domingo, 19 de abril de 2020

RECORDANDO MEUS PROFESSORES

Hoje ,na quietude desse retiro, comecei a recordar meus professores. De quase todos com saudades, de um só com vontade de dizer lhe :faltou formação pedagógica na sua preparação para o magistério! Se bem que, já professor, diretor de escola vi "cada"professor com pós graduação pedagógica que nunca deveria ter entrado em uma sala de aula. Para alguns só faltava paciência, para outros formação acadêmica, alguns escolheram a profissão errada:reclamavam de tudo e todos ! Mas minha primeira professora era da Penha,18 aninhos,bonita,saia tubinho que subia junto com a escada da escola. Eu tinha sete anos! Muitos anos mais tarde, eu tinha quarenta e dois anos ela cinquenta (Talvez 53),eu era" delegado de ensino", ela foi solicitar a aposentadoria . Elegante, bonita mesmo! Disse lhe:
-"Dona Maria Aparecida, a senhora foi minha professora!"
Mediu-me(com seus olhos de professora experiente),minha barriga grande, poucos cabelos, e retorquiu:
-"Eu não!Minha mãe, talvez!"
Bem feito, porque não me cuidei! Vagamente me lembro de outras professoras: Dona Idê, dona Jacira, dona Terezinha! Marcaram minha vida alguns professores do seminário, o que me induziu a escolher o magistério. Ninguém ensinou matemática como o padre Furlani (vivo com mais de noventa anos e esperto!), Música como o padre Delcio Viesse (Eu nasci com orelhas de pau, não distingo dó de ré), tive que tirar cem em teoria e dois em canto orfeônico pra obter média seis e não ser reprovado! Mas, pasmem, graças a ele já cantei uma frase numa opereta! Haja ensaio, prá dez segundos de interpretação! Viu, Eliane, ainda sei tudo de breves, semibreves, colcheias, claves etc... Inesquecível padre Peixoto e suas aulas de botânica. Ao vivo, no campo, cotiledoneas, dicotiledoneas, etc... Física, padre Pacheco. Ainda sei o que é corrente continua, voltaica, força centrífuga, centrípeta, grande amigo até hoje! Foram tantos e importantes na minha vida e formação! Só saudades boas! Pe. José Rodrigues, um metro e meio de estatura e quilômetros de conhecimento do vernáculo. Acabou bispo dos pobres na Bahia! Pouca atividade faz a gente recordar com paixão: O professor de literatura portuguesa na Universidade. Grande nos conhecimentos e tranquilo no ensinar! E a professora de francês! Muito jovangustiantem e bela! Ensinou só um semestre, ganhou bolsa na Sorbonne e foi embora... desisti do francês... Eu tinha 20 anos! Gente, não é gostoso recordar? Fim de sábado, aproveitei o dia, li um pouco, arrumei uma centena de garrafas de vinho na minha"adega", prá ser exato 108 garrafas (tintos, brancos, rosés e e espumantes), estou pronto pra três meses de reclusão! Amanhã é domingo, não vamos à igreja, mas podemos rezar uns pelos outros! Beijos e bênçãos, uma boa noite para os amigos, gente querida! Thozzi 
Na USP, professor Obreton convidou-me para uma bolsa em Sorbonne para especialização em grego. Tinha passado no concurso do BB, não tinha vocação para o magistério, muito menos nessa área, fui-me embora pra Morrinhos, não me arrependo.Dumas 
Dumas, por falar sobre o idioma grego, lembram-me as angustiantes aulas e pior, provas, dessa matéria tão pacientemente conduzida pelo nosso saudoso e estimado diretor, Padre Vieira!(+) Thozzi, você menciona o francês que me recorda o Padre Vitor Hugo Lapenta, hoje na clausura do convento em Aparecida! Ierárdi

Nenhum comentário:

Postar um comentário