domingo, 30 de janeiro de 2022

ELES VIVERAM CONOSCO - BENÊ(+) E ANTÔNIO BICARATO(+), oblato redentorista

Hoje lembramos 11 anos que a Benê nos deixou para ir ao encontro de Deus PAI.

BENÊ AO LADO DO ESPOSO BICARATO(+)
Logo após seu falecimento recebemos do Bicarato(+) a cópia abaixo do poema/oração inédito feito por ela, provavelmente já em perfeito colóquio para ir ao encontro com o Senhor...
"Senhor, hoje estou aqui para fazer sala contigo.
Desaprendi há muito o sentido do silêncio, do murmúrio
Ouvi muito o vento que curva as árvores e esqueci 
como é o som da brisa,
que, quase calada, passa por meu rosto como um beijo suave.
Há tanto barulho, Senhor, que houve momentos absurdos
que me fizeram esquecer Teu nome.
E, quando voltei a mim,
senti uma necessidade muito grande de Tua presença.
Por todos os lados, ruidos, latidos, gritos e meu coração calado,
mais que nunca precisando de Ti.
Curvei meus ombros e humildemente
chego silenciosa para esse abraço amigo, fraterno
Quero ouvir Teu coração batendo ao lado do meu,
numa cadência bonita, carregada de sons meninos,
onde volto a ser criança precisando de colo."

CLICAR SOBRE A IMAGEM PARA LER
Benê Bicarato
* 25/12/1944
+ 30/01/2011
30 de janeiro, ah, que data!
Para mais doer o coração
ouço Fábrica de Mágicas.
Zezé e Simões cantam:
Estas são as manhãs, que cantava o rei Davi.
Hoje é o teu dia santo, e cantamos por ti!
Desperta, meu bem, desperta,
veja que já amanheceu!…
Desperta, Benê, desperta,
basta deste sono que dois anos já dura.
Acaso de nós te esqueceste?
Não vês qu’inda marejam os olhos
quando te sinto e no entanto
te ver, tocar, abraçar não posso?
Desperta, Benê, desperta,
hoje é o teu dia santo!
Bicarato - Oblato Redentorista
(+)24/11/2014
Não conto em meu vocabulário o auxílio de uma palavra para deixar aqui depositada em homenagem ao Bicarato e à Benê . A ela, tomo dele a poesia e dedico a essa pessoa doce, santa, que tive o privilégio de conhecer e conviver . A ele um pedido de desculpas por palavras impróprias, sarcásticas , talvez inveja de sua fé e tranquilidade no tratamento de coisas divinas. Fomos contemporâneos no seminário, ele mais novo, mas, mais espichado, chegamos juntos aos maiores, já se destacava entre os melhores. Foi adiante, professou, saiu, mas teve uma vida inteira dedicada ao Dies Impendere, muito mais que outros que perseveraram.Alexandre Dumas
Grandes pessoas, ótimos amigos! Em meu primeiro ano de seminário, admissão na Pedrinha, o Bicarato estava no noviciado. O Pe. Arthur Bonotti era o mestre. Acho que mais ou menos em abril, vieram à Pedrinha. Foi o primeiro contato que tive com noviços redentoristas. A Benê, conheci em 1996, muito simpática e meiga. Deixaram saudades! Antônio de Lima
Quando entrei ao SRSA ele estava de saída para o noviciado em Pindamonhangaba-SP. Nunca conversamos, posto que ele era da turma da maiores e eu nos menores. Entretanto, passava-me a imagem de líder discreto. Encontrei-o por diversas vezes nos eventos em que o Mané nos proporcionava na Pedrinha. Ali sim, pude discorrer bons assuntos com ele. Seu Toninho Bicarato....
Uma lembrança do último encontro na Pedrinha, 
com a presença do Pe.Libárdi(+) em 2011!
Antônio Ierárdi

Nenhum comentário:

Postar um comentário