segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

ELES VIVERAM CONOSCO - PADRE JOSÉ AFONSO SAVASSA CSsR.

NOME COMPLETO: Jose Afonso Savassa

NASCIMENTO: 05/03/1951, Tietê - SP
PAIS: Jose Savassa (in memoriam) e Leonilde Milani Savassa
PROFISSÃO TEMPORÁRIA: 01/03/1975
PROFISSÃO PERPÉTUA: 02/08/1978
ORDENAÇÃO DIACONAL: 05/08/1978
ORDENAÇÃO PRESBITERAL: 25/02/1979
BISPO ORDENANTE: D. Antonio Pedro Misiara (Bragança Paulista)
ESTUDOS REALIZADOS, A PARTIR DO II GRAU: (local e diploma)
FILOSOFIA – SÃO PAULO
TEOLOGIA – SÃO PAULO
ESPECIALIZAÇAO CATEQUESE – UPS - ROMA
COMUNIDADES ONDE VIVEU E CARGOS JÁ EXERCIDOS: (locais e períodos)
SEMINÁRIO SANTO AFONSO –1980-1981-
FORMAÇÃO TIETÊ – 1985-1986 –
REITOR IGREJA E SUPERIOR
ROMA – 1977-1999 – ROMA – ESTUDOS
ARARAQUARA=
2000-2008–REITOR E SUPERIOR;
2009– REITOR;
2011-REITOR E SUPERIOR 
Faleceu na tarde desta quinta-feira (27) o Pe. José Afonso Savassa,CSsR, aos 69 anos. O velório acontecerá no Seminário Santa Teresinha, em Tietê-SP, onde nasceu Padre Afonso foi Reitor da Igreja de Santa Cruz e Superior da Casa dos Redentoristas por 15 anos, no período de 2000 a 2015. A restauração da igreja foi a principal marca de sua gestão, além da realização de inúmeros eventos religiosos e sociais na comunidade. Padre Afonso fez muitos amigos, com seu jeito paterno e alegre de ser. Muito querido, gostava de convidar para um café e experimentar as famosas queijadinhas que ele mesmo preparava. A jornalista Célia Pires, muito amiga de Padre Afonso postou sua homenagem em sua rede social, neste momento triste. 
“Eu me lembro que fui a primeira jornalista que o entrevistou quando chegou. A frente da casa paroquial estava lotada de latinhas da campanha para reformar a igreja. Ele mandou tirar tudo. Mas não abandonou o barco da reforma. Com seus contatos, com a ajuda de fiéis a reforma foi feita e a igreja ficou um deslumbre. Perguntei a ele porque o destaque era para uma cruz que passou a ficar suspensa no ar. Ele me respondeu o óbvio. A igreja não era Igreja de Santa Cruz? Quantas vezes ele não foi meu orientador? Todas as suas orientações me fizeram alguém melhor. Me recordo que depois de uma internação na então Beneficência Portuguesa fui visitá-lo e reclamei que não me deixaram entrar. Ele riu muito. Para variar pedi que tirasse uma foto para eu guardar no meu álbum de abraços. Lógico, disse ele. No dia seguinte recebi na redação do jornal a visita de um outro padre que foi me chamar a atenção,pois não se brincava assim com um reitor da igreja. Depois que esse padre foi embora escrevi para o Padre Afonso perguntando a ele se tinha faltado com o respeito, com as minhas brincadeiras, com meu jeito cru e sem filtro. Ele me disse para não mudar meu jeito. Que preferia pessoas como eu àquelas falsas que fingem gentileza. E de quebra ainda me passou a receita de suas famosas queijadinhas”. 
Finaliza ela. Muitos amigos consternados com sua partida também lhe renderam homenagens, deixaremos aqui parte da postagem do Santuário Paróquia São Geraldo Majella – Frei Ignacio Larrañaga Acabou-se o combate. Para ele já não haverá lágrimas, nem pranto, nem sobressaltos. O sol brilhará para sempre em seu rosto é uma paz intangível assegurará definitivamente suas fronteiras. Senhor da vida e dono de nossos destinos, em tuas mãos depositamos, silenciosamente, este ser querido que foi embora.
https://rciararaquara.com.br/cidade/morre-padre-afonso-aos-69-anos/
Meus amigos de seminário, o saudoso Pe.Libárdi nos dizia: UMA VEZ REDENTORISTA, SEMPRE REDENTORISTA! 
Completo: UMA VEZ REDENTORISTA, REDENTORISTA NO CÉU!
Descanse na paz do Senhor, padre amigo! ANTÔNIO IERÁRDI
Fomos colegas nos anos 60. Que Jesus e Maria o recebam.SEBASTIAN BALDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário