sábado, 15 de novembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 07/03/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Edivaldo Lopes: Acharia uma boa ideia acabar com o carnaval? Já que nesta época aumenta demais o consumo de drogas, acidentes, AIDS, corrupção de menores, desvalorização da imagem da mulher e por aí vai! 
Não acho uma boa ideia. Não é porque muitas pessoas não sabem aproveitar de modo salutar o evento que devemos acabar com ele. Se fosse assim teríamos que acabar com muitas coisas, inclusive com as religiões, onde muitos também não sabem viver o que elas propõem; deveríamos acabar com o futebol, onde muitos não sabem aproveitá-lo e por aí vai. A diversão é importante. Precisamos de trabalho, de religião, de lazer e descanso, de diversão e o carnaval é uma proposta para isso, lazer, diversão e deve ser aproveitado com responsabilidade, ainda que muitos não saibam aproveitar, outros vivem esse período com proveito para o descanso, lazer saudável e responsável. Infelizmente temos muita confusão nesse tempo, mas não é por isso que se deve acabar, mas educar as pessoas. 
Samara Brito: Certos pais, quando tem filhos, costumam falar a outros pais que “segurem suas cabras, pois os cabritinhos deles estão na área”! Uma maneira das mais grosseiras de se dirigir a um ser humano. O que falaria para esse tipo de pai que mais se assemelha a um animal? 
Esse tipo de educação, aliás, de deseducação é uma lástima, trazendo consequências nefastas na vida dos filhos. É daí que se origina o machismo e suas consequências desastrosas. Infelizmente temos pais que não estão preparados para serem verdadeiramente pais e gera o que vemos em nosso meio, pessoas desequilibradas. 
Bárbara Reis: Por que durante a quaresma a cor litúrgica é o roxo e não o preto que caracteriza o luto? 
Quem disse que quaresma é tempo de luto? Quaresma é tempo de reflexão profunda sobre o nosso modo de viver a fé, tempo de conversão, de transformação de vida. O roxo é uma cor que nos leva à introspecção, à volta para dentro de si mesmo. O preto deixou de ser cor litúrgica há mais de cinquenta anos e era a cor de celebrações de exéquias (morte de um fiel). 
Não identificada: Meu filho nunca gostou de estudar. Com muito sacrifício está terminando o segundo grau. É muito inteligente e prefere trabalhar, tem vontade de ser mecânico. Será que devo forçá-lo a fazer uma faculdade ou devo encaminhá-lo a um curso profissionalizante? 
Ninguém deve ser forçado a fazer o que não quer, seria uma agressão à liberdade de escolha. Se ele se sente realizado como mecânico, que viva feliz assim. Existem diferentes profissões e pessoas que se encaixam nelas. Se ele, no futuro ver que ser mecânico não trará realização para a sua vida, certamente terá a capacidade para buscar outra profissão, ou mesmo decidir estudar mais para aperfeiçoar em outro ramo. 
Rafaella Bueno: Disseram-me que o sinal da cruz não é de origem católica. É verdade? 
A cruz não é de origem cristã, mas o sinal da cruz sim é de origem cristã, pois entendemos que ao traçar sobre nós o sinal da cruz, buscamos compreender o mistério que a cruz representa – a Redenção. A cruz era o instrumento de suplício imposto pelos romanos aos que se rebelavam contra o império. Era uma vergonha muito grande ser condenado à morte de cruz. Jesus, morrendo na cruz, nos trouxe a garantia da salvação, por isso o cristão venera a cruz, pois nela o Salvador nos remiu. 
Larissa Aguiar: Na oração do Credo diz que Jesus ressuscitou no terceiro dia, mas se ele morreu na sexta e ressuscitou no domingo a contagem é de dois dias. Gostaria de ouvir a sua explicação. 
É assim que v’ocê conta: sexta (dia da morte), sábado e domingo (dia da ressurreição). A ressurreição se deu no terceiro dia. 
