segunda-feira, 20 de abril de 2020

ELES VIVERAM CONOSCO - Pe. Lauro José Masserani CSsR

Pe. Lauro José Masserani CSsR
+ 20 de abril 2008 
Nasceu a 11.04.1940, na Fazenda Santa Maria, no Bairro de São João, em Tietê SP. Seus pais: Donato Masserani e Santina Tomazela. Foi batizado a 19 de maio do mesmo ano na Matriz da Santíssima Trindade, em Tietê. A 16.02.1951, entrou para o Seminário Santo.Afonso, que funcionava no “Colegião”, em Aparecida, onde fez o Preparatório. O resto do curso ginasial e o colegial, no atual prédio do Seminário Santo Afonso Durante o ano de 1959 fez o Noviciado em Pindamonhangaba e se consagrou a Deus como Redentorista a 02.02 1960, em Aparecida. Realizou os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior Santa Teresinha, em Tietê SP (1960-1965). A Profissão Perpétua aconteceu em Tietê SP, a 02.02.1964 Recebeu a Ordem do Diaconato a 31.10.1965, em Tietê, ministrada por Dom Melhado Campos, bispo auxiliar de Sorocaba Foi ordenado presbítero a 27.12.1965, em Tietê, por Dom José Carlos de Aguirre, Bispo de Sorocaba. Em fins de 1966, deixou o Seminário Maior, sendo transferido para o Seminário Santo.Afonso, como professor. Foi também Vice-Diretor. Aí ficou até o fim de 1971. No ano de 1972 entrou pra a equipe missionária, morando em Araraquara. Fez o 2º Noviciado, morando em S.João da Boa Vista, no 1º semestre de 1973. No 2º semestre foi transferido para Tietê, como missionário. Em 1976 foi novamente transferido para Araraquara, na equipe missionária No ano de 1977 e primeiro semestre de 1978, estudou Pastoral, em Medellin, na Colômbia, com especialização em Comunicações, no Instituto Pastoral do CELAM. Retornando da Colômbia, no segundo semestre de 1978; recomeçou suas atividades missionárias, residindo em Araraquara e Tietê. No 2º semestre de 1988 foi para a Bélgica para estudar no Instituto “Lumen Vitae”, de Bruxelas, onde fez o curso de Catequese e Análise Social. Retornando ao Brasil em 1990, reassumiu os trabalhos missionários, nas equipes missionárias de Tietê e Araraquara. A partir de 2003 esteve na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em São Paulo (região de Sapopemba), sendo o pároco e superior da comunidade. Na noite de 16 de abril de 2008, sofreu um infarto. Os procedimentos foram tomados a tempo. Depois de medicado, foi internado no Hospital Santa Bárbara, onde veio a falecer na madrugada de 20 de abril de 2008.
Conheci o PE. LAURO....nosso Mestre....Por ocasião de nossa formatura no SANTO AFONSO, editou um fascículo especial da revista NOVA META, que havíamos trabalhado por um tempo e nos brindou no ato da FORMATURA. DEUS O TENHA EM SUA LUZ. MEU MESTRE....BRIGAMOS MUITO NO SEMINÁRIO....não se dava bem comigo...me dizia que eu era desonesto por procurar no PE. SILVA, MEU CONFESSOR, para desabafar, e ...um dia o PE. SILVA, EM REUNIÃO OFICIAL COM OUTROS PADRES, disse...o seminarista tem razão em me procurar para desabafar a situação, ou ...EU NÃO SOU CONFIÁVEL? UMA CHALEIRA SE NÃO TIVER VAZÃO DO VAPOR EXPLODE. Porém, ao final , antes do noviciado nos acertamos, presenteou-me na formatura com um exemplar de uma revista que criamos, a NOVA META e que nunca mais foi editada....coisas de raiz..... Ao final em um dia, anos depois eu o ENCONTREI EM UM DOS METRÔS DE SAMPA, E ELE OLHAVA-ME FORTEMENTE E EU JÁ ESTAVA PARA PERGUNTAR O QUE AQUELE SENHOR DE BENGALAS QUERIA COMIGO. QUANDO ELE GENTILMENTE PERGUNTOU-ME...VOCÊ NÃO EH O NELSON DUARTE...SORRIU E TROCAMOS UM GOSTOSO ABRAÇO...NÃO ESPERAVA QUE FOSSE TAO CEDO....MINHAS PRECES E MINHAS DESCULPAS SE ERREI. BEIJOS NO CORAÇÃO. Nelson Duarte

MASSERANI, COMO ERA CONHECIDO, CONVIVEU COMIGO POR CINCO ANOS, FUI SEU ZELADOR NA TURMA DOS MENORES. CERTA OCASIÃO, ENGALFINHOU-SE COM OUTRO SEMINARISTA E EU FUI CHAMADO PARA APARTAR A BRIGA, COMO EU TINHA O CORPO MAIS AVANTAJADO QUE OS DOIS, SEPAREI-OS E APLIQUEI UM SOPAPO EM CADA UM, COISAS DA ÉPOCA. ENCONTREI-O, QUARENTA ANOS DEPOIS, QUANDO ABRAÇAMO-NOS E PASSAMOS A RECORDAR NOSSO TEMPO, APROVEITOU PARA COBRAR-ME O ATO POR MIM JÁ ESQUECIDO, DEI MUITAS GARGALHADAS E CONVIDEI-O A RECLAMAR PARA O DANIEL E O GERVÁSIO (PADRES), QUE FORAM MEUS ZELADORES E ME ENSINARAM A APARTAR BRIGA DE GENTE PEQUENA. ALEXANDRE DUMAS PASIN
Padre Lauro Masserani foi o meu anjo da guarda quando entrei ao seminário. Foi muito meu amigo. Como já afirmei várias vezes, o Masserani, como era chamado , foi o meu anjo da guarda, quando entrei no seminário. O Anjo da Gurda era o garoto encarregado de mostrar os diversos compartimentos da casa, mostrar onde podia onde não podia conversar, estivesse em recreio ou não, como por exemplo os locais de banho e os WC como eram chamados, Espero que quando eu chegar no céu ele me receba e me diga, Abner, aqui você pode ir em todos os lugares, falar, rir e cantar, e pode até ir até o frigorifico da cozinha e pegar quantos chocolates Diamante Negro tiver , que ninguém vai falar nada. Abner

Nenhum comentário:

Postar um comentário