quarta-feira, 12 de outubro de 2022

ELES VIVERAM CONOSCO - PE. MIGUEL POCE CSsR

PE. MIGUEL POCE CSsR
+12 de OUTUBRO 1985 
Quando faleceu, era o decano dos padres da Província de São Paulo. Nascera em Redenção da Serra – SP, no dia 26 de junho de 1897. Sua vocação brotou de um dos primeiros trabalhos apostólicos dos Redentoristas alemães que percorriam as regiões circunvizinhas de Aparecida, no dia 13 de fevereiro de 1908. Fez o noviciado em Perdões – SP, onde professou no dia 02 de agosto de 1916. Devido à primeira guerra mundial (1914-18), fez a Filosofia em Aparecida. Cursou teologia na Alemanha, sendo ordenado sacerdote no dia 15 de abril de 1922, em Munique, pelo Cardeal Faulhaber. Voltou ao Brasil, começando seu apostolado em Aparecida, trabalhando na Basílica de Nossa Senhora e também dando aulas no Seminário Santo Afonso. Depois foi transferido para Cachoeira do Sul – RS, onde ficou 10 anos. Lá, iniciou suas andanças missionárias, começando a despontar então o grande orador sacro que foi. Além do Rio Grande, pregou missões em São Paulo e Goiás. Era líder nato e, por isso, foi superior em quase todos os conventos da Província. Deixou marca de sua passagem, reformando ou embelezando as igrejas da Penha, em São Paulo, Araraquara, São João da Boa Vista e Campinas-Goiânia. Por toda a parte ficaram célebres suas “missas dos homens”. Desenvolveu ao máximo as Novenas Perpétuas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Era querido por todos, mesmo pelos padres mais jovens, pois foi um padre que soube envelhecer, embora tivesse sido um superior severo. Em 1972 celebrou o Jubileu de Ouro, e, em 1982, o de Diamante de Sacerdócio. Dos padres brasileiros da Província, foi o primeiro a celebrá-lo. Os últimos 15 anos de vida passou-os aos pés de Nossa Senhora Aparecida, onde se dedicava ao atendimento dos romeiros. Nos últimos anos dedicou-se também a traduzir do alemão para o português, as cartas dos primeiros padres alemães. Foi um trabalho insano que lhe custou horas e horas de incrível paciência. Já espocavam os primeiros foguetes anunciando a festa de Nossa Senhora Aparecida, quando o Pe. Miguel entregou sua alma a Deus: 12 de outubro de 1985, às 3,15 da madrugada. A missa de corpo presente, foi depois da solene procissão de Nossa Senhora Aparecida, com as naves da Basílica Nova completamente lotadas de povo. Foi sepultado em Aparecida. Estava com 88 anos de idade e 63 de sacerdócio. (Arquivo Provincial)
CERESP-Centro Redentorista de Espiritualidade - Aparecida-SP
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam)
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsR
Pe.Flávio Cavalca de Castro CSsR
Padre Poce um redentorista santo, pobre, enérgico, coração imenso, gente boa, daquelas de quem sempre lembramos. Eu era muito amigo de sua irmã Dona Zizi Poce, que veio morar em Aparecida, na casa das Mensageiras para ficar perto do irmão, muito parecida com ele física e espiritualmente, de abraço e sorrisos largos. Fomos uma vez ver a Redenção da Serra que soubemos ter reaparecido com a baixa das aguas da represa, acho que foi o Odair Temporim ou o Cunha o nosso motorista, os dois velhos ficaram encantados em rever a terrinha o que sobrou dela, ruínas da antiga Igreja e casario.
Uma vez fui ter com ele num sábado à tarde, pelas 15 horas ele rezava o breviário (Oração do Tempo Presente à epoca) "Completas" e eu o interroguei, mas Padre Miguel o senhor já está  rezando Completas??? A que ele me respondeu, hoje teremos confraternização da comunidade é melhor rezar agora do que depois da cerveja! kkkkk-JOSÉ ALCIDES MARTON

Nenhum comentário:

Postar um comentário