRE RENATO SAVASSA CSsR
Morreu ao meio dia(17/12/2016). 
O enterro será em Tietê às 8 hs amanhã, domingo.
Não recebemos ainda nenhuma informação por escrito.
Pe.LuizCArlos
Ele tinha 63 anos e morava em Sorocaba, santuário S. Geraldo.

FALECEU HOJE EM SÃO PAULO, AOS 63 ANOS DE IDADE PADRE RENATO SAVASSA, SEU CORPO ESTA SENDO VELADO NA IGREJA DO SEMINARIO, (ONDE HAVERÁ MISSA DE CORPO PRESENTE AMANHÃ AS 08:00 HORAS) DE ONDE O FERETRO SAIRÁ AMANHÃ ÀS 09:30 HORAS PARA O CEMITERIO MUNICIPAL DE TIETÊ.AOS FAMILIARES NOSSOS SINCEROS SENTIMENTOS. Lili
Mais um grande amigo que se vai! Seja feita a vontade de Deus!! Ubaldo
Uma pessoa de convivência amigável. Convivi mais intensamente com ele no tempo da teologia. Que esteja em Deus. Fica a ausência....João Loch 
O céu terá o prazer de experimentar o sorriso escancarado e belo do querido Savassa. Antônio Cláudio Ferreira  
Bom companheiro e amigo. Sabia enfrentar o imprevisto. Deus o tem consigo e para isso lhe deu a perseverança. Saudades de amigo, confrade e companheiro sempre disposto para o trabalho e para um momento de alegria. 
Padre Archimedes Zulian
Que Deus o receba entre os Seus, com grande pompa!Antônio de Lima
Grande coração. Cheio de iniciativa nos serviços e fraternal.José Antonio Dias Filho 
Contemporâneo. Sucata em nossos tempos. A Igreja peregrina, perdeu,mas a do céu, ganhou.Adilson Jose Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário