sábado, 8 de outubro de 2022

HISTÓRIA DO SEMINÁRIO SANTO AFONSO-APARECIDA.SP

COLEGIÃO - CASA DE NOSSA SENHORA
A história do Seminário Santo Afonso começou a ser escrita no ano de 1950, quando a Congregação Redentorista deu início à construção de seu seminário para a formação dos futuros missionários redentoristas. No início, foram muitas as dificuldades encontradas para levar aquelas paredes, era preciso pressa, pois os missionários tinham que deixar o antigo ‘Colegião’(CASA DE NOSSA SENHORA), hoje Pousada do Bom Jesus, e ainda tinha a situação financeira, era necessário desembolsar um bom dinheiro para erguer o prédio. O novo Seminário Santo Afonso foi inaugurado oficialmente no dia 28 de outubro de 1953.

Mas foram muito os colaboradores que ajudaram a construir esta obra, tanto com seu trabalho quanto financeiramente, mas dois nomes foram fundamentais para que esta majestosa construção saísse do papel: o

Padre Antonio Macedo(Dom)(+), que era na época era o Superior Provincial, e ainda o
Padre Inocêncio(+), o grande idealizador deste projeto.

Há uma grande curiosidade em torno desta construção: o prédio do Seminário Santo Afonso tem a forma das letras E e M, para simbolizar a frase “Escolhidos de Maria”. São mais de 60 anos de história, recheados de muitas lembranças!
SEMINÁRIO SANTO AFONSO
NO ENCANTO DE SUA SIMETRIA
DESENHA "E",DESENHA"M"
PARA DIZER:ESCOLHIDOS DE MARIA

Seminário Santo Afonso completa 125 anos 

O Seminário Santo Afonso, enquanto instituição formativa, foi fundado no dia 03 de outubro de 1898, em Aparecida (SP). Ao longo dos anos, a casa de formação passou por muitas mudanças até chegar ao prédio em que hoje está localizada. Ao todo, são 125 anos de história, uma referência para todos os Missionários Redentoristas. No início, o seminário era chamado também de “Juvenato”, para se diferenciar das casas de formação da diocese e estava localizado próximo à Basílica Velha, onde hoje funciona o Memorial Redentorista.

O Pe. Valentim von Riedl foi o primeiro diretor do seminário. Com ele, ingressaram 5 alunos na primeira turma. O objetivo da nova casa era capacitar os jovens para trabalhar com o povo e iniciar a formação dos futuros padres brasileiros, minimizando a dependência dos padres redentoristas alemães. Com o passar do tempo, as turmas cresceram e houve a necessidade de abrigar os seminaristas em espaços maiores. O Seminário Santo Afonso passou então para um prédio maior, que posteriormente ficou conhecido como o Hotel Recreio.          

SRSA EM 1953
Em 1929, o Seminário Santo Afonso passou a funcionar em um prédio da Diocese de São Paulo, onde hoje está localizado o Seminário Bom Jesus. No entanto, no final dos anos 40, o arcebispo de São Paulo pediu o prédio de volta para transformá-lo em uma casa de formação diocesana.

A partir daí, a Congregação Redentorista inicia a construção do atual prédio do Seminário Santo Afonso, localizado na Rua Pe. Claro Monteiro, em Aparecida. O novo prédio foi inaugurado oficialmente no dia 28 de outubro de 1953. 

https://www.a12.com/redentoristas/hospedagem/noticias/a-historia-do-seminario-santo-afonso

https://www.a12.com/redentoristas/noticias/hospedagem/seminario-santo-afonso-completa-120-anos 

NB-Todo texto é de autoria do site a12.com, com alguma atualização que fizemos. As figuras e fotos não seguem os originais então publicados! A.Ierardi

Grande história, Bela história, momentos vividos nessa casa santa. Ali vivi, ali dormi, ali sonhei a consecução de um ideal. Minha família morava a cinquenta metros de seus portões. Vivi a realidade de morar em um prédio onde residiu uma santa e , posteriormente, visitado por outros santos. Que bom guardar na memória momentos marcantes, três anos curtidos em um mosteiro de corredores que marcaram minha existência, de horas sagradas, de sonhos, embora não realizados, mas sonhos que habitaram uma parte de minha vida.Eu estava lá, quatorze anos, quarta série, ainda na turma dos menores, um castigo a minha baixa estatura. Nomearam-me zelador dos menores, depois fui sineiro, encarregado da apicultura, redator da revista Studium, secretário da Congregação Mariana. Quanta esperança depositaram em mim, o Pereira querendo me mandar embora e o Ribolla defendendo minha vocação. Decidi pelo melhor. Alexandre Dumas
Quando eu visito Pedrinha ou Aparecida até o cheiro do ambiente me remete aos anos 63/64. Passa um filme na minha cabeça daqueles momentos em que vivi ali. 🤗❤️João Aparecido de Oliveira
Também vivi três anos fantásticos no SRSA, 75, 76 e 77. Na filosofia em Campinas São Clemente e o Divino Espírito Santo me conduziram ao sacerdócio de ser Pai. Grande missão, vamos deixar marcas e referências nesta empreitada.José Vicente Naves
Fui da última turma da Pedrinha. Foram seis meses e segundo semestre no Santo Afonso em 1966. Fui o último a sair do seminário em 1976. Da turma que se incluíram por repetência foram ordenados o pe. Renato Savassa e padre José Roberto!José Antônio Dias Filho
Casa para formação dos missionários redentoristas, aos pés da Padroeira da cidade, Nossa Senhora Aparecida. Lá cheguei para ficar por mais cinco anos, após 1 ano na Pedrinha, completando ainda três anos de ginásio (primeiro grau), considerando que tinha cumprido meu primeiro ano na casa da Pedrinha, e mais três anos de um misto de Clássico/Científico (segundo grau). Ali os estudos eram intensos e havia muito rigor no ensino das matérias. Aulas diárias de português e latim. Aprendizado de línguas como o francês, inglês e até o grego! A matemática englobava a aritmética, a álgebra, geometria e trigonometria. Além disso tudo a física e a química com suas fórmulas e experimentos... A.Ierardi
Você foi agraciado. Pudera eu ter também essa vantagem, mas mesmo assim tive a felicidade de conviver com os letrados, diria os donos dos saberes. Nele consegui, com os amigos que eu levava no bojo, levar dois canudos com os quais pude galgar os melhores lugares na escola: filosofia e estudos sociais, o que deu oportunidade de cursar geografia na UNICASTELO. À Congregação Redentorista, os meus agradecimentos. A rigor, pude mais tarde, na condição de diácono, servir a igreja, há trinta e seis anos. Agora, limitado pela enfermidade, pouco faço, mas continuamos a ser "servos inúteis". Adilson José Cunha
Que bom relembrar momentos ímpares de nossa vida. Sinto-me privilegiado por ter vivido parte da história de uma imagem que surgiu quebrada, foi restaurada e novamente sofreu um processo de destruição. Ressurgiu ilesa, inteira, soberana, fazendo-nos devotos e participantes de um milagre que se justifica somente pela fé. Alexandre Dumas

Até chorei. Santas lembranças. Letra perfeita, melodia linda, autor inspiradíssimo. Santa maravilha ! Esse padre Pelaquim é um tesouro preciosíssimo dentro de nossos corações. João De Deus Rezende
Quanta saudade!!! Mas quanta gratidão lor tudo o que aprendemos e vivemos neste lugar sagrado!!! Obrigado Santo Afonso. Obrigado Mãe Aparecida. Ari Antonio Cestarioli Ari Antonio Cestarioli
Oi Ari, tudo bem!? Você entrou no seminário na Pedrinha em 66 ou da turma do Mantuaneli? Abraços! José Antonio Dias Filho
Coisa linda! Parabéns! Belo trabalho do padre Pelaquim. Nós, ex-seminaristas, sentimos muito orgulho por termos participado um pouquinho dessa bela história. Guardo muito bem uma frase do nosso querido padre Magalhães: "Mesmo que muitos de vocês não fiquem padres, o fato de vocês passarem pelo seminário é uma grande graça." José Pinheiro
Quanta saudade me resta na minha memória, por ter feito parte da história desse local sagrado, que marcou muito a minha vida. Seminário Santo Afonso ocupa um lugar de destaque nas minhas lembranças, que jamais serão esquecidas. Quer pelos convívios, quer pelos aprendizados, quer pela espiritualiade, é um tesouro que jamais ser-me-a esquecido! Muito obrigado Santo Afonso! Joaquim Manoel Ferreira Filho
Entrei no pré na Pedrinha em 1960 e de 1962 a 1968 neste Seminário de Santo Afonso. Bons tempos!Natanael De Jesus Criado

Nenhum comentário:

Postar um comentário