Dalila Gomes: Hoje em dia, homens e mulheres vivem correndo contra o tempo tentando a proeza da juventude eterna. Por que temos tanto medo de envelhecer? Acha que isso está ligado à questão de valores? 
É um tipo de preocupação tola, pois não adianta correr contra o tempo, ele nos marca com a idade e suas consequências naturais. Se a pessoa não quer envelhecer, então ela não quer viver. Agora uma coisa é saber envelhecer com dignidade, com saúde, tratando bem do corpo, buscando o equilíbrio, sabendo cultivar valores que leve à uma vida saudável. Envelhecer não é um castigo, mas uma graça. 
Não identificada: Meu vizinho briga quase todos os dias na frente das filhas. Uma tem seis anos e a outra um ano e meio. A mais velha é filha do primeiro casamento da mãe e o marido deixa bem claro que não gosta dela. Meu coração corta de dó porque ela sente isso. Como será a vida dessas crianças? Este casal é protestante. 
Casal totalmente despreparado para serem pais, pois não sabem viver o equilíbrio, o respeito e o acolhimento. Uniões desse tipo tendem a levar os filhos a uma vida desequilibrada, cheios de recalques e traumas. É uma pena que esse casal seja tão despreparado para assumir a missão de pais. 
Inácia Sampaio: Por que há tantas pessoas que tem medo de morrer e outras não? Todos os dias acontecem acidentes, alguns com vítimas fatais e as pessoas não se emendam! Fico triste ao perceber a ausência de Deus na vida dessas pessoas. 
É lamentável mesmo essa situação, falta de Deus, falta de esperança na vida eterna. Ter medo de morrer é desacreditar na palavra de Jesus que nos prometeu vida eterna. Não há porque ter medo, devemos ter medo sim de estar afastado de Deus através de uma vida incoerente. 
Gabriela Nunes: Muitas pessoas, inclusive católicas, fazem uso de amuletos, aquelas fitinhas do Senhor do Bonfim, esperando que algo de extraordinário lhes aconteça, ou que estão sendo protegidas. Nunca ouvi dizer que coisas protegem pessoas! Qual é a sua opinião a respeito? 
De fato é uma pena pessoas se apegarem a certas práticas supersticiosas. Nós podemos usar os objetos como forma de devoção e amor a Deus e aos santos, mas nunca como amuletos, pois as coisas não nos protegem e sim Deus com duas bênçãos. Os objetos são para nos lembrar e nos ajudar no aprofundamento da fé e da oração. 
Edna Amorim: Por que Jesus Cristo teve que ficar no deserto quarenta dias e quarenta noites jejuando e sendo tentado pelo demônio, sendo que a última coisa a se aproximar de Jesus seria o Satanás? Jesus era santo. Por que precisaria ser tentado? 
Jesus era homem como qualquer um de nós e, como ser humano era limitado, sujeito a ser tentado, como o foi de fato e não por obrigação e nem para fazer um teatro (um faz de conta). Todos nós somos tentados a uma vida de facilidades, de prazeres, de luxo, etc, mas podemos vencer como Jesus venceu. Este fato está registrado no evangelho para nos ensinar a buscar a santidade, assim como Jesus. 
Não identificada: Meu esposo foi um homem que trabalhou a vida inteira. Mal teve tempo para a família. Sua maior preocupação sempre foi dar uma vida confortável para nós. Hoje ele se encontra com vários problemas de saúde, não tem muitos anos de vida pela frente e sente-se culpado por não ter participado mais de nossas vidas. Também me arrependo muito disso. O que fazer para ajudá-lo a sentir-se menos culpado? 
Nunca se deve “chorar o leite derramado”, ou seja, ficar lamentado o passado, pois não tem como revertê-lo. Você pode incentivá-lo a olhar para o positivo, para o que foi bom e não lamentar agora o que passou. Mostre para ele o valor da dedicação e do esforço realizado e tenham sempre diante de vocês o sentimento de gratidão por tudo o que puderam realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário