terça-feira, 18 de janeiro de 2022

ELES VIVERAM CONOSCO - José Galvão Laua(Deco) - Antigo Seminarista

 Faleceu dia 18/01/2015 em Aparecida e foi sepultado no dia 19 o ex-seminarista redentorista José Galvão Laua(Deco).

Minha nota- Conheci José Galvão nos encontros ENESER em Aparecida-SP. Não tenho mais informações sobre esse colega. Peço, quem tiver algo que possa nos trazer mais conhecimento de sua vida, envie-me pelo e-mail ainetosp@gmail.com, para que possa repassar a todos os amigos! Obrigado! Antônio Ierárdi
O Galvão , como o conhecíamos no seminário, é de Aparecida, meu conterrâneo e contemporâneo, apareceu no Colegião em 1950, um ano após a minha entrada, foi da turma do padre Alberto Pasquotto, lá permaneceu talvez uns cinco anos, era inteligente e se destacou pela alegria e lealdade entre os amigos. Por ser de Aparecida, fazíamos nossa rodinha de conterrâneos, padre Ribolla, certa ocasião, passando por nós e vendo que nosso papo era de piadinhas pouco convencionais, nos repreendeu e prometeu que um dia iria acabar com aquele contubérnio. Faziam parte da turminha o Mário Barreto,eu, Dumas, João Bosco Pasin, Germano Bittencourt, José Galvão Láua, Joviano Lourenço, José Maria Barbosa e algum outro que não me lembro. Pois, bem, saídos do seminário, cada um tomou seu rumo e o "Deco", como era conhecido familiarmente foi fazer o curso de "Normal", formou-se professor e, paralelamente, trabalhou no Banco Francês e Brasileiro, continuou os estudos e cursou advocacia na Unitau, passou no concurso para procurador do estado, ocupou muitos cargos importantes, teve uma atuação brilhante e lá se aposentou. Constituiu família, foi um bom pai e permaneceu fiel aos seus princípios religiosos, teve uma tragédia em família, perdeu um filho em desastre automobilístico, o que muito o tocou e teve influência em sua vida posterior. Para terminar, vou contar um casinho referente a esse seu sobrenome "Galvão", perguntei-lhe se era dessa família, nome muito comum em nossa região, todos se dizendo parentes do santo, ele respondeu-me que não e relatou-me que em seu pré-natal, sua mãe sofreu um processo de aborto, recorreu ao Frei Galvão, muito venerado na região, deram-lhe uma pílula, já então difundida, naquele tempo, pela comunidade franciscana de Guaratinguetá, o menino nasceu semi-morto, mais uma promessa para aquele ainda não declarado santo, se o menino sobrevivesse, levaria o nome de "Galvão", sobreviveu e assim foi batizado, o primeiro a levar esse nome em homenagem e agradecimento ao nosso querido e hoje canonizado Santo "Frei Galvão" . Alexandre Dumas
Dumas, obrigado pela contribuição! Que texto admirável e oportuno. Já está guardado em meus arquivos e está e será divulgado pelo blog dos antigos seminaristas redentoristas TAVOLA DOS SEMINÁRIOS ao menos uma vez por ano! Por outro lado a informação preciosa da validade de canonização de nosso estimado Santo Antônio Frei Galvão!!!!Um forte abraço!Ierárdi

Nenhum comentário:

Postar um comentário