sábado, 8 de outubro de 2022

ELES VIVERAM CONOSCO - PE. AUGUSTO CHERUBINI CSsR

PE. AUGUSTO CHERUBINI CSsR

+8 DE OUTUBRO 1961 
Um ótimo confrade, que muito prometia pela sua piedade e dedicação ao trabalho. Mas foi outra a vontade de Deus. Pe. Cherubini nasceu a 7 de agosto de1918, em São José do Rio Preto. A seu respeito o Diretor do Juvenato escreveu: “Muito ajuizado, calmo, consciencioso, caridoso, alegre, piedoso, humilde, dando em tudo ótimo exemplo; é um juvenista exemplar”. Professando a 2 de fevereiro de 1939, foi ordenado a 6 de janeiro de 1944. Durante um ano foi professor no Pré- Juvenato de Goiás, trabalhando, depois, durante dois anos, como auxiliar na Basílica. De resto, sua vida foi toda no Juvenato de Aparecida, como lente de Matemática, Física, Química e Mineralogia. Sempre dedicado às suas matérias sabia ser alegre e compreensivo com seus alunos. Qualquer favor que lhe pedissem, era, para ele, uma responsabilidade que levava a sério. Uma compra a fazer, um relógio ou rádio para consertar e semelhantes, eram pedidos freqüentes que lhe faziam, e que ele não esquecia, nem deixava para depois. Alegre nas horas alegres, aplicado ao estudo, consciencioso no cumprimento de seus deveres, era homem de vida interior, e de uma piedade sólida. Quando operado, na última doença, alguém lhe revelou que se tratava de câncer. Aceitou a sentença com toda calma, e, com muita naturalidade, respondeu: “Seja feita a vontade de Deus”. Recolheu-se, então, para viver seus últimos dias em oração, esperando que a morte chegasse. E esta não demorou. A 8 de outubro de 1961, no Hospital da Penha, Pe. Cherubini trocou esta vida por outra, infinitamente melhor. Tinha apenas 43 anos.
CERESP
Centro Redentorista de Espiritualidade - Aparecida-SP
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam)
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsR
Pe.Flávio Cavalca de Castro CSsR

MINHA NOTA: Saudoso Padre Cherubini! Meu inesquecível professor de álgebra, física e química. No SRSA, aquele cantinho oposto à clausura era todo dele. O famoso laboratório! Lembro-me um dia que estávamos muito preocupados com os exames de matérias como a álgebra e o grego. Estávamos nervosos!!! Padre Cherubini, em seu laboratório, mostrou-nos como nos tranquilizarmos: Trouxe-nos um pedaço de arame e pediu que fizéssemos uma corrente em mãos dadas. Éramos 10 alunos. O último da fila deveria tirar os sapatos. O primeiro recebeu aquele pedaço de arame e o colocou na tomada. De repente, nós todos estávamos sentindo suaves choques elétricos.Nossas tensões diminuíam! Padre Cherubini, como já lembra o seu sobrenome: ESTEJA ETERNAMENTE COM OS ANJOS DO SENHOR! Antonio Ierárdi Neto-Tampinha
Meu professor de matemática, substituiu o Padre Campos. Abner
Também foi meu professor de álgebra, trigonometria, química e física....no outro lado do corredor da clausura dos padres.....lembra?Ierardi 
Ele foi o professor de dessas mateiras até o fim do meu curso.Abner
Vivo, só o vi uma vez. Foi à Pedrinha buscar pedras no Ribeirão para montar um filtro enorme para a piscina. Morreu antes de concluí-lo. Fomos de caminhão para Aparecida assistIr a Missa de Requien e acompanhar seu enterro em 1961.Sebastian Baldi
Padre Cherubini , talvez não acreditasse em mim, certa feita, após seu afastamento do seminário para tratamento de saúde, nos visitando, ao deparar comigo, dirigiu-me estas palavras :- Você ainda está aqui ?- Foi um banho de água fria, eu resisti, continuei até onde minhas forças permitiram, saí não por ele, mas pelas circunstâncias da trajetória na minha frustada vocação.Alexandre Dumas

Nenhum comentário:

Postar um comentário