terça-feira, 25 de janeiro de 2022

ELES VIVERAM CONOSCO - PADRE JÚLIO BRUSTOLONI CSsR

PADRE JÚLIO BRUSTOLONI CSsR
+25 de Janeiro 2017
Nota de falecimento
Perdemos mais um confrade que renasceu para a vida em Deus.
Na tarde de hoje, por volta das 14h45 faleceu em Guaratinguetá (SP) o Pe. Julio Brustoloni com a idade de 90 anos, 70 anos de consagração religiosa e 65 anos de vida sacerdotal.
Em anexo colocamos a sua biografia.
Somos gratos a Deus pelos muitos dons com os quais ele cumulou o Pe. Julinho como nós o conhecíamos e pelos muitos trabalhos que ele realizou, especialmente no pesquisar e escrever a História de Nossa Senhora Aparecida e também a História de nossa Província de São Paulo.
Pe. Julio era incansável, mas que lá do céu ele alcance o repouso eterno nos braços misericordiosos de Deus Pai. 
RIP 
Bênçãos de Deus para cada um de nós e para nossa Província.
CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR
Pe. Inácio Medeiros
Superior Provincial
Tel. 11 4890-2980

O missionário redentorista padre Júlio Brustoloni, faleceu às 14h30 da tarde desta quarta-feira, 25/1, no Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). Ele tinha 90 anos e estava com complicações decorrentes da idade, além de uma fratura no fêmur. O velório e a missa serão no Convento do Santuário de Aparecida, às 10h30, desta quinta-feira 26/1 e o sepultamento no cemitério Santa Rita em Aparecida. 
Padre Júlio comemoraria 70 anos de profissão religiosa no próximo dia 2 de fevereiro. Ele nasceu no dia 18 de julho de 1926, no bairro de São Roque no Tietê (SP). Filho de Ettore Brustoloni e Angelina Dalto, entrou para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), em 04 de janeiro de 1939. Fez o Noviciado em Pindamonhangaba (SP), durante o ano de 1946.
Estudou Filosofia e Teologia, em Tietê, onde fez a Profissão Perpétua em 02 de fevereiro de 1950. Foi Ordenado Sacerdote também em Tietê, em 27 de dezembro de 1951, por Dom José Carlos de Aguirre, Bispo de Sorocaba (SP). 
Suas atividades se iniciaram como Vigário Paroquial em diversas de nossas Comunidades: Santuário de Aparecida, Paróquia Imaculada Conceição, em Campinas, Goiás, e na Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, em São João da Boa Vista (SP), Paróquia de São Pedro, em Garça (SP) e Igreja de Santa Teresinha, em Tietê (SP). 
A partir de 1959, depois de fazer o segundo noviciado, dedicou-se à pregação das Missões Populares, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Depois de deixar as Missões, foi o coordenador da Pastoral do Santuário de Aparecida, por mais de dez anos. Tinha o cargo que entre os Redentoristas se chama “Prefeito de Igreja”. 
Naqueles tempos difíceis pós-conciliares, a Pastoral do Santuário era um constante desafio. Ele soube coordenar com sabedoria as atividades evangelizadoras, com as celebrações liturgicamente atualizadas, ao mesmo tempo que valorizou as expressões das devoções populares. Reorganizou os arquivos do Santuário e manteve corretamente atualizados os livros de missa, de batizados e casamentos.
Outro desafio que precisou enfrentar foi a mudança do Santuário (da Basílica Velha para a Basílica Nova). Nos finais de semana (sábados, domingos e feriados) o atendimento dos romeiros acontecia no Santuário Novo em construção. Quase tudo meio ao ar livre, sem portas e janelas, havia o desconforto do vento e da chuva, que invadia o recinto das celebrações, e a lama nos arredores não pavimentados.
Padre Brustoloni sempre mostrou tendência para a Pesquisa Histórica. Tinha boa redação e escreveu vários livros. A partir de 1982, transferido para a Comunidade das Comunicações, em Aparecida mesmo, dedicou-se a um trabalho totalmente diferente: cuidar de toda a Documentação Histórica da Província de São Paulo, o que fez com brilhantismo. Seu trabalho até serviu de modelo para outras Províncias da Congregação. São volumes e volumes de cartas e crônicas catalogadas, ano por ano, tudo bem digitado. 
Mas, nem por isso deixou os trabalhos apostólicos. Sempre saía para ajudar os párocos na Semana Santa e aceitava também tríduos, novenas, sempre que possível.
Nos seus últimos anos de vida, residiu no Seminário São Geraldo, no Potim (SP), que, a partir de 2012, se tornou simplesmente Comunidade Irmão Bento. 
Diva Maria Hernandes (Lili)
PADRE JÚLIO BRUSTOLONI E O SERVO DE DEUS PADRE VÍTOR COELHO DE ALMEIDA
DECLARAÇÃO DO PADRE VITOR COELHO:
“Eu, Pe.Vítor, depois de minha morte, se Deus me der a salvação, pedirei a Nosso Senhor que castigue salutarmente as pessoas que, ignorantes e supersticiosas, se meterem a me venerar como santo. Rogo, porém, a todos que rezem muito pelo meu descanso eterno.”
Padre Júlio Brustoloni encarou o desafio do Padre Vítor, dispôs até receber o salutar castigo sugerido e assumiu a vice-postulação para a causa de canonização do seu confrade....Pe.Júlio conhecia pormenorizadamente a biografia do Pe.Vítor, escreveu alguns livros sobre sua santa vida e apenas, por questões de saúde, deixou o encargo embora continuasse na sua clausura em preces constantes para esse objetivo.
Agora ambos se encontram na outra vida e o Pe.Vítor irá abraçar seu colega que chega retirando aquele desejo, ainda que salutar, e agradecendo pelo que desenvolveu a seu respeito por aqui nosso já saudoso Pe.Júlio Brustoloni....Requiescant in pace.... Ierárdi
Hoje, Pe. Júlio Brustoloni termina sua caminhada entre nós. Sua trajetória de vida foi fértil, deixando para a Congregação Redentorista uma riqueza inigualável de produções escritas e organizações de documentos históricos. Seu modo incansável de dedicação ao apostolado, sua inteligência e inquietude, manifestada no modo de ser, era fruto de sua paixão, seu amor ao ser humano, cuja Congregação foi a mediação. Pe. Júlio era uma biblioteca ambulante um arquivo vivo da história dos Redentoristas e do Santuário de Aparecida. Despretensioso, autêntico e corajoso, lutou até o fim dos seus dias pelos seus ideais. Muito ele nos ensinou, mas teremos muito ainda para aprender com ele. Obrigada, Pe. Júlio Brustoloni, pela sua vida, sua doação, seu patrimônio construído e deixado em nossas bibliotecas e arquivos históricos. Esse homem viveu e deixou marcas. Descanse em paz, Pe. João Júlio Brustoloni.
A nossa homenagem, com carinho e saudades!

Biblioteca Seminário Santo Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário