sábado, 22 de janeiro de 2022

DUMAS - MEMÓRIAS DOS TEMPOS DE SEMINÁRIO

Pedaços, cacos, coisas que sejam, sobras de nossa existência passada, insistimos em sepultá-las, esquecê-las, não vale a pena trazê-las ao presente, mas elas ressurgem em nossas mentes, existe a necessidade de revelá-las, pelo menos, relembrá-las. Foi assim. Nos idos de 1954, estando eu no Santo Afonso, fui eleito, pela maioria, secretário da Congregação Mariana, tinha alguma liderança, fita com muitas estrelas, azul e com a medalha de Nossa Senhora. A turma a minha frente já estava completando a sétima série, Bianor, Higino, Gervásio, Daniel, João de Deus e outros, iam para o noviciado. Surgiu em minha mente recriar a nossa revista Studium, aquela que publicava artigos em línguas que não a portuguesa, latim, grego, inglês, francês e alemão. Muni-me de uma máquina de escrever antiga e outra que tinha os caracteres gregos, esta mais difícil de manusear. Montei minha sala de trabalho naquela que era da sexta série, minha turma, pedi aquiescência ao padre prefeito, tudo aprovado, passei a coletar artigos, muita colaboração, a revista se avolumava e meu trabalho exigia muito empenho. Eis que, em uma ordem de serviço, meu nome figurou entre os faxineiros que deveriam se dedicar à limpeza da sala de física, contígua àquela de meu trabalho. Ignorei esse mister, a revista já esta praticamente pronta, exigia minha dedicação a seu término. A porta se abre, aparece o Guareschi, seminarista duas turmas abaixo da minha :- "Dumas, você não vai participar da faxina da sala de física ? " ---- Não levantei os olhos a essa insignificante criatura, apenas balbuciei :- "AD MAIORA NATUS SUM" Continuei no meu trabalho. A porta se abre novamente, surge a figura de nosso padre diretor, Padre Ribolla :- "Dumas, o que você está fazendo ?" - "Estou na redação da revista "Studium" --- "Está destituído, pegue a vassoura e a lata d'água e vai lavar a sala de física !" "Se não estiver satisfeito, arrume sua mala e vai se embora !' Chorei . O Rochinha foi nomeado redator de tudo aquilo que eu tinha preparado, seu nome figurou naquela edição, fui ignorado. O Bianor e outros da sétima série se propuseram a me defender, não aceitei, preferi me recolher em ato de obediência e humildade, renunciando àquilo que não tive a oportunidade de levar avante. Tempos depois, estando, em visita, no Seminário Santa Terezinha, Guareschi, humildemente me procurou pedindo perdão e querendo saber em que minha vocação foi prejudicada pelo seu ato. Dei-lhe a certeza que minha saída do seminário obedeceu ditames inerentes somente a minhas convicções de vida voltadas a um futuro sonhado e não conquistado, mas, agora, aprovado no Banco do Brasil, já estava viajando para Morrinhos, marco de meus sonhos futuros , minha realização profissional e início da formação de uma família de valor infinito, bênção de Deus. Alexandre Dumas
Toda vez q leio ou escuto essa história sinto uma pitada de tristeza contida, uma disciplina severa e inquestionável. Precisamos conviver com as injustiças da vida, que aliás são muitas, não é mesmo? Não foi esse o motivo que o fez desistir do seminário, mas contribuiu....quem lhe conhece sabe...Lucíola Menezes(Filha)
Caro amigo e sempre colega Dumas. Como é bom ler seus textos, especialmente aqueles que nos trazem fatos dos tempos longevos do seminário em Aparecida! Não sou de seu tempo, entrei ao SRSA em 1957. Entretanto conheci alguns de seus coetâneos....Como você que teve a preciosa orientação do Padre Rodriguinho para direcionar o novo caminho da sua vida, isso também me ocorreu pelo sábio conselho do Padre Azevedo. Quando saí do seminário no final de dezembro de 1962, tive a oportunidade de conhecer egressos como o Dr.Garcia, Dr.Orlando de Lucca e....o Dr.Rochinha citado por você. Eles tinham um escritório de advocacia na Rua Penha de França, aqui na capital e ali tentamos dar andamento à UNITAS, primeira ideia de aproximação dos ex-seminaristas. Desde os anos 60 não mais os vi e nossa tentativa não teve sucesso! Entretanto, também como você, o que recebemos nos tempos de juvenistas, principalmente na cultura, serviu para que pudéssemos nos efetivar com sucesso por aqui.... Assim, estou com a Lucíola, quando diz:"Não foi esse o motivo que o fez desistir do seminário, mas contribuiu....quem lhe conhece sabe..."....O motivo que conhecemos, para você foi o conselho do Padre Rodriguinho e para mim o do Padre Azevedo....Ambos acertaram...Ierárdi

Nenhum comentário:

Postar um comentário