quinta-feira, 14 de junho de 2018

CELEBRAÇÃO TRIDENTINA – O latinorum da missa!

*Em mil novecentos e cinqüenta e pouca coisa, o Papa Pio XII acabou com o latinorum das missas e das liturgias da Igreja. Aliás, obrigou-se o Padre a celebrar a missa em sua língua pátria. Parece-me que hoje permite-se rezar missa em latim – eu gostaria de assistir a uma dessas!
E não era só a missa em latim, com o Padre dando as costas para o público, que o fiel deveria suportar: havia também o latim do batizado, da extrema unção ou da encomendação fúnebre, da crisma e de tudo mais da igreja.
Para a gente comungar, deveria ser em jejum absoluto – já viu que missa à noite não havia, só até ao meio-dia! E não se podia tocar na hóstia e muito menos tomar o vinho, como hoje acontece muitas vezes.
E ainda diziam pra gente que as rezas em latim, só de ouvi-las, valiam mais que as rezadas em português! Dá pra entender?... Nem a ordem e muito menos o latinorum! Nunca concordei...
No Seminário eu falava para os padres que preferia rezar em português. 
Benedito Franco 
Bené, quot capta tot sensus, tenho uma visão um pouco diferente...Partindo dos tempos de SRSA e, comparando o que se realiza hoje em celebrações de missa e exposição do Ssmo.Sacramento, vejo que no meu tempo, quando se usava o latim, havia mais respeito, devoção e o sacerdote, devidamente reconhecido como emissário de Jesus, traduzia para nós aquilo que devotamente rezávamos ainda que sem entender....Era a confiança que surgia, acendia e mantinha o ardor da fé. Nessa comparação, não vou agora mencionar o que se vê nas celebrações modernas e atualizadas....uma coisa se pode perceber, muitos celulares em funcionamento visual e auditivo e palmas, muitas palmas até na hora da Bênção do Santíssimo pelo ostensório com o CORPO DE CRISTO ....Para finalizar, quando a pessoa toma a comunhão...desapareceram as mãos postas...Tudo isso, a meu ver, deixou de existir, porque não se acredita mais nas mãos do sacerdote que anteriormente as beijávamos porque trazem, na consagração, o Cristo para nós. Tudo o que menciono, destoa da celebração que existia antes do Concílio Vaticano II(1965) que era realizada em latim....a CELEBRAÇÃO TRIDENTINA!!!! A.Ierárdi

Nenhum comentário:

Postar um comentário