domingo, 10 de junho de 2018

Sobre o Padre Bertanha e Servo de Deus Padre Vítor

Assisti à missa das dezoito horas na basílica, foi celebrada pelo padre José Bertanha, meu contemporâneo, faz 62 anos que não o vejo, nem o reconheci, mas, na verdade, convivemos por muitos anos no Santo Afonso, foi emocionante, prestou testemunho sobre o padre Vitor, dignificante, faz sentido levá-lo aos altares, a santidade não está em atos puros e santos, ele foi pecador, o Bertanha foi seu confessor e revelou divergências, tornaram-se amigos e confidentes, está empenhado na sua beatificação, motivos existem e justificam esse empenho, o maior advogado nesse processo complicado da Igreja Católica não pode ser senão o confessor do penitente que sempre se colocou na condição de pecador, a humildade é o único caminho à santidade. Alexandre Dumas
Eu entrei no seminário em 1955, na minha mesa no refeitório, estavam o Masserani, que foi meu anjo da guarda, o José Bertanha, Mais um menino que tinha o apelido de Boca e eu completei a mesa. Esse é o Padre Bertanha de quem está falando? Abner
Exatamente esse, colega de sala do Masserani, fui zelador dos dois em 1953. Dumas
Abner, todos os citados dessa turma eram na maioria de Tietê e adjacências. Diva Hernandes(Lili)
Pois é, Diva, ainda tem o Euclides Savassa e seu irmão Argemiro Savassa, o Argemiro sumiu com um avião e tudo, o Euclides, quem o levou para o seminário foi o meu Tio Padre Campos, éramos amigos dentro e fora do seminário. Eu era, e continuo sendo de Porto Feliz, adjacência de Tietê. rsrsrs Eu me identificava com esses garotos, acho que por causa da pronuncia caipira que nos identificava. Diva, lá existia a Republica de Tietê. Era o pessoal do trabalho duro, nas férias na Pedrinha, quem mais trabalhava era essa turminha,o duto que levava água para a Usina elétrica, sempre estourava quando chovia, então essa turminha saia à noite para consertar e devolver a Luz para casa. Quando eu não era convocado para esses trabalhos, eu ficava muito chateado.Abner
Caros amigos, Até uns dois anos atrás encontrava-me nas missas do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, com o Padre Bertanha. Creio que tenha saído de lá, dando seu posto ao Padre Carlos Arthur....Ele era sempre muito amável, ainda que bastante reservado. Quando entrei ao SRSA, ele estava saindo para o noviciado em Pindamonhangaba... É muito importante que o processo da causa do Padre Vítor Coelho ganhe um pouco mais de fôlego....afinal fala-se em beatificação e ainda não foi reconhecido pela Santa Sé pois não recebeu o título seguinte de VENERÁVEL. Padre Vitor um dia declarou em sua humildade de santo: "Eu, Pe.Vítor, depois de minha morte, se Deus me der a salvação, pedirei a Nosso Senhor que castigue salutarmente as pessoas que, ignorantes e supersticiosas, se meterem a me venerar como santo. Rogo, porém, a todos que rezem muito pelo meu descanso eterno!" Parece que os responsáveis pela causa estão com receio...a nós cabe o último pedido...rezar pelo seu descanso!!!! Ierárdi
O padre Bertanha está em Aparecida. Quando o vi reconheci de imediatamente pelo seu jeitão de andar. É da nossa época no Seminário Redentorista Santo Afonso. Nelson Vianna
PADRE JOSÉ BERTANHA CSsR

PADRE VITOR COELHO DE ALMEIDA CSsR
SERVO DE DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário