sábado, 1 de janeiro de 2022

ELES VIVERAM CONOSCO - LUIZ MARIA TORATI – Antigo Seminarista Redentorista

LUIZ MARIA TORATI – Antigo Seminarista Redentorista 
1 DE JANEIRO DE 2011 
O Torati, para mim, sempre foi o companheiro, de 1961 a 1971, tempo em que estive no Seminário. Não tinha tempo ruim, era sempre disposto e aplicado. Lembro-me da época em que nos divertíamos com o Pe. Escudeiro, nosso professor de Trigonometria e Grego, que frequentemente chamava o Torati por Criado e eu por Torati. Lembro-me das pescarias onde ele era imbatível na pesca de lambari, devido a sua boa sensibilidade em puxar a linha na hora em que o bichinho estava beliscando a isca. Era um atrás do outro enquanto eu, de vez em quando, pegava um. Lembro-me do jogador de futebol que se inspirava nos petardos do Rivelino, na seleção brasileira, chutando diretamente ao gol, do meio de campo, e pegando o goleiro de surpresa. Lembro-me do jogo de futebol de salão, em Tupã, onde, depois de perder uma vez dos seminaristas, os jovens da comunidade nos desafiaram para revanche, com jogadores bem melhor preparados, dando-nos uma goleada, o Torati me xingando nervoso para fazer alguma coisa, inutilmente. Enfim, lembro-me deste companheiro, sempre muito reservado, de quem conseguia alguma confidência somente depois de muito insistir. Talvez por este motivo, também não se inscrevia nos encontros mas estava sempre ligado aos ex-companheiros. Um grande abraço a este amigo e conforto à Célia e seus filhos. Eles sabem melhor que todos que o Torati fez diferença e continua presente em nossas lembranças. Há um belo lugar esperando por este guerreiro.
José Carlos Criado
FOTOS DA PRESENÇA DO TORATI
(Encaminhadas pelo José Carlos Criado)


Só hoje li a triste notícia do falecimento do Luiz Maria Torati. Entramos no mesmo ano (1961) no Seminário Sto Afonso. Que Deus o tenha no reino da glória... Grato e Paz 
Décio Brites 
Fiquei chocado com o falecimento do Torati. Estivemos juntos no encontro recente na chácara do Silvério, oportunidade em que conversei com o Torati e Esposa, que Deus o tenha na Glória. Abraços!
José Vicente Naves. 
Caros amigos Apresento meus pêsames aos familiares do Torati pelo seu falecimento e rogo a Deus pelo seu descanso eterno. Quanto à troca de fotos, estamos sujeitos a isso. Pior se trocasse o texto da notícia. Com Santo Afonso aconteceu isso.Os jornais da época noticiaram seu falecimento, trocando o seu nome por outro semelhante. Assim ele morreu duas vezes. Na primeira ele foi apenas conhecer o céu. Abraços a todos e Feliz Ano Novo 
Pe. Clóvis Bovo CSsR
poxa! ele está vivo em mim da última conversa que tivemos... 
Carlos Felício 
Olá! Saudando a todos pela esperança de vivermos mais um ano na alegria e cheios de realização. Feliz 2011 para todos. Embora iniciamos esse ano tocados pela tristeza da perda de um de nossos amigos. Faleceu hoje vitima de câncer nosso querido TORATI. Rezemos pelos familiares Abraço a todos 
Pe. Valdevir Cortezi 
Olá, Ierárdi. Expresso aqui o meu pesar e de minha família pela perda de um querido, que foi muito amigo de meu pai, viajamos juntos para Curitiba uma vez. 
Vitor Bustamante 
Logo que lí sobre seu falecimento lembrei-me do encontro no sítio do Silvério, e pensei: Que bom que estivemos juntos mais uma vez. Amigo sempre sorridente, de abraço apertado e gostoso, fraterno. Como outros, vai deixar lembranças, um espaço vazio no peito, mas um grande lugar no nosso coração. Adeus!
Antonio Claudio e Vanda
Tinhamos marcado um JANTAR a qualquer hora em SÃO PAULO..vivemos juntos anos de muita FELICIDADE no SANTO AFONSO....SEMPRE O TORATI, AMIGO, e CONFIDENTE..... Não deu tempo para o jantar em SAO PAULO...TIVEMOS ANTES UM ENCONTRO EM SEU AP. NA ALAMEDA LORENA...recebeu-me com a CELIA e os filhos....olhamos fotos do SEMINARIO. Não poderia esperar fosse tão cedo.....muito educado e querido, enviou-me um texto de e-mail falando de seu estado de saúde....CONFIANTE, porem.....QUE TRISTEZA...soube pelo CRIADO...ainda não sei o que dizer...SÓ PEÇO A DEUS QUE GUARDE ESSE BELO EXEMPLO DE HOMEM, IRMÃO E COMPANHEIRO NO MELHOR LUGAR DO CÉU....Aquele jantar vamos marcar um dia sim juntos na ETERNIDADE.....DEUS O ILUMINE E GUARDE.
NELSON DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